Cidades

Cidades

Imasul transfere animais de MS para zoológico em São Paulo

Dois filhotes de tuiuiú e três corujas receberão cuidados especiais no novo lar

Continue lendo...

O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) realizou na terça-feira (3) a transferência de dois filhotes de tuiuiú (Jabiru mycteria), ave símbolo do Pantanal, e de três corujas para o Zoológico de Itatiba, em São Paulo. Os animais estavam anteriormente alocados no Hospital de Animais Silvestres Ayty, em Campo Grande,

Os filhotes de tuiuiú, carinhosamente nomeados Alto e Pantanal, têm histórias distintas. Um deles foi encontrado sem uma das asas, impossibilitando seu retorno à natureza. O outro, embora saudável, acompanhará o irmão para manter o vínculo e reduzir o estresse do isolamento.

Além dos tuiuiús, foram transferidas duas corujas da espécie jacurutu (Bubo virginianus) e uma coruja-preta (Strix huhula). Todos os animais foram devidamente anilhados para controle e monitoramento.

A transferência faz parte de uma parceria entre o Imasul e o Zoológico de Itatiba, que acolhe animais impossibilitados de retornar à natureza. No novo ambiente, os animais terão acesso a cuidados especializados e instalações adaptadas às suas necessidades.

André Borges, diretor-presidente do Imasul, destacou a importância dessas iniciativas. "A preservação da fauna pantaneira é uma prioridade. Cada ação de resgate e cuidado é uma vitória para o equilíbrio do ecossistema, especialmente em um momento de tantos desafios ambientais".

Resgate

Os filhotes de tuiuiú foram resgatados na região de Miranda após um alerta da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O primeiro foi encontrado no acostamento de uma estrada, incapaz de voar devido à ausência de penas nas asas. A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Miranda foi responsável pela captura da ave.

Após o resgate, os animais foram encaminhados ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) e posteriormente ao Hospital Ayty, onde receberam cuidados especializados.

Aline Duarte, coordenadora técnica do Hospital Ayty, ressaltou a importância dos cuidados iniciais: "Quando não é possível a reintrodução ao habitat natural, buscamos alternativas que respeitem sua dignidade e bem-estar".

Enquanto Alto e Pantanal seguem para seu novo lar, um terceiro filhote de tuiuiú, chamado Vegas, permanece sob os cuidados do Imasul. Vegas está em processo de reabilitação e será reintroduzido ao Pantanal assim que estiver apto a viver de forma independente em seu habitat natural.

Assine o Correio do Estado

 

Solidariedade

Marceneiros produzem mais de 100 brinquedos para presentear crianças no Natal

Empresa promoveu ação que uniu marceneiros aposentados e trabalhadores na produção de brinquedos que serão doados a duas instituições que atendem crianças

10/12/2024 18h00

Imagem Divulgação

Continue Lendo...

Uma empresa de software promoveu uma ação que contou com diversas pessoas na produção de 174 presentes para crianças em situação de vulnerabilidade em Campo Grande.

Entre os voluntários, estavam marceneiros aposentados, que produziram brinquedos para crianças atendidas pela Casa da Criança Peniel e pelo Centro de Integração da Criança e do Adolescente (CICA).


Os brinquedos começaram a ser entregues nesta quarta-feira (11). Já na quinta-feira (12), os colaboradores da empresa atuarão como Papai Noel, distribuindo brinquedos educativos para outras crianças.

Imagem Divulgação

Solidariedade


Além dos marceneiros aposentados que produziram os brinquedos, os funcionários da Digix finalizaram as peças, dando vida a elas para alegrar o coração dos pequenos.

“Enquanto eu pintava os moldes, comecei a imaginar para onde iriam aqueles brinquedos. Pensei nas crianças recebendo e se alegrando com algo feito com tanto carinho. Foi uma reflexão incrível sobre como pequenos gestos podem gerar grandes sorrisos”, contou a funcionária Layde Fernandes.

Conforme divulgado pela empresa, a ação reuniu colaboradores de 20 estados como parte do encerramento do ano. Para a presidente da empresa, Suely Almoas, essa iniciativa fará diferença na vida de crianças de 6 a 10 anos.

“O encerramento do nosso ano não poderia ser mais significativo. Unimos o nosso time para reforçar o nosso propósito, trabalhar valores fundamentais e ainda beneficiar duas instituições que fazem a diferença no nosso estado”, pontuou Suely.

Noeis Marceneiros


Não faltou criatividade para as mãos que construíram diversas peças. Foram produzidos quebra-cabeças, trens, carros e porta-lápis.

O Centro de Integração da Criança e do Adolescente (CICA) oferece atividades de convivência e fortalecimento de vínculos familiares no contraturno escolar, com o objetivo de resgatar valores essenciais. Para saber mais, basta acessar o site https://www.cicams.org/.

Enquanto isso, a Casa da Criança Peniel trabalha com o acolhimento de adolescentes que tiveram seus direitos violados, oferecendo um lar provisório. Saiba mais no link https://casadacriancapeniel.org/.

 

 

 

Assine o Correio do Estado

RESULTADO FINAL

UFMS divulga gabarito preliminar da 3ª etapa do Passe 2025

Avaliação seriada, o exame contempla estudantes que fizeram provas entre 2022 e 2024

10/12/2024 17h32

Entrada da UFMS na Cidade Universitária, em Campo Grande

Entrada da UFMS na Cidade Universitária, em Campo Grande Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) divulgou nesta terça-feira (10) o gabarito da  3ª etapa do Programa de Avaliação Seriada Seletiva (PASSE) 2025, triênio 2022-2024. Os alunos aprovados, poderão ingressar na universidade já no início do próximo ano. 

O processo seletivo é uma forma de ingresso na UFMS, que ao invés de medir o aprendizado dos candidatos em uma única prova, mensura o aprendizado ao final de cada ano do ensino médio, e neste caso, contemplou alunos que fizeram as duas primeiras etapas do exame em 2022 e 2023. 

Cerca de 18 mil candidatos realizaram as provas das 1ª, 2ª e 3ª etapas do no útimo domingo (8). As avaliações presenciais foram aplicadas em 11 municípios de Mato Grosso do Sul.

O PASSE - O candidato deve realizar 3 provas, cada uma em uma etapa do PASSE. Ao todo são três provas objetivas com 60 questões de múltipla escolha ao final de cada ano letivo e uma redação na terceira etapa.

Caso os alunos não concordem com o Gabarito Preliminar, podem apresentar recurso administrativo individual por questão entre 12 de dezembro, às 08h, ao dia 13 de dezembro de 2024 até 23h59min no horário oficial de Mato Grosso do Sul. 

Confira o gabarito aqui

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).