Cidades

CORUMBÁ

Império do Morro conquista tricampeonato no Carnaval

Império do Morro conquista tricampeonato no Carnaval

DIARIO ONLINE

09/03/2011 - 20h21
Continue lendo...

A Império do Morro é tricampeã do Carnaval de Corumbá. A verde e rosa pantaneira levou para a avenida, 1,5 mil componentes, distribuídos em 15 alas. Eles contaram e cantaram - como dizia o próprio enredo - a influência do Sol sobre as civilizações. A tricampeã Império do Morro conquistou 178,6 pontos e o trigésimo título da agremiação, fundada em 1958.

"É o título da humildade e do comprometimento. Eu quero agradecer a todos os componentes da Império do Morro que ficaram o tempo todo junto comigo, batalharam o tempo todo e só com a união que conseguimos alcançar esse título", destacou ao Diário o presidente que afirma que teve missão cumprida, já que encerra as atividades à frente da presidência. "Para 2012, teremos outro presidente. A eleições acontecem ainda esse ano", garantiu José Carlos.

Em segundo, ficou a Mocidade Independente da Nova Corumbá, com 174,2 pontos. A escola da zona sul cantou a cidade do Rio de Janeiro e sua influência em Corumbá. "Valeu o sacrifício da minha diretoria e da minha comunidade. Estou feliz por esse belo resultado", afirmou o presidente João Pedro Cavassa que, esse ano, também deixa o comando da escola. "Mesmo longe da presidência, irei continuar com minha comunidade para fazer um belo carnaval em 2012", disse.

Em terceiro lugar ficou a escola A Pesada com 174 pontos e, em quarto, a Unidos da Vila Mamona, com 172,5 pontos. Penalizada com -3,5 pontos por ter levado para o desfile número inferior na ala das baianas e deficiência em gerador de carro alegórico, a Vila Mamona, que tem 15 títulos do carnaval corumbaense, em 2012 estará, pela primeira vez, no Grupo de Acesso. Já quem ocupará o lugar deixado pela Vila Mamona é a escola Caprichosos de Corumbá que foi a campeã do Grupo de Acesso.

Numa breve avaliação sobre o Carnaval 2011, o presidente da Liesco (Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá), Zezinho Martinez, disse que foi uma festa de superações. "A avaliação geral é positiva. Sabemos de todos percalços que as escolas passaram por causa da chuva e hoje estamos encerrando o carnaval com grandiosidade, com maturidade, sabendo que sempre vai ter um ganhador e um perdedor. Estão de parabéns todos os presidentes pela luta para fazer esse carnaval", avaliou.

"Em 2012, a Liga vai acompanhar mais de perto as agremiações para poder ver as ações do presidente e o que realmente as escolas estão fazendo para que a gente não tenha uma caixinha de surpresas perto do carnaval", concluiu.

INVESTIGAÇÃO

Conselho de Saúde aciona TCE-MS para investigar plantões fakes nas UPAs

Caso as irregularidades sejam confirmadas, o impacto financeiro pode alcançar o valor aproximado de R$ 2 milhões por mês.

15/12/2025 17h45

UPA Universitário

UPA Universitário Marcelo Victor / Correio do Estado

Continue Lendo...

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Campo Grande acionou o Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE/MS), por meio de uma representação, para apurar supostas irregularidades no pagamento de plantões médicos na Secretaria Municipal de Saúde (SESAU).

Através do documento, o qual a reportagem do Correio do Estado teve acesso, estima que, caso as irregularidades sejam confirmadas, o impacto financeiro possa alcançar o valor aproximado de R$ 2 milhões por mês. Uma denúncia anônima recebida pelo CMS, em meio às investigações das irregularidades, aponta que as fraudes ocorrem desde 2020.

A mesa diretora requer:

a) O recebimento da presente representação;
b) A instauração de procedimento de fiscalização e auditoria pelo TCE/MS;
c) A apuração da regularidade dos pagamentos de plantões realizados pela SESAU aos profissionais;
d) A análise retroativa dos pagamentos, inclusive a partir do exercício de 2020, conforme narrado na denúncia anônima;
e) A adoção das medidas corretivas e sancionatórias cabíveis, caso confirmadas irregularidades.

Denúncias

Em junho deste ano, veículos de notícias já abordavam sobre a possibilidade de haver uma "máfia dos plantões fake em Campo Grande", o que contribuiu para a ampliação da apuração conduzida pelo Conselho de Saúde.

A denúncia inicial aponta que médicos na função de diretor técnico em unidades de urgência e emergência estariam recebendo, mensalmente, o quantitativo de 14 plantões, sem a necessidade de cumprimento efetivo dessas escalas, limitando-se, em tese, à assinatura dos respectivos registros, como forma de complementação remuneratória e compensação financeira pelo exercício do cargo.

No documento também mostra que o Conselho recebeu uma segunda denúncia, posteriormente, no e-mail do órgão, onde citava nomes de outros profissionais, médicos e enfermeiros, com atuação em funções de gestão, lotados na Sesau.  Além disso, relata que as práticas irregulares estariam ocorrendo de forma continuada desde o ano de 2020.

Ofícios ignorados

A mesa diretora do Conselho passou a adotar providências formais, expedindo sucessivos ofícios à Sesau, solicitando esclarecimentos objetivos e documentação comprobatória acerca dos critérios de controle de frequência, fiscalização do efetivo cumprimento dos plantões e regularidade dos pagamentos realizados.

"Em resposta às solicitações deste Conselho, a Sesau encaminhou manifestações de caráter genérico, limitando-se a informar que os esclarecimentos constariam em manifestação da área técnica, sem apresentar documentos individualizados, registros de frequência, relatórios de auditoria interna ou comprovação objetiva do efetivo exercício dos plantões pagos, não sendo suficientes, até o momento, para afastar os indícios de irregularidades apontados", diz a representação do Conselho.

Após as respostas iniciais encaminhadas pela Sesau, esta deixou de apresentar novas manifestações aos reiterados ofícios expedidos pelo Conselho Municipal de Saúde.

Assine o Correio do Estado

Cidades

Rachid Neder é interditada para obra no cruzamento com a rua Arthur Jorge

Rotatória ganhará semáforos para maior segurança no trânsito

15/12/2025 17h30

Divulgação

Continue Lendo...

A partir desta terça-feira (16), a rotatória do cruzamento da Av. Rachid Neder com a Rua Arthur Jorge, ficará temporariamente interditada para uma obra de adequação e reorganização do fluxo viário. 

A intervenção tem como principal objetivo reforçar a segurança viária e melhorar a fluidez do tráfego em um dos pontos mais importantes de interligação entre a região Central e a região do Segredo.

Segundo a Agência Municipal de Trânsito (Agetran), o cruzamento registra grande volume de veículos ao longo do dia, sendo utilizado diariamente por moradores, trabalhadores e condutores que se deslocam entre diferentes regiões da cidade.

Para melhorar o trânsito da região, estudos técnicos apontaram a necessidade de adequações na rotatória, visando organizar melhor os fluxos, reduzir conflitos de tráfego e proporcionar deslocamentos mais seguros e eficientes.

O projeto também prevê a instalação de semáforos no local, como medida complementar para reforçar a segurança viária e melhorar ainda mais a mobilidade e a fluidez do tráfego.

Equipes da Agetran atuarão com sinalização viária adequada e orientação aos condutores durante todo o período de interdição, para minimizar transtornos e garantir a segurança de todos os usuários da via.

A Agência pede que os motoristas redobrem a atenção ao trafegar pela região, respeitem a sinalização provisória e, se possível, utilizem rotas alternativas.

Não foi informado prazo para término das obras e fim da interdição.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).