Cidades

Atenção

Inmet alerta para tempestades em MS nas próximas 24 horas

O aviso meteorológico se encerra nesta sexta-feira. Há possibilidade de novas chuvas, com queda de granizo e rajadas de vento próximas a 100 km/h.

Continue lendo...

Após a tempestade que deixou rastro de destruição em diversos bairros de Campo Grande, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), renovou nesta quinta-feira (10) o alerta de tempestades em todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul nas próximas 24 horas. 

Conforme informações meteorológicas, a chuva esperada no estado pode atingir entre 30 até 100 milímetros, com rajadas de vento que devem atingir entre 60 a 100km por hora. 

Preocupados com a magnitude do vendaval que pode atingir os municípios de Mato Grosso do Sul, o Inmet reforça a população que não se abrigue debaixo de árvores e não estacione veículos próximos a placas de publicidade e também de torres de transmissão. 

Na chuva desta madrugada, segundo dados do meteorologista Natálio Abrahão, em Campo Grande, caiu mais 2.450 raios em mais de três horas de chuva. Por causa desta preocupação, o Inmet alerta que se possível  desligue aparelhos elétricos e também o quadro geral de energia elétrica. 


Chuva em Campo Grande deixa rastro de destruição e bairros sem energia 

Somente na noite da última quarta-feira, foram atendidas mais de 20 ocorrências em Campo Grande, referentes a quedas de árvores, sujeira na pista, destelhamento e sujeira nas vias, causadas pela enxurrada que levou pedras e tirou pedaços do asfalto.

Monitoramento realizado pelo meteorologista da Uniderp, Natálio Abrahão, mostra que foram registradas chuvas de 46,8mm no Vila Progresso; 35,6 mm no Carandá Bosque; 24,2 mm no Vila Santa Luzia; e 12,2 mm no Jardim Panamá.

Os ventos chegaram a 85,2 km/h em Campo Grande, no bairro Vila Santo Amaro, em região próxima ao Colégio Militar de Campo Grande. Na região do Imbirussu, os ventos chegaram a 51,2 km/h.

 

Assine o Correio do Estado.

CONSEQUÊNCIA

Semáforos continuam desligados em pontos importantes da Capital

Com principal ocorrência em ruas que atravessam a Avenida Mato Grosso e também próximo a Avenida Duque de Caxias, sinaleiros fora do ar em Campo Grande tumultuam o trânsito nesta quinta-feira (10)

10/10/2024 15h30

Alguns semáforos continuam desligados após temporal em Campo Grande

Alguns semáforos continuam desligados após temporal em Campo Grande Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

Após ventos de até 85 km/h e forte temporal na noite desta quarta-feira (9) e madrugada desta quinta-feira (10), muitos semáforos na capital ficaram sem funcionar e tumultuaram o trânsito em algumas regiões da cidade, incluindo em ruas próximas a avenidas importantes do município.

Segundo relatos de campo-grandenses que transitaram pela capital nesta manhã, as ruas Ruas Bahia, Rio Grande do Sul, José Alencar e Espírito Santo, do qual atravessam a Mato Grosso. Além destes endereços, a Avenida Duque de Caxias também foi flagrada sem sinalização nesta quinta-feira.

Outros pontos da cidade, como o Via Park e as ruas Mário de Andrade e Acalifas, perto do bairro Carandá Bosque, também foram vítimas do temporal e amanheceram com pane nos semáforos da região. Nestes pontos citados acima, o trânsito foi intenso e de muita paralisação, além de gerar reclamações da população.

A reportagem do Correio do Estado entrou em contato com a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) para saber a quantidade total de regiões sem sinalização e se haverá reparo ainda hoje, mas, até a publicação desta máteria, não retornaram.

Outras consequências

Após 12 horas da tempestade que atingiu Campo Grande, deixando rastros de destruição, 34 bairros ainda estão sem fornecimento de energia, preocupando moradores e comerciantes com os prejuízos financeiros causados pela interrupção.

Segundo a última atualização da Energisa, cerca de 85% dos clientes afetados pela interrupção do fornecimento de energia já tiveram o serviço restabelecido. É importante ressaltar que a concessionária está priorizando o atendimento a hospitais, unidades de saúde e ocorrências que coloquem a segurança da comunidade em risco.

A chuva também causou:

  • Queda de árvores em diversos bairros
  • Queda de postes de energia
  • Enchentes em diversos bairros
  • Alagamento de ruas e casas
  • Queda parcial de energia nos bairros Jardim São Lourenço, Pioneiros, Parque Residencial Rita Vieira, Alves Pereira, Universitário, Tiradentes, Cruzeiro, Chácara Cachoeira, São Francisco, Chácara dos Poderes, Vila Nasser, Jardim Autonomista, Santo Amaro, Jardim dos Estados, Coronel Antonino, Chácara das Mansões ,Parque Residencial Maria Aparecida Pedrossian, Parque do Lageado, Mata do Segredo, Jardim Centro Oeste, Vila Sobrinho, Vila Santo Antônio, Conjunto Residencial Mata do Jacinto, Monte Castelo, Jardim Panamá, Moreninha, Jardim Paulista, Núcleo Industrial, Nova Lima, Conjunto Aero Rancho, Jardim Noroeste, Vila Taveirópolis, Conjunto Jose Abrão e Jardim Seminário – Energisa restabeleceu o fornecimento de energia elétrica a 85% dos moradores afetados
  • Lamaçal nas avenidas Rachid Neder, Ernesto Geisel e Ludio Martins Coelho e nos bairros Monte Castelo, São Francisco, Santa Emília, entre outros
  • Abertura de buracos e crateras nas ruas
  • Queda de painel no Fort Atacadista da avenida Coronel Antonino
  • Queda de painel/outdoor publicitário, na avenida Eduardo Elias Zahran - painel já está sendo consertado
  • Desabamento do teto da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Leblon
  • Alagamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Universitário
  • Transbordamento do Córrego Segredo, na avenida Ernesto Geisel
  • Sujeira e lixo nas ruas: galhos, folhas, latas, garrafas, copos plásticos, entre outros diversos objetos
  • Semáforos desligados em diversas avenidas
  • Fechamento do aeroporto para pousos e decolagens por cerca de 1 hora e meia - aviões tiveram que dar voltas por uma hora, no céu de Campo Grande, para conseguirem pousar
  • Arrombamento de portão
  • Chuva invadiu casas e estragou móveis de moradores do bairro Monte Castelo
  • Não houve vítimas fatais

Mais chuva

Após a tempestade que deixou rastro de destruição em diversos bairros de Campo Grande, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), renovou nesta quinta-feira (10) o alerta de tempestades em todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul nas próximas 24 horas

Conforme informações meteorológicas, a chuva esperada no estado pode atingir entre 30 até 100 milímetros, com rajadas de vento que devem atingir entre 60 a 100km por hora. 

Preocupados com a magnitude do vendaval que pode atingir os municípios de Mato Grosso do Sul, o Inmet reforça a população que não se abrigue debaixo de árvores e não estacione veículos próximos a placas de publicidade e também de torres de transmissão. 

Na chuva desta madrugada, segundo dados do meteorologista Natálio Abrahão, em Campo Grande, caiu mais 2.450 raios em mais de três horas de chuva. Por causa desta preocupação, o Inmet alerta que se possível desligue aparelhos elétricos e também o quadro geral de energia elétrica. 

*Colaborou João Gabriel Vilalba e Naiara Camargo

Assine o Correio do Estado

FERIADÃO

"Semana do saco cheio", confira o que abre e fecha em Campo Grande

Com feriadão reduzido, alguns estabelecimentos deverão parar de funcionar a partir de sexta-feira (11)

10/10/2024 15h00

"Semana do saco cheio", confira o que abre e fecha em Campo Grande Gerson Oliveira

Continue Lendo...

A ‘semana do saco cheio’ se inicia nesta quinta-feira, 10 de outubro, e desta vez, ela será mais curta em MS, isso porque o feriado de divisão do Estado e o Dia de Nossa Senhora Aparecida, comemorados nos dias 11 e 12, respectivamente, caem na sexta-feira e no sábado. Além disso, o Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro, foi adiantado para quinta-feira (10).

Vale lembrar também que na sexta-feira contará como ponto facultativo, onde o comércio, por exemplo, atenderá em horário comercial (das 9h às 18h) normalmente. Para não ficar com dúvidas, o Correio do Estado preparou uma lista completa de ‘abre e fecha’ na Capital, confira abaixo: 

Governo do Estado

Apesar de MS não ter a tradicional Semana do Saco Cheio em 2024, as repartições estaduais não irão trabalhar na sexta-feira (11) e no sábado (12), voltando ao horário normal no dia 13 (segunda-feira).

Prefeitura Municipal de Campo Grande

A Prefeitura de Campo Grande publicou na sexta-feira (4), no Diário Oficial de Campo Grande, o Decreto n.º 16.050, que transfere no ano de 2024, a data comemorativa do dia do servidor público municipal.

Considerando a Lei Complementar n.º 190, que “dispõe sobre o Estatuto do Servidor Público Municipal” que estabelece a data, fica transferida para o dia 10 de outubro de 2024, quinta-feira, a data para comemoração do Dia do Servidor Público Municipal.

Na sexta-feira (11) é feriado estadual, não havendo expediente nos órgãos públicos municipais, exceto os serviços considerados essenciais. 

O decreto não se aplica às unidades e serviços considerados essenciais no atendimento à população. Com isso, o expediente segue normal nos Centros Regionais de Saúde 24h (CRSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), serviços de limpeza e coleta de lixo domiciliar. A Capital possui quatro CRSs localizados nos bairros Coophavila II, Aero Rancho, Tiradentes, Nova Bahia e seis UPAs nos bairros Leblon, Coronel Antonino, Moreninha II, Universitário, Vila Almeida e Santa Mônica.

Rede Municipal

A semana mais aguardada pelos estudantes está chegando. Conhecida popularmente como “Semana do Saco Cheio”, a partir de sexta-feira (11), as escolas terão os dias letivos alterados devido aos inúmeros feriados e pontos facultativos. 

O recesso nas escolas municipais começarão a partir de sexta-feira e o retorno apenas no dia 17 de outubro (quinta-feira). No entanto, no dia 14 serão aplicadas atividades remotas. 

Rede Estadual

Já nas escolas estaduais a programação será da seguinte forma: as aulas serão suspenas na sexta-feira e durante os dias 15 e 16, os estudantes terão atividades remotas, conforme o calendário escolar. O retorno está marcado para o dia 17 de outubro também.

Agências bancárias

Os estabelecimentos bancários serão fechados apenas na sexta e no sábado. Caixas eletrônicos e canais de internet estarão funcionando normalmente.  

Shoppings

  • Campo Grande: 10h às 22h
  • Bosque dos Ipês: 10h às 22h
  • Norte Sul Plaza: 10h às 22h
  • Pátio Central: 9h e fecha às 16h

Supermercados

Os mercados e supermercados poderão funcionar normalmente durante o feriado, devendo apenas verificar o horário estabelecido por cada um.

Lotéricas

Fica a escolha de cada lotérica abrir ou não na sexta-feira, dia 11. Já no sábado, todas estarão fechadas.

Delegacias

As delegacias da Capital terão o funcionamento normal no dia 10. Já nos outros dias, estarão abertas apenas as delegacias de urgência, ou seja, plantonistas: Depacs (Delegacias de Pronto Atendimento Comunitário) Cepol e Centro, Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) e 4ª DP (Delegacia de Polícia).

Comércio

O comércio poderá ser aberto durante o feriado até as 18h, mas com ressalvas. Àqueles estabelecimentos que decidirem abrir, deverão seguir algumas normas que incluem informar em até cinco dias antes, o sindicato laboral, por escrito e com pagamento de R$22 por empregado, sendo isento quanto aos empregados e empresas contribuintes aos sindicatos.

Os empresários também deverão compensar seus funcionários com folga. A compensação deverá ocorrer na semana seguinte ou até no máximo 15 dias.

Coleta de lixo

A coleta de lixo acontecerá normalmente durante os 3 dias, no mesmo horário de dias normais.

Correios

As agências dos Correios ficarão fechadas apenas nos dias 11 e 12 de outubro. 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).