Cidades

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO

Maioria dos internados com Covid-19 estão na Capital

De 277 pessoas hospitalizadas, 203 estão em Campo Grande

Continue lendo...

Campo Grande concentra a maioria das internações por Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus) em Mato Grosso do Sul. Dos 277 pacientes em tratamento no Estado, 203 estão da Capital.

“Estivemos verificando que a grande maioria dos pacientes de Campo Grande são mesmo de Campo Grande. Então, não há uma demanda grande do interior para a Capital”, disse o secretário de estado de Saúde, Geraldo Resende, durante a transmissão ao vivo do Governo do Estado na rede social Facebook.

A Capital atende 33 municípios da região. Desde o início do mês, o governo vem criando leitos em cidades do interior para desafogar os hospitais dos municípios-sede de macrorregião.

“Estamos ativando seis leitos em Jardim no Hospital Marechal Rondon. E estamos trabalhando para que até sexta-feira para criar leitos na região de Naviraí”, declarou Resende.

DADOS GERAIS

Hoje, Mato Grosso do Sul chegou a 13.934 casos. Entre ontem e hoje, mais 473 casos foram confirmados.  

Desses novos casos, 196 foram registrados em Campo Grande, 43 em São Gabriel do Oeste, 35 em Dourados e 30 em Itaquiraí.

Bataguassu confirmou mais 18 casos, enquanto Iguatemi confirmou 16, Corumbá confirmou 14, Sidrolândia confirmou 12 e Caarapó mais dez.

Naviraí e Três Lagoas registraram mais nove casos cada. Chapadão do Sul  e Fátima do Sul confirmaram novos oito casos.  

Bela Vista e Ivinhema registraram sete casos cada. Aparecida do Taboado confirmou mais seis, enquanto Nova Andradina tem novos cinco casos.

Costa Rica e Rio Verde de Mato Grosso registraram novos quatro casos cada. Jardim e Tacuru confirmaram três casos cada.

Água Clara, Antônio João, Coxim, Terenos, Aquidauana, Bandeirantes e Paranaíba registraram novos dois casos cada.

E Anastácio, Angélica, Bonito, Amambai, Douradina, Glória de Dourados, Vicentina, Ladário, Porto Murtinho, Nioaque, Nova Alvorada do Sul e Cassilândia confirmaram um caso cada.

Mais 189 pessoas se recuperaram da Covid-19, totalizando 9.191. 277 pacientes estão internados, sendo 145 em leitos clínicos e 140 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Portanto, em 24 horas, uma pessoa recebeu alta no Estado.  

Há ainda oito pacientes de outros estados sendo tratados em Mato Grosso do Sul, mas não contabilizados oficialmente pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Dessas 145 pessoas em leitos clínicos, 83 estão em leitos públicos. Outras 61 estão em hospitais privados, e um paulista ocupa vaga em unidade particular.

Entre os 140 internados em UTI, 78 ocupam leitos públicos e 61 pessoas estão em hospitais privados, e um paranaense está internado em uma unidade particular.  

Com isso, a taxa de ocupação de leitos clínicos públicos é de 22% e dos de UTI é de 48%. Não há crianças internadas com Covid-19.

Atualmente, o Estado tem 737 leitos clínicos para adultos e 119 para crianças, além de 225 em UTIs adultas e sete para crianças disponíveis para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Considerando o total geral de leitos e internações por outras doenças, a macrorregião de Campo Grande está com 70% dos leitos ocupados. São 227 unidades, sendo 44% com pessoas com outras doenças, 22% contaminados pelo vírus e 4% com suspeita.

A macrorregião de Corumbá está com 68% da capacidade ocupada. Dos 22 leitos, 45% tem pacientes em tratamento contra outras doenças e 23% foram diagnosticados com Covid-19.

A região de Dourados tem 111 leitos e 55% estão ocupados. E a macrorregião de Três Lagoas tem 49% de leitos ocupados, de um total de 35.

MORTES

Nas últimas 24 horas, foram registradas dez mortes causadas pelo novo coronavírus. É importante ressaltar que esses óbitos ocorreram até mesmo na semana passada, mas só agora foram contabilizadas.

Na sexta-feira (10), um idoso de 86 anos faleceu em Ivinhema. Ele era portador de doença cardiovascular crônica e hipertensão.

Já no sábado (11), uma idosa de 64 anos morreu em Campo Grande. Ela também tinha doença cardiovascular crônica.

No domingo (12), outras duas mortes foram registradas na Capital. A primeira foi de um idoso de 65 anos, portador de doença hepática crônica e diabetes. E a segunda foi um idoso de 75 anos, que tinha doença cardiovascular crônica e diabetes.

Ontem, segunda-feira (13), ocorreram seis mortes. A primeira foi de uma jovem de 26 anos, que era renal crônica e moradora de Anastácio.

Uma idosa de 71 anos faleceu em Três Lagoas e não tinha comorbidades. Em Corumbá, morreu uma idosa de 72 anos, que era diabética e hipertensa.

Os outros três óbitos são de Campo Grande. Um idoso de 83 anos e outra de 60 anos eram portadores de doença cardiovascular crônica. Outra morte foi de um idoso de 67 anos, que era diabético.

O Estado já tem 177 mortes pela doença. Foram 46 óbitos em Dourados (sendo 1 que morreu em Tocantins), 43 em Campo Grande e 14 em Corumbá.

Há ainda 8 mortes em Três Lagoas, 5 em Ponta Porã, 4 em Itaporã, 3 em Itaquiraí, 3 em Fátima do Sul, 3 em Guia Lopes da Laguna, 3 em Batayporã, 3 em Paranaíba, 3 em Sidrolândia, 3 em Rio Brilhante, 3 em Naviraí.

Vicentina tem duas mortes, sendo uma ocorrida no estado de São Paulo. Brasilândia, Amambai, Nova Andradina, Douradina, Costa Rica, Cassilândia, Anastácio e Coxim também tem dois óbitos cada.

E Iguatemi, Glória de Dourados, Deodápolis, Sonora, Alcinópolis, Laguna Carapã, São Gabriel do Oeste, Maracaju, Corguinho, Mundo Novo, Camapuã, Aparecida do Taboado, Jardim e Ivinhema registraram uma morte cada.

LUTO

Morre Renato Rabelo ex-presidente do PCdoB aos 83 anos

Ele presidiu a sigla de 2001 a 2015

15/02/2026 21h00

Ele presidiu a sigla de 2001 a 2015

Ele presidiu a sigla de 2001 a 2015 pcdob.org/Divulgação

Continue Lendo...

Morreu neste domingo (15), aos 83 anos, o ex-presidente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) Renato Rabello. Ele presidiu a sigla de 2001 a 2015. A morte foi confirmada pelo partido, em nota.

“[O PCdoB] expressa o sentimento de consternação de toda a militância comunista que, em homenagem a Renato, inclina a bandeira verde e amarela da pátria, entrelaçada com os estandartes vermelhos da revolução e do socialismo. E acolhe no peito os sentimentos, os pêsames que chegam do país e do exterior e pulsam nas redes sociais”.

Renato foi vice-presidente nacional da União Nacional dos Estudantes (UNE) durante a ditadura militar de 1964, militante da Ação Popular (AP) e membro do núcleo dirigente que conduziu a integração da organização ao PCdoB, em 1973.

Foi exilado na França, em 1976, quando dirigentes do PCdoB foram assassinados, presos e torturados no Brasil, e retornou com a anistia de 1979. Dedicou-se, em especial, ao fortalecimento das relações do PCdoB com os países socialistas, notadamente, China, Vietnã e Cuba.

“Sua maior obra é o aporte de ideias e formulações ao acervo teórico, político e ideológico do Partido, importantes contribuições teóricas e políticas que enriqueceram o seu pensamento tático, estratégico e programático, como também a práxis de sua edificação e atuação na arena da luta de classes”, diz a nota do PCdoB. 

Renato foi um dos articuladores, pelo PCdoB, junto com João Amazonas, da Frente Brasil Popular (PT, PSB, PCdoB) que lançou, em 1989, a primeira candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva para presidente da República.

“Recebi com muita tristeza a perda do companheiro Renato Rabelo, grande liderança do PCdoB. Desde muito jovem, Renato entregou sua militância, inteligência e energia à defesa dos trabalhadores, do socialismo e do Brasil. Enfrentou a ditadura, a perseguição e o exílio”, disse, nas redes sociais, a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais do Governo Lula, Gleisi Hoffmann. 

A deputada pelo PCdoB, Jandira Feghali, também prestou homenagem ao líder do partido.

Hoje me despeço com profunda tristeza de um grande amigo, referência ideológica, política e de afeto, que presidiu nosso PCdoB por décadas, e um dos maiores construtores da história do Brasil. Renato dedicou a vida inteira à luta pela democracia, pela soberania nacional, por direitos e pelo socialismo. O Brasil ficou mais pobre de ideias e de luta”, disse.

FUTEBOL

Paquetá desencanta, Flamengo vence Botafogo e vai à semi do Carioca

Rubro-Negro encara Madureira e pode chegar à oitava final consecutiva

15/02/2026 20h00

A partida foi transmitida ao vivo pela Rádio Naciona

A partida foi transmitida ao vivo pela Rádio Naciona Divulgação

Continue Lendo...

Ameaçado, em determinado momento da primeira fase, de ter que disputar um quadrangular para não ser rebaixado no Campeonato Carioca, o Flamengo está nas semifinais do Estadual. Neste domingo (15), o Rubro-Negro venceu o Botafogo por 2 a 1 no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pelas quartas de final. A partida foi transmitida ao vivo pela Rádio Nacional .

Em busca da oitava final de Estadual consecutiva, o Flamengo terá pela frente o Madureira, em jogos de ida e volta que serão agendados pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj). O Tricolor Suburbano será o mandante da segunda partida, já que fez melhor campanha.

O Glorioso, por sua vez, fica fora das semifinais pela terceira edição em sequência. O Alvinegro não decide um Carioca desde 2018, quando foi campeão pela última vez, e acumula uma série de cinco derrotas na temporada.

O clássico deste domingo teve o desencantar de Lucas Paquetá. Foi do meia, que retornou ao Rubro-Negro depois de oito temporadas, o gol que abriu o marcador do Nilton Santos, aos 18 minutos. O camisa 20 recebeu do atacante Bruno Henrique na entrada da área e bateu no canto do goleiro Neto.

O Botafogo empatou aos oito do segundo tempo. O lateral Alex Telles cobrou escanteio e o zagueiro Alexander Barboza, de cabeça, encobriu o goleiro Andrew. No fim da partida, aos 38 minutos, o volante Erick Pulgar testou fraco em cima de Neto, dentro da área, mas o goleiro deu rebote e o próprio chileno aproveitou, decretando o triunfo rubro-negro.

O último semifinalista do Carioca será conhecido na segunda-feira (16). Às 18h (horário de Brasília), o Fluminense recebe o Bangu no Maracanã. Quem avançar, encara o Vasco, que despachou o Volta Redonda no último sábado (14), nos pênaltis.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).