Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

EXAME RÁPIDO

Mais de 97% dos casos testados em drive-thru são descartados

Na Capital, de 1.307 testes realizados no posto de atendimento apenas 28 tiveram confirmação para Covid-19
07/05/2020 10:20 - Daiany Albuquerque, Thiago Gomes


 

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) disponibilizou três pontos de drive-thru para a testagem do novo coronavírus, em Campo Grande, Dourados e Três Lagoas. Boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira indica que na Capital, por exemplo, de 1.307 testes realizados pelo serviço, 1.279 (97,9%) foram descartados. Isso significa que apenas 28 procedimentos tiveram confirmação para Covid-19.  

Os resultados são apontados como reflexo da cautela adotada por uma parcela da população. A avaliação é de que os números podem melhorar se houver um comprometimento maior com as medidas de prevenção. O município registrava, nesta quarta-feira, 143 casos da doença, com dez mortes.

A estrutura está montada no quartel do Corpo de Bombeiros das ruas 14 de Julho e 7 de Setembro e as pessoas não precisam sair do carro para a coleta. O serviço começou a funcionar no dia 10 do mês passado e o objetivo é agilizar o diagnóstico e dar segurança à população.

Pelo sistema de testagem rápida, o interessado entra em contato pelo Disque Covid (3311-6262), relata os sintomas à equipe de saúde, que preenche um formulário interno. Caso a pessoa apresente algum tipo de sintoma gripal, como febre, coriza, dor na garganta, entre outros, é agendado o atendimento no Corpo de Bombeiros. O teste só funciona até o sétimo dia depois que os sintomas tiveram início. Após esse período, o vírus já não é mais encontrado no nariz e pode dar falso negativo.

A consulta é confirmada por mensagem de celular, indicando data, horário e local. No dia do exame, após as confirmações dos dados, é realizada a coleta RT PCR, por biologia molecular, dentro do automóvel (sem acompanhante, quando possível, desconsiderando os casos de crianças e idosos). Leva no máximo 20 minutos. O material é encaminhado ao Laboratório Central (Lacen). O resultado leva de 24h a 48h e é enviado por SMS ao paciente, que também é acionado pela equipe do Disque Covid.  

OUTROS DRIVES

Além de Campo Grande, a Secretaria de Saúde ativou drive-thru em Dourados e Três Lagoas. Em Dourados, onde há 16 casos confirmados da Covid-19, de 77 que foram testados no drive-thru, 74 foram descartados (96,1%). Já em Três Lagoas, uma das cidades com situação preocupante no Estado, com 60 casos confirmados, de 41 testes realizados no drive-thru, 37 foram descartados (90,2%).

Em razão da alta demanda por exames de Covid-19 em Campo Grande e Três Lagoas, a SES deve aumentar a testagem no sistema drive-trhu.  

Na Capital, os testes diários estão sendo ampliados de 60 para 100, todos os dias da semana. Em Três Lagoas, o aumento será no número de exames e de dias. Atualmente, são feitos 20 testes na terça e outros 20 na quinta. Com a mudança, serão 30 na terça, 30 na quinta e 30 no sábado.

ÓTIMOS  

Para o titular da Secretaria de Saúde, Geraldo Resende, o número de testes é considerado ótimo e a intenção é aumentá-lo. “Quanto mais gente testada, melhor para analisamos o comportamento da doença e a dinâmica dela no Estado. Seria ruim se estivéssemos como outros estados que têm números catastróficos, como Espírito Santo, Pará, Amazonas e Ceará”.

O secretário anunciou que na próxima semana abrirá um drive-thru em Corumbá (no Samu, junto  do Corpo de Bombeiros). Segundo ele, a triagem tem cumprido bem o seu papel, e muitos dos que agendam horário para exame estão preocupados, mas a maioria tem resfriados comuns. Apesar dos baixos índices do Estado, ele alerta para a redução do distanciamento social. “Se o isolamento piorar, o que vem acontecendo cada dia mais, vamos piorar esse panorama também, então, precisamos que a população continue nos ajudando”, declarou.

NÚMEROS NO ESTADO

Boletim epidemiológico de ontem aponta que Mato Grosso do Sul tem 288 casos confirmados de Covid-19. Destes, 184 pessoas estão curadas; 75 em isolamento domiciliar e dez óbitos. São apenas 22 internados (dois de outro Estado e um do Paraguai), que ocupam 15 leitos clínicos (dez públicos e cinco privados) e sete de UTI (três públicos e quatro privados).

 
 

Felpuda


Entre sussurros, nos bastidores políticos mais fechados, os comentários são que história apregoada por aí teria sido construída para encobrir o que realmente foi engendrado em conversa que resultou em negociata. 

O script foi na base do “você finge que é assim, e nós fingimos que acreditamos”. 

Batido o martelo, a encenação prosseguiu e, conforme o combinado, deverão ser apresentados novos episódios.

Ah, o poder!