Cidades

CAMPO GRANDE

Marcelo Miglioli toma posse como secretário de obras e diz que irá "vestir a camisa do time"

Miglioli era o chefe da pasta de obras no primeiro mandato do ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB), entre 2015-2018

Continue lendo...

Engenheiro civil e ex-secretário de obras do governo do Estado (2015-2018), Ednei Marcelo Miglioli, tomou posse como titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), na manhã desta terça-feira (7), na rua Mestre Estanislau Pannatier, número 1199, Jardim Monumento, em Campo Grande.

A nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande) desta segunda-feira (6).

Marcelo Miglioli substitui o engenheiro civil, Domingos Sahib Neto, que ficou no comando da Sisep por 10 meses. Esta é a terceira troca de secretário da Sisep em um ano e cinco meses, tendo em vista que engenheiro civil, Rudi Fiorese, foi trocado por Domingos Sahib, em janeiro de 2023.

Rudi Fiorese foi secretário de obras do município entre janeiro 2017-janeiro 2023, no mandato do ex-prefeito Marquinhos Trad (PSD) e da atual prefeita Adriane Lopes (PP). Já Domingos Sahib Neto permaneceu no comando entre janeiro 2023-novembro2023.

Marcelo Miglioli era o chefe da pasta de obras no primeiro mandato do ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB), entre 2015-2018, e, agora assume a mesma pasta na Prefeitura Municipal de Campo Grande (PMCG).

A reunião de posse foi restrita a prefeita, secretários, equipes da Sisep, jornalistas e assessores de imprensa.

Durante a reunião, a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), desejou boas-vindas ao novo secretário e afirmou que ele irá somar a equipe para resolver problemas de infraestrutura de Campo Grande.

“Marcelo chega para somar a nossa equipe para que juntos a gente possa buscar resolutividade para as situações da nossa cidade. Nós estamos muito felizes com a sua vinda. São novos projetos, andamento das obras e aquilo que a população tem esperado. Vamos fazer entregas para a cidade de acordo com o que a população tem nos cobrado”, disse a chefe do executivo municipal.

De acordo com a prefeita, os pontos que a levaram a escolher o novo secretário são critérios técnicos, afinidade, experiência e currículo.

“Conversamos por várias vezes e chegamos a conclusão de que nosso objetivo é o mesmo pensamento: trazer inovação, tecnologia e novos projetos para Campo Grande”, complementou a prefeita.

As obras prioritárias para Campo Grande são Ernesto Geisel e pavimento/drenagem em alguns bairros. “O Marcelo chega agora para resolver essa situação e nos ajudar a fazer essas entregas de obras. Vamos focar nas obras que estão paralisadas e que a gente já vem desde quando assumimos a gestão, buscando otimização e fazer essas entregas para Campo Grande”, afirmou a prefeita.

Na ocasião, Miglioli agradeceu o convite e confiança e afirmou que trabalhará em equipe. “Ninguém faz nada sozinho. Ou você trabalha em equipe ou as coisas não funcionam”, justificou.

Questionado se a vinda para o secretariado tem relação com a troca de partido, Miglioli respondeu que recebeu convites da prefeita e senadora Tereza Cristina (PP) e disse que se sentiu confortável em se filiar ao Progressistas (PP) para atender quadros do partido que atualmente faz a administração de Campo Grande.

A prefeita ainda ressaltou que obras prioritárias do PAC, que devem sair do papel, são projeto da Ernesto Geisel , pavimentação e mobilidade urbana.

CURRÍCULO

Ednei Marcelo Miglioli nasceu em 15 de outubro de 1971 em São José do Rio Preto, São Paulo. Ele tem 52 anos.

É formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Direito pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Atuou como secretário de Estado de Infraestrutura, presidente do Conselho Administrativo da Sanesul, presidente do Conselho Administrativo da MSGás e presidente do Conselho Estadual das Cidades.

Em 2018, disputou as eleições do Senado, mas foi vencido por Soraya Thronicke (Podemos) e Nelsinho Trad (PSD). Ele obteve 347,8 mil votos.

Em 2020, concorreu à prefeitura de Campo Grande e obteve 7,9 mil votos, mas foi vencido pelo ex-prefeito, Marquinhos Trad (PSD).

Em 2022, disputou uma vaga para deputado federal pelo União Brasil, mas ficou de fora com 9,5 mil votos.

Dourados

Mulher é presa suspeita de recrutar adolescentes para o tráfico de drogas

As investigações da Polícia Civil revelaram que uma detenta aliciava adolescentes e jovens para traficar entorpecentes, utilizando táxis e caminhoneiros nas rodovias de Mato Grosso do Sul

25/09/2024 15h01

Delegacia de Polícia Civil de Dourados

Delegacia de Polícia Civil de Dourados Fotos/ Sidney Bronka

Continue Lendo...

Uma mulher de 26 anos, que não teve o nome divulgado, foi presa por agentes da Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira) no município de Dourados, a 221 quilômetros de Campo Grande, acusada de recrutar adolescentes para o tráfico de drogas.

O mandado de prisão cumprido pelos policiais civis foi expedido pelo Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso e é decorrente das investigações feitas pela ‘Operação Highway’, deflagrada pela Polícia Civil em agosto deste ano.

De acordo com informações obtidas pela Polícia Civil, as investigações começaram após a suspeita de que uma detenta de uma unidade prisional do estado estaria aliciando adolescentes para atuarem como “mulas” no transporte de entorpecentes. Nesse caso, as adolescentes eram aliciadas para transportar drogas utilizando táxis e pegando caronas com caminhoneiros para diversas regiões do país.

A mulher foi encaminhada para a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) em Dourados, onde aguarda audiência de custódia e se encontra à disposição da Justiça.

 

Assine o Correio do Estado

 

 

 

 

 

Cidades

Força Nacional atuará nas eleições municipais de MS

O objetivo deste suporte é garantir que o processo eleitoral ocorra de forma ordeira e tranquila, além de assegurar o cumprimento de determinações legais do pleito eleitoral

25/09/2024 14h00

Força Nacional atuará nas eleições municipais de MS

Força Nacional atuará nas eleições municipais de MS TSE

Continue Lendo...

Em sessão administrativa desta terça-feira (24), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o envio de apoio da Força Federal para reforçar a segurança no 1º turno das Eleições Municipais de 2024 – previsto para o dia 6 de outubro, em 12 estados brasileiros, incluindo Mato Grosso do Sul. 

A decisão foi tomada por unanimidade pelos ministros da Corte que deferiram um pacote de 53 processos. Além de MS, os estados do Acre, Amazonas, Ceará, Mato Grosso, Pará, da Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Maranhão e de Tocantins, inclusive nas capitais Rio de Janeiro (RJ), Teresina (PI), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Rio Branco (AC), Cuiabá (MT) e Belém (PA) também receberão as Forças Armadas. 

De acordo com a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, o objetivo deste suporte é garantir que o processo eleitoral transcorra de forma ordeira e tranquila, além de assegurar o cumprimento de determinações legais do pleito eleitoral. 

A ministra também destacou que, os pedidos são procedimentos normais para garantir o livre exercício do voto, bem como a normalidade da votação e da apuração dos resultados do 1º turno das eleições em diversos estados. 

Previsão Legal

Conforme publicado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a possibilidade de requisição do auxílio das Forças Federais está prevista na legislação desde 1965. O artigo 23, inciso XIV, do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965) estabelece que cabe privativamente ao TSE “requisitar Força Federal necessária ao cumprimento da lei, de suas próprias decisões ou das decisões dos tribunais regionais que o solicitarem, e para garantir a votação e a apuração”. 

Para realizar o pedido, os TREs devem encaminhar o pedido indicando as localidades e os motivos que justifiquem a necessidade de reforço na segurança, com a anuência das secretarias de segurança dos respectivos estados. 

Ao serem aprovados, os pedidos são encaminhados ao Ministério da Defesa, órgão responsável pelo planejamento e pela execução das ações empreendidas pelas Forças Armadas.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).