Cidades

OPORTUNIDADE

Mato Grosso do Sul tem mais de 800 vagas para cursos gratuitos em diferentes áreas

As formações ofertadas vão desde aprender uma nova língua estrangeira, se especializar profissionalmente e descobrir uma nova profissão

Continue lendo...

Existem vários cursos presenciais, online e gratuitos em Mato Grosso do Sul disponíveis para pessoas de diferentes níveis de experiência. O problema, na maioria das vezes, é encontrar todos eles, saber quais são os confiáveis e descobrir exatamente o que queremos.

Pensando nisso, o Correio do Estado separou as principais oportunidades disponíveis para se especializar profissionalmente, aprender um novo ofício ou apenas adquirir um novo conhecimento. Só na Capital existem vários órgãos que oferecem inúmeros cursos de graça e com certificado de conclusão.

Os cursos estão disponíveis pela Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv), pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e vão desde aprender uma nova língua estrangeira, um novo hobbie ou até mesmo uma nova profissão.  

As formações ofertadas pelas secretarias e institutos de educação são sazonais, então, mesmo que você não encontre algum curso do seu perfil ou interesse é importante ficar de olho nos sites e acompanhar a abertura das inscrições para os cursos das mais variadas áreas. 

SEJUV

A Secretaria Municipal da Juventude (SEJUV) está com vagas abertas para inscrições em quatro diferentes cursos presenciais. Ao todo são 250 vagas, com turmas de "Espanhol - Módulo I", "Educação Financeira", "Gestão das Emoções em Vendas" e "Manutenção de Computadores".

Os cursos iniciam nesta semana e serão ministrados nos três turnos: vespertino, matutino e noturno. Para se inscrever, é preciso entrar em contato com a Sejuv através do WhatsApp - 99287-2008. 

Além dos cursos presenciais, a Sejuv também possui uma lista de cursos online. O material é disponibilizado de maneira gratuita através de apostilas e vídeo-aulas com professores especializados nas áreas de formação.

Ao final de cada módulo, é necessário responder um questionário referente àquele conteúdo e ao final do curso, uma prova com base nos seus estudos para receber o certificado de conclusão.

Confira outros cursos disponíveis no portal da SEJUV:

  • Atendimento ao Cliente: carga horária 10h;
  • Auxiliar Administrativo: carga horária 30h;
  • Elétrica e Hidráulica Básica: carga horária 30h;
  • Empreendedorismo: carga horária 30h;
  • Excel Online: dividido em 3 módulos;
  • Gestão Financeira: carga horária 30h;
  • Informática Básica: carga horária 30h;
  • Introdução à Libras: carga horária 30h;
  • Vendas: carga horária 30h;
  • Gestão de projetos: carga horária 30h.

IFMS

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas para 320 vagas em cursos técnicos gratuitos e presenciais para jovens e adultos, em sete municípios. O ingresso será no 2º semestre e as aulas são no período noturno.

Para se inscrever, é necessário acessar a Página do Candidato da Central de Seleção do IFMS. A seleção é dividida em dois editais. Um para estudantes que desejam cursar o ensino médio junto com a formação profissional (Educação de Jovens e Adultos) e outro para quem já cursou o ensino médio e deseja uma formação profissional (Subsequente).

As opções são Administração, Edificações, Informática para Internet e Manutenção e Suporte em Informática, com oferta nos campi Campo Grande, Corumbá, Coxim, Jardim e Três Lagoas. Para participar é necessário ter ensino fundamental completo e, no mínimo, 18 anos. 

  • Técnico Integrado em Administração: 40 vagas;
  • Técnico em Informática para Internet: 40 vagas;
  • Técnico em Manutenção e Suporte: 40 vagas;
  • Técnico Integrado em Edificações: 40 vagas.

Para quem já concluiu o ensino médio, são oferecidas 80 vagas, nas opções de cursos técnicos subsequentes em Edificações, em Aquidauana, e Marketing, em Dourados.

  • Técnico em Edificações: 40 vagas;
  • Técnico em Marketing: 40 vagas.

O sorteio eletrônico de seleção será realizado no dia 20 de junho. Um dia antes, será divulgada a lista das inscrições homologadas e os números dos candidatos para o sorteio. O início das aulas está previsto para 24 de julho.

Confira outros cursos disponíveis no portal do IFMS:

  • Comunicação Eficaz para Vendas: carga horária 30h;
  • Espanhol Básico: carga horária 40h;
  • Introdução à Inteligência Artificial: carga horária 30h;
  • Introdução à Lógica: carga horária 45h;
  • Conceito Básico de Química: carga horária 20h;
  • Introdução à Lógica de Programação: carga horária 30h;
  • Desenvolvimento de Jogos 2D: carga horária 40h.

Senac

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) está com vagas abertas para três municípios do Estado: Campo Grande, Ponta Porã e Dourados. As vagas para a Capital são para os cursos de maquiador e técnico em vendas, e estão disponíveis para inscrição no portal do Senac. O Senac também abre vagas para cozinheiro, atendente de farmácia, fermentação natural, entre outros, mas é preciso ficar de olho nos prazos de inscrição para não perder a oportunidade.

  • Maquiador: 05 vagas, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h45, com carga horária de 160h. As aulas são presenciais com previsão para início no dia 19 de junho e previsão de término no dia 28 de agosto.
  • Técnico em Vendas: 20 vagas, de segunda a quarta-feira, das 18h45 às 21h45, com carga horária de 200h. Aulas presenciais, com início no dia 03 de julho e previsão de término no dia 27 de maio de 2025.
  • Depilador: 07 vagas, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h15, com carga horária de 160h. As aulas presenciais iniciam no dia 26 de junho com previsão de término no dia 21 de agosto de 2023.
  • Cabeleireiro: 08 vagas, de segunda a sexta-feira, das 18h45 às 22h, com carga horária de 400h. As aulas acontecerão no Centro de Educação Profissional - Senac de Dourados.

Assine o Correio do Estado

 

INTERIOR

Dourados faz 90 anos hoje (20) e 'sopra velinhas' com dois outros municípios

Tanto o "Portal do Mercosul", como a "Princesinha dos Ervais" e a "Capital do Boi" também conhecida como "Cidade do Sorriso" fazem aniversário faltando cinco dias para o Natal

20/12/2025 11h01

Praça Antônio João leva o nome do colonizador do território conhecido hoje como

Praça Antônio João leva o nome do colonizador do território conhecido hoje como Reprodução/PrefeituraMunicipal/Dourados

Continue Lendo...

Em Mato Grosso do Sul, este sábado (20 de dezembro) marca mais de um aniversário, com a "Capital do Agronegócio", Dourados, celebrando 90 anos de história e soprando velinhas hoje junto com dois outros municípios: Caarapó e Nova Andradina. 

Com uma população de 243.368 habitantes, distante aproximadamente 231 quilômetros da Capital do Estado, o município também conhecido como "Portal do Mercosul" ainda está uma década de distância de alcançar seu centenário, porém, as mais de 20,4 mil empresas ativas em seu território, com as 15 festas tradicionais, mostram uma Dourados pulsante. 

Habitada ancestralmente pelos povos originários Terena e Kaiowá, presentes ainda hoje como uma das maiores populações indígenas do País, a Colônia Militar de Dourados foi colonizada pelo homem branco e fundada em 10 de maio de 1.861, comandada pelo histórico tenente Antônio João Ribeiro.

Dourados serviria ainda de moradia para famílias paulistas, mineiras e gaúchos, que buscavam novas terras na região no final do século XIX, para o município de Dourados em si ser criado somente em 20 de dezembro de 1935, por decreto do então governador Mário Corrêa da Costa, com áreas que foram desmembradas de Ponta Porã. 

Como bem descreve o Executivo Municipal, a principal atividade econômica hoje de Dourados é a agropecuária, aliada ao comércio e a indústria, sendo um prestador de serviços, como o médico-hospitalar, para outros 38 municípios que compõem as regiões da Fronteira, Vale do Ivinhema, Conesul e Grande Dourados.

Caarapó

Em Caarapó, o 20 de dezembro de 2025 serve para celebrar 67 anos de emancipação político-administrativa, em um progresso regional erguido com base na extração da erva-mate, implantada pela Cia. Mate Laranjeira que, com a exploração, entregava a terceiros algumas áreas previamente delimitadas, chamadas sesmarias, em que deveriam construir uma “Rancheada” e trilha no seio da floresta, permitindo a passagem dos veículos de tração animal que levavam o escoamento da produção.

Conhecida como "Princesinha dos Ervais", Caarapó - que do Guarani significa "raiz de erva mate" - foi desmembrada do município de Dourados  pela lei estadual nº 1190, de 20 de dezembro de 1958, elevado à categoria de município com uma área que se estende por cerca de 2 089,6 km². 

Para o aniversário de 67 anos, neste sábado (20), o município traz uma noite de festa para o Parque de Exposições Pedro Pedrossian, com abertura de portões por volta de 20h30, apresentações a partir das 21h e show com a dupla Ícaro e Gilmar previsto para iniciar às 23h. 

Nova Andradina

Longe aproximadamente 300 quilômetros de Campo Grande, Nova Andradina também foi fundada em 20 de dezembro de 1958, pelo pecuarista paulista Antônio Joaquim de Moura Andrade, que também colonizou Andradina no interior de São Paulo.

Também conhecida como a “Capital do Vale do Ivinhema”, Nova Andradina fica estrategicamente localizada na confluência entre Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, o que segundo o Executivo Municipal contribui para a expansão da economia local. 

Favorável principalmente no tocante à criação e abate de bovinos, a atuação nessa área ainda rendeu o título de “Capital do Boi” para Nova Andradina, pela importância de ser um dos principais pólos pecuários do Brasil.

Sétima maior cidade de Mato Grosso do Sul atualmente, Nova Andradina, ou também "Cidade do Sorriso", possui uma área calculada em 4.776,10 km² e banhada pelos rios Anhanduí, Ivinhema, Ribeirões São Bento e Laranjal, além dos Córregos Baile, Papagaio, Bernardo e Samambaia.

No município hoje (20) também haverá uma celebração, programada para acontecer no Centro de Eventos “José Antônio Zanchetta”, com show da dupla Rick & Renner, que retorna ao município após duas décadas de sua última apresentação local. 

 

Assine o Correio do Estado

Cidades

Adolescente comete latrocínio e capota carro da vítima em MS

Vítima foi encontrada carbonizada após incêndio causado pelo jovem

20/12/2025 10h30

Divulgação/PCMS

Continue Lendo...

Um adolescente de 17 anos foi apreendido em flagrante pela Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Delegacia de Rio Verde e com apoio da Polícia Militar, na madrugada da última sexta-feira (19). O jovem foi responsável por cometer  ato infracional análogo ao crime de roubo seguido de morte (latrocínio). 

Por volta das 4h30, os policiais foram acionados para atender a uma ocorrência de incêndio em uma casa no bairro Jardim José Antônio. Dentro do imóvel, foi encontrado um corpo carbonizado. A identificação da vítima será confirmada por exames periciais.

LATROCÍNIO

Conforme apurado durante a investigação, o adolescente teria agredido a vítima com o objetivo de subtrair bens. Ele levou dinheiro, um aparelho celular e um carro.

O automóvel foi localizado capotado na BR-163. O adolescente foi socorrido e encaminhado ao hospital municipal.

Na casa do jovem, foram apreendidos dinheiro e o aparelho celular pertencentes à vítima.

Após deixar a unidade de saúde, o adolescente foi apreendido e encaminhado à delegacia, onde foram adotadas todas as providências legais, com comunicação ao Juízo da Infância e Juventude e ao Ministério Público, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

As investigações prosseguem para o completo esclarecimento dos fatos e para verificar eventual participação de outras pessoas.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).