Cidades

SAÚDE

Medo do retorno da raiva faz MS cruzar fronteira para dar vacina

Vigilância epidemiológica na região fronteiriça também está mobilizada contra o sarampo e coqueluche apresenta risco; vacinação evita todas essas doenças

Continue lendo...

A raiva, vírus que pode ser transmitido por vetores como o cachorro e o morcego, está no centro de um esforço binacional. Mais de 100 pessoas foram mobilizadas para realizar a vacinação de mais de 2 mil animais domésticos em Puerto Quijarro e Puerto Suárez neste mês.

As prefeituras de Corumbá e Ladário ficaram responsáveis por atravessar a fronteira e participar da vacinação feita de porta em porta.

O último caso de raiva no Brasil foi registrado em Corumbá, em 2015, no Bairro Nova Corumbá, e por isso as ações seguem intensificadas desde então. Como não há cura para a doença, fatal para os seres humanos, só a prevenção pode salvar vidas. 

Além disso, um caso de doença que possa voltar recebe a classificação de “falência do sistema de saúde”, de acordo com as autoridades da área.

“Essa ação é um fortalecimento da vigilância na fronteira. Não há como separar essas realidades, já que a rotina e o fluxo de pessoas e animais entre as cidades são diários”, afirmou a gerente de Vigilância em Saúde de Corumbá, Walkíria Arruda da Silva.

SARAMPO

A raiva não é a única doença com esforços de combate na fronteira. Um surto de sarampo que vem se espalhando pela Bolívia, a Argentina e o México, bem como nos Estados Unidos, no Canadá e na Europa, ameaça o Brasil pelas fronteiras, como é o caso da região de Corumbá.

Esse risco para a saúde pública em Mato Grosso do Sul envolve uma mobilização binacional entre Brasil e Bolívia, com participação do Fundo Rotatório da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). 

Em julho, 600 mil doses de vacinas contra o sarampo foram doadas para o país vizinho, sendo metade dos imunizantes a vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e outros 300 mil a vacina dupla viral (sarampo e rubéola). O trabalho é para imunizar crianças e adolescentes bolivianos com idade entre 1 ano e 14 anos, especialmente em Santa Cruz de la Sierra.

Mas, apesar dessas doses de vacinas, a Opas emitiu um comunicado no 15 para alertar novamente que haja reforço da vacinação e aumento da vigilância sobre a doença, para que haja intervenções rápidas por conta da escalada no número de casos. 

Uma mensagem direta que orienta as ações em Mato Grosso do Sul, principalmente em Corumbá e em cidades de fronteira com Paraguai. No sábado, a prefeitura de Corumbá realizou mobilização na cidade para a aplicação de vacinas, começando no Bairro Ernesto Sassida. A ação vai se espalhar por outros bairros.

“A Organização Pan-Americana da Saúde pediu aos países das Américas que reforcem as atividades de vacinação, melhorem a vigilância de doenças e agilizem as intervenções de resposta rápida, diante do aumento de casos de sarampo na região. Até 8 de agosto de 2025, foram confirmados 10.139 casos de sarampo e 18 mortes relacionadas em 10 países, o que representa um aumento de 34 vezes, em comparação com o mesmo período de 2024”, divulgou a autoridade internacional.

Os estudos da Opas mostraram que a falta de vacinação está contribuindo com esse cenário em outros países. “Os surtos estão relacionados principalmente à baixa cobertura vacinal: 71% dos casos ocorreram em pessoas não vacinadas e 18% em indivíduos com situação vacinal desconhecida”. 

Os esforços de imunização em 2024 alcançaram 89% de cobertura da primeira dose da vacina tríplice viral (MMR) na região, enquanto a cobertura da segunda dose aumentou de 76% para 79%. O nível recomendado, principalmente por conta do surto, é de 95%.

Conforme apurado com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá, além das 600 mil doses distribuídas para a Bolívia em 12 de julho, em uma operação de grande porte que envolveu Ministério da Saúde, Ministério da Saúde e Esportes da Bolívia, Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores, Opas, bem como governo do Estado e prefeitura de Corumbá, já houve a distribuição de mais 20 mil doses de vacina para o país vizinho neste mês.

Até o fim deste ano, a informação dos bastidores é de que serão 1 milhão de doses doadas. Todos esses esforços significam mais de R$ 11 milhões investidos para tentar brecar o início de surto na Bolívia. 

CASOS NO PAÍS VIZINHO

O cenário de surto nas Américas apresenta esses números: 4.548 casos no Canadá, 3.911 casos no México e 1.356 casos nos Estados Unidos, os três países com situações mais graves.

Depois, aparecem na lista Bolívia (229), Argentina (35), Belize (34), Brasil (17), Paraguai (4), Peru (4) e Costa Rica (1). Conforme a Opas, o Paraguai foi o último país a notificar um surto neste ano. 

Com o aumento de casos, os registros de mortes acabaram aumentando. O México teve 14 óbitos, seguido por Estados Unidos, com 3, e Canadá, com 1. No México, autoridades de saúde informaram que a maioria das mortes ocorreu entre pessoas indígenas com idade entre 1 ano e 54 anos. O Canadá notificou um caso fatal de sarampo congênito em um recém-nascido.

Mato Grosso do Sul, com os esforços locais e estadual, vem conseguindo parcialmente frear o surto. Os casos identificados no Brasil atualmente se concentram no Tocantins (12). 

“Os surtos atuais estão associados a dois genótipos do vírus do sarampo. Um deles foi identificado especialmente em comunidades menonitas, que estão presentes no Canadá, Estados Unidos, México, Belize, Argentina, Bolívia, Brasil e Paraguai. Como o sarampo é altamente contagioso, ele se propaga rapidamente entre populações não vacinadas”, detalhou a Opas.

Cidades

Em meio a greve, vereador sugere regulamentação de vans como transporte coletivo

Beto Avelar (PP) prepara um pedido para que o Executivo autorize, de forma emergencial e provisória, a proposta que prevê as vans como uma alternativa para a população

17/12/2025 18h55

Beto Avelar (PP), vereador de Campo Grande

Beto Avelar (PP), vereador de Campo Grande

Continue Lendo...

Diante do paralisação dos ônibus que Campo Grande vive nos últimos dias, o Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul determinou a intervenção da Prefeitura Municipal na gestão do Consórcio Guaicurus. Com esse cenário, o vereador Beto Avelar (PP) prepara um pedido para que o Executivo autorize, de forma emergencial e provisória, a regulamentação do uso de vans como alternativa de transporte. 

"Campo Grande não pode parar. Uma capital desse porte não pode ficar sem transporte coletivo nem por um único dia. O transporte de vans é uma alternativa que é sugerida com recorrência. E, agora, diante da emergência da greve, uma solução provisória para milhares de passageiros que dependem do ônibus, mas que não contam com o serviço neste momento", destacou o parlamentar.

Para o vereador, a medida judicial confirma que a crise no sistema não é pontual, mas resultado de falhas graves e recorrentes. 

"O que foi decidido mostra que o problema é estrutural e exige providências imediatas. A população não pode continuar sendo penalizada. Quando não é pelo alto preço da passagem ou pela má qualidade dos ônibus, o Consórcio provoca situações como uma greve. Além disso, de maneira recorrente, acusa a Prefeitura pelo não pagamento de repasses, mesmo quando a Prefeitura promove a isenção de impostos ou efetua o repasse. Sem falar no descaso com os próprios trabalhadores do Consórcio que alegam estar sem pagamento", afirmou.

Decisão da Justiça

A decisão determina que, em até 30 dias, o Município instaure um processo administrativo de intervenção no contrato com o Consórcio, além de nomear um interventor e apresentar um plano de ação com cronograma para a regularização da situação do Transporte Urbano, sob pena de multa diária de R$ 300 mil. 

A Tutela de Urgência foi deferida pelo juiz Eduardo Lacerda Trevisan, na ação ajuizada pelo advogado e ex-candidato a prefeito Luso Queiroz (PT) em desfavor da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos (Agereg), Agência Municipal de Transportes e Trânsito (Agetran), Consórcio Guaicurus SA e Município de Campo Grande. 

Outra alternativa

O vereador Ronilço Guerreiro (Podemos) reforçou que, para melhorar o serviço, é necessário pensar em novos modelos de transporte público, além de novas formas de gestão que possam garantir um sistema mais ágil e eficiente.

Para ele, a implementação do VLT (veículo leve sobre trilho) poderia aliviar o trânsito, diminuir a poluição e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. 

Além disso, Ronilço sugeriu que o município busque novos recursos e parcerias para financiar melhorias no transporte coletivo, como a captação de investimentos por meio de instituições financeiras internacionais, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Assine o Correio do Estado

Educação e ensino

UFGD divulga gabarito preliminar do vestibular 2026; confira

Convocação para as matrículas da primeira chamada está prevista para 14 de janeiro de 2026

17/12/2025 18h18

Divulgação/ UFGD

Continue Lendo...

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) divulgou nesta quarta-feira (17) o resultado preliminar do Vestibular 2026, etapa do processo seletivo aguardada pelos mais de 6,8 mil candidatos que realizaram a prova em 19 de outubro. O resultado final do vestibular e a convocação para as matrículas da primeira chamada estão previstos para 14 de janeiro próximo. 

O cronograma previsto também inclui o período para recursos, que poderá ser acessado nos dias 18 e 19 de dezembro. O Boletim de Desempenho Individual, com a pontuação da redação e o total de acertos, ficará liberado ao candidato durante todo o processo.

No último dia 12 de novembro, o Centro de Seleção divulgou o gabarito definitivo e as respostas aos recursos sobre o gabarito preliminar.

As matrículas serão realizadas pela Pró-reitoria de ensino e graduação (Prograd), com editais e cronogramas próprios, seguindo a ordem de desempenho e o número de vagas disponíveis em ampla concorrência e cotas sociais.

Inicialmente, serão chamados os candidatos que escolheram o curso como 1ª opção, e aqueles que selecionaram como 2ª opção serão convocados apenas se restarem vagas. A lista de documentos pode ser consultada em edital.  

O Vestibular 2026 oferece 984 vagas em 35 cursos presenciais e gratuitos, com provas aplicadas nas cidades de Amambai, Campo Grande, Dourados, Naviraí e Nova Andradina.

Confira a lista preliminar da 1ª opção de curso aqui!

Confira a lista preliminar da 2ª opção de curso aqui!

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).