Cidades

'terror da citricultura'

Mesmo proibida, murta segue à venda em floriculturas de MS

Há cerca de três meses da sanção que deveria suprimir e erradicar a espécie da família dama-da-noite, mudas da planta ainda estão "empacadas" no estoque de estabelecimentos

Continue lendo...

Espécie de dama-da-noite, hospedeira da bactéria que destrói plantações de laranja e limão, a tão temida murta foi proibida também em Mato Grosso do Sul há cerca de três meses, porém, ainda hoje é possível encontrar algumas dessas plantas em floriculturas do Estado. 

Andando pela Capital em busca da espécie, por exemplo, há comerciantes que são categóricos e apontam ao cliente que a espécie está proibida em Mato Grosso do Sul e, portanto, eles também estão consequentemente impedidos de realizarem a venda. 

Comumente usada até então como "cercas vivas" em diversos condomínios em Campo Grande, a planta natural da região asiática compõe atualmente o top 3 de espécies com essa finalidade de cobrir muros e trazer privacidade. 

  • Murta 
  • Tumbérgia Arbustiva 
  • Podocarpo (pinheiro de Buda) 

Ou seja, quem é pessoa Jurídica e, mesmo com essa proibição, busca a murta em Mato Grosso do Sul, não encontraria o produto devidamente declarado em nota fiscal como se deve. 

Porém, inclusive pelo fato de comerciantes sul-mato-grossenses terem um verdadeiro "pepino" nas mãos com a proibição das murtas, para uma pessoa física (que dependendo da finalidade, não se importaria com nota fiscal), não seria difícil comprar algumas mudas na base da "boa e velha" conversa. 

Isso porque, com a proibição repentina e sem a fiscalização para devidas apreensões e até destruição das plantas por parte do Governo, muitos comerciantes recebem a negativa dos fornecedores, que também não querem recolher as espécies diante da venda proibida.

 

Murta proibida

Essa novela da novela da proibição em Mato Grosso do Sul começou há cerca de quatro meses, após o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) listar MS como com registro de ocorrência da chamada doença dos citros. 

Após isso, deputados estaduais aprovaram um projeto de lei que proibia o plantio; comércio; transporte e produção de murta em MS, seguindo onda proibitiva que atingiu várias cidades Estado brasileiros, devido ao potencial destrutivo da hospedeira da doença. 

Com a sanção pelas mãos do governador Eduardo Riedel saindo no fim de agosto, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) ficariam encarregadas de uma série de "próximos passos". 

Seriam funções da Pasta: 

  • Fiscalizar e elaborar um plano de supressão e erradicação da murta em áreas próximas ao cultivo de citrícolas (com substituição por outra);
     
  • Celebrar convênio de cooperação com outros órgãos para conscientizar a população;
     
  • Gestão e operacionalização das medidas necessárias para o cumprimento do plano de supressão e de erradicação de todas as árvores da espécie exótica murta.

Além disso, a Semadesc pode impor condenação, apreensão e destruição da planta, bem como multar de acordo com a quantia em Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul (UFERMS). 

Caso o infrator seja primário, a pena pode ser convertida em medida socioeducativa com participação em um seminário. 

Setor em desenvolvimento

Resultados do MS Day Internacional em Nova Iorque, feito em maio deste ano, Mato Grosso do Sul tem confirmado a posição de "nova cinturão citrícola" do Brasil, diversificando sua base produtiva e trazendo investimentos para o Estado. 

Como divulgado recentemente pelo Governo do Estado, um desses investimentos somam R$1,2 bilhão, confirmado por representantes da empresa Cambuhy Agropecuária (Grupo Moreira Salles) na data de ontem (05). 

O plantio de laranja na área de Ribas do Rio Pardo, perto de Água Clara, tem investimento previsto ao longo de quatro anos em busca da meta de colher 9 milhões de caixas. 

Conforme o diretor-geral da Cambuhy Agropecuária, Alexandre Tachibana, que traz o negócio de São Paulo para Mato Grosso do Sul, a previsão é que o empreendimento movimente 3,6 mil empregos diretos e indiretos.

"O que nos trouxe para cá foi o greening, que ameaça 70% da área da citricultura do estado de São Paulo. Houve uma busca por uma nova fronteira, entre Minas Gerais e o Mato Grosso do Sul, o novo ‘cinturão citrícola’. E a gente escolheu essa região", disse ele após reunião com o corpo técnico do Governo do Estado. 

Não somente esse empreendimento, como o também gigante do setor, Grupo Cutrale, anunciou em abril deste ano o investimento de R$ 500 milhões para o plantio de 5 mil hectares de laranja em Mato Grosso do Sul. 

Considerada líder em exportações no País, a plantação às margens da rodovia BR-060, na fazenda Aracoara, que fica divisa entre Sidrolândia e Campo Grande, a empresa já previa o plantio de 1.730 milhão de pés de laranja. 

No mesmo mês, Paranaíba recebeu a intenção de plantio de 1.500 hectares do Grupo Junqueira Rodas, que já tinha à época mais 2,5 mil ha previstos para o segundo semestre em Naviraí. 

Titular da Semadesc, como bem esclarece Jaime Verruck, a doença bacteriana conhecida como "greening", que afeta a produtividade, fez muitas empresas migrarem de São Paulo para Mato Grosso do Sul. 

“A citricultura vai bem nas áreas mais arenosas, com menor teor de argila e isso é importante. Como a laranja está vindo com sistemas de irrigação, nós temos aí uma perspectiva de investimentos altos, mas com alta produtividade. Além do clima, solo e áreas disponíveis, notamos em especial a migração de produção de laranjas de São Paulo para MS em função da doença”, explicou.

**(Colaborou Laura Brasil)

Assine o Correio do Estado

JUSTIÇA

Motorista de aplicativo é preso após passageira denunciar estupro em Campo Grande

Jovem de 20 anos relatou ter sido violentada depois de uma corrida na madrugada de sábado (12)

14/09/2026 10h00

Motorista investigado foi localizado na Avenida Mato Grosso e preso por equipe da 1ª DEAM no domingo (13)

Motorista investigado foi localizado na Avenida Mato Grosso e preso por equipe da 1ª DEAM no domingo (13) Divulgação

Continue Lendo...

Um motorista de aplicativo investigado por estuprar uma passageira de 20 anos foi preso no domingo (13), em Campo Grande. O homem, identificado pelas iniciais D.C.O., foi localizado na Avenida Mato Grosso durante o cumprimento de um mandado de prisão temporária pela equipe de capturas da 1ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (1ª DEAM). 

A prisão foi decretada por 30 dias a pedido da unidade policial, que investiga o crime denunciado pela jovem. O caso teria ocorrido na madrugada de sábado (12), quando ela voltava de uma festa e solicitou uma corrida por meio de um aplicativo.

Segundo as informações reunidas pela investigação até o momento, a viagem foi feita até a chegada ao destino. Depois que a passageira realizou o pagamento, porém, o motorista teria impedido que ela deixasse o automóvel ao manter as portas trancadas e passado a assediá-la sexualmente.

Na sequência, conforme o relato apresentado à polícia, o investigado teria ido para o banco traseiro, segurado a jovem pelos cabelos e, mediante violência e ameaça, obrigado a vítima a praticar sexo oral. Ele também teria tentado cometer outro ato sexual contra ela, sem conseguir consumá-lo.

Depois de conseguir sair do veículo, a jovem buscou atendimento médico e procurou a 1ª DEAM para registrar a ocorrência. Durante o atendimento na delegacia, entregou aos investigadores o vestido que usava naquela madrugada.

A peça foi apreendida porque, conforme informado à polícia, apresentaria vestígios de material genético que poderiam estar relacionados ao autor do crime. O vestido deverá passar por exames periciais, cujos resultados poderão contribuir para a investigação.

A apuração ganhou uma nova frente depois que a jovem tornou público nas redes sociais o que teria ocorrido durante a corrida. Outras mulheres teriam entrado em contato após a publicação e relatado situações semelhantes envolvendo o mesmo motorista.

A Polícia Civil agora trabalha para verificar esses relatos e identificar se existem outras possíveis vítimas. A possibilidade de ocorrência de outros crimes sexuais também foi considerada na decisão que autorizou a prisão temporária, diante da necessidade de aprofundamento das investigações.

Além da prisão do suspeito, a Justiça concedeu medidas protetivas de urgência à jovem. Entre as determinações estão a proibição de o investigado se aproximar da vítima ou manter contato com ela por qualquer meio.

Após ser localizado na Avenida Mato Grosso, D.C.O. foi levado à unidade policial para os procedimentos legais e permanece à disposição da Justiça.

As investigações seguem sob responsabilidade da 1ª DEAM para esclarecer as circunstâncias do caso, analisar os elementos periciais reunidos e verificar a existência de eventuais outras vítimas.

PONTO DE PARADA

Caminhoneiros ganham espaço gratuito para descanso na BR-163 em MS

Estrutura oferece aos caminhoneiros espaço adequado para descanso, alimentação, higiene, bem-estar e segurança

14/09/2026 09h30

Primeiro Ponto de Parada e Descanso (PPD) do Estado foi inaugurado em São Gabriel do Oeste

Primeiro Ponto de Parada e Descanso (PPD) do Estado foi inaugurado em São Gabriel do Oeste Divulgação: Motiva Pantanal

Continue Lendo...

A Motiva Pantanal iniciou as atividades do primeiro Ponto de Parada e Descanso (PPD) da BR-163 no Estado, em São Gabriel do Oeste, localizado no km 638+600. O espaço oferece aos caminhoneiros melhores condições de descanso, conforto e segurança durante as viagens.

O espaço é gratuito para os caminhoneiros e foi projetado para atender às necessidades de quem passa longos períodos na estrada.

Para o diretor-presidente da Motiva Pantanal, Nelson Soares Neto, a entrada em operação do primeiro PPD gratuito do Estado reforça uma nova forma de cuidar de quem utiliza a rodovia.

“O início das operações do PPD de São Gabriel do Oeste representa um marco para a BR-163 em Mato Grosso do Sul. Pela primeira vez, os caminhoneiros contam com um espaço gratuito, estruturado e pensado especialmente para suas necessidades. Mais do que uma parada, queremos oferecer um lugar onde eles possam descansar, se cuidar e seguir viagem com mais segurança e tranquilidade”, destaca.

Com um investimento de aproximadamente R$ 18,9 milhões, a estrutura foi montada em um espaço de 334,34 m² de área construída, que possui refeitório com capacidade para 48 pessoas, sanitários completos e adaptados, lavanderia, sala de descanso e fraldário.

O espaço também dispõe de uma academia ao ar livre, com aproximadamente 97 m², equipada com aparelhos para a prática de atividades físicas. Além disso, o complexo possui um estacionamento com 62 vagas para caminhões e cinco para veículos leves.

O PPD de São Gabriel do Oeste é o primeiro dos três previstos pela Motiva Pantanal, que ainda construirá outros dois espaços, sendo um em Dourados e outro em Jaraguari.

Objetivo

A criação de pontos adequados para descanso está diretamente relacionada à promoção da segurança viária. De acordo com a Motiva Pantanal, ao oferecer infraestrutura para que o caminhoneiro possa interromper a viagem e realizar uma pausa adequada, a concessionária contribui para melhores condições de condução e para a redução dos riscos associados à fadiga.

A entrega integra o conjunto de investimentos e melhorias previstos para a BR-163 em MS no novo ciclo da concessão, que prevê a ampliação da infraestrutura, dos serviços e das condições de segurança ao longo dos 845,4 quilômetros da rodovia.

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).