Cidades

Investigação

Policiais que mataram ex-vereador pedem afastamento para tratamento psicológico

Dinho foi morto no dia 8 de junho em frente de uma chacará em Anastácio. O caso segue em investigação e dados da perícia devem sair em 20 dias.

Continue lendo...

Os policiais militares que estão sendo investigados pela morte do ex-vereador de Anastácio e ex-secretário de planejamento do município de Miranda, Wander Alves Meleiro, conhecido como Dinho Vital, foram afastados de suas funções para tratamento psicológico. O parlamentar foi executado no dia 8 de maio, enquanto participava de um almoço de confraternização. 

Segundo o advogado de defesa, Lucas Arguello, os militares que estavam à paisana no almoço em que comemoravam os 59 anos de municipalização de Anastácio, estão muito abalados e foram afastados do trabalho para tratamento psicológico.  

“Apesar de estarem em tratamento psicológico, seguem à disposição das autoridades e cooperando com as investigações”, relatou o advogado de defesa.  

O afastamento dos policiais aconteceu no início da semana. Por isso, a reportagem do Correio do Estado entrou em contato com a assessoria da Polícia Militar para entender melhor os acontecimentos, mas até o fechamento deste material, não obtivemos retorno.


Discussão e morte 

A morte do ex-vereador de Miranda, Dinho Vital, aconteceu no dia 8 de maio, em um almoço de confraternização do município de 59 anos do município, em uma chácara na BR-163. De acordo com informações de testemunhas, Dinho que estava visivelmente alterado, discutiu com o ex-prefeito de Anastácio, Douglas Melo Figueiredo (PSDB). 

Reprodução/ Redes Sociais

A briga iniciou após o atual prefeito, Nildo Alves (PSDB), anunciar que lançaria Douglas pré-candidato pelo partido, quando iniciou uma discussão generalizada com troca de empurrões de discussões. 

Dinho saiu da festa, mas voltou armado para a chácara. Os dois militares que estavam à paisana estavam na frente do local e avistaram o ex-vereador se aproximando em um veículo Fiat Toro. 

O ex-vereador foi abordado pelos policiais. De acordo com a versão dos militares, ele reagiu e houve troca de tiros, quando Dinho foi atingido. O veículo teve os pneus perfurados e uma arma foi encontrada ao lado do corpo. 

No dia do crime, a assessoria da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul foi consultada e relataram que os policiais estavam de folga e foram acionados por participantes da festa. Ela ainda alega que os militares  viram Dinho armado e anunciaram para que ele colocasse a arma no chão. A vítima não acatou a ordem dos policiais e partiu para cima dos policiais . 

Em nota, “a assessoria da Polícia Militar informou que os tiros foram disparados por dois policiais de folga, acionados por participantes da festa. A PM alega que os militares viram uma pessoa armada com pistola, que seria Dinho Vital, anunciaram que eram policiais e ordenaram que colocasse a arma no chão. "(...) mesmo assim o homem não acatou a ordem legal dos PMs e, com arma em punho, partiu em direção aos policiais". 

 

Assine o Correio do Estado   

EDUCAÇÃO

Clube de Ciências no Bioparque Pantanal está com as inscrições abertas até dia 31 de maio

Projeto busca reforçar a educação ambiental oferecendo experiência e conhecimento para popularizar a ciência

21/05/2024 15h00

Clube de Ciências no Bioparque Pantanal está com as inscrições abertas até dia 31 de maio

Clube de Ciências no Bioparque Pantanal está com as inscrições abertas até dia 31 de maio Divulgação

Continue Lendo...

Estudantes interessados em fazer parte do Clube de Ciências do Bioparque Pantanal têm até o dia 31 de maio para se inscrever. O projeto busca reforçar a educação ambiental oferecendo experiência e conhecimento para popularizar a ciência.

A iniciativa tem como objetivo estimular a pesquisa e o desenvolvimento estudantil, de forma que promova a integração entre a comunidade científica e a conservação da biodiversidade no bioma pantaneiro.

Serão considerados projetos que abordem os temas do Núcleo de Pesquisa e Tecnologias do empreendimento (Nuptec): Sustentáveis, Sociais, Educacionais e de Desenvolvimento e Inovação. O principal objetivo do edital é incentivar pesquisas científicas que contribuam para a compreensão, preservação e gestão sustentável do ecossistema do Pantanal.

As vagas são exclusivas para professores e estudantes de escolas públicas e privadas do estado de Mato Grosso do Sul. As inscrições e submissões de projetos podem ser feitas até o dia 31 de maio pelo link.

O preenchimento da ficha de inscrição on-line é responsabilidade do professor. Caso algum campo não seja preenchido ou o projeto não seja enviado, a inscrição será eliminada.

O projeto terá duração de seis meses e será composto por doze grupos, cada um com até cinco estudantes e dois professores-orientadores.

Para mais informações, os candidatos podem contatar a equipe organizadora pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (67) 3389-9619.

ESTUDOS

Cursos gratuitos de vendas e outros 4 estão com as inscrições abertas na Capital

As oportunidades são oferecidas pela Prefeitura de Campo Grande, e tem vagas em cursos de Auxiliar em Serviços Jurídicos, Depilação Egípcia, Design de Sobrancelha, Automaquiagem e Vendas

21/05/2024 14h00

Cursos gratuitos de vendas e outros 4 estão com as inscrições abertas na Capital

Cursos gratuitos de vendas e outros 4 estão com as inscrições abertas na Capital Divulgação

Continue Lendo...

Estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos de Auxiliar em Serviços Jurídicos, Depilação Egípcia, Design de Sobrancelha, Automaquiagem e Vendas. As oportunidades são ofertadas pela Prefeitura de Campo Grande nos dias 27 a 29 de maio.

Todos os cursos acontecem na Secretaria Municipal da Juventude, localizada na rua 25 de Dezembro, 924. Edifício Marrrakech. Os interessados podem realizar sua inscrição pelo site (clique aqui).

O curso Auxiliar em Serviços Jurídicos, tem como objetivo capacitar o aluno para atuar como auxiliar em escritórios de advocacia, departamentos jurídicos de empresas e órgãos públicos, com ênfase no desenvolvimento de habilidades para poder realizar rotinas administrativas e processuais essenciais. 

“Abordaremos temas como alimentação de sistemas jurídicos, acompanhamento de correspondentes, cadastro de processos, operações de início e conclusão de processos”, garante André Luiz da Silva Souza, especialista em Direito Trabalhista, Civil e Consumidor.

Confira as informações: 

Depilação Egípcia

  • 27 a 29/05

  • Horário: 8h às 11h30

 

Design de Sobrancelha

  • 27 a 29/05
  • Horário: 8h às 11h30

 

Automaquiagem

  • 27 a 29/05
  • Horário: 13h30 às 17h30

 

Auxiliar em Serviços Jurídicos

  • 27 a 29/05

  • Horário: 18h30 às 21h30

 

Vendas

  • 27 a 29/05
  • Horário: 18h30 às 21h30

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).