Cidades

Cidades

Morre Liam Payne, ex integrante da banda One Direction

O cantor foi encontrado morto no hotel em que estava hospedado na Argentina

Continue lendo...

Morreu nesta quarta-feira (16), o cantor e ex-integrante da banda One Direction, Liam Payne. O corpo foi encontrado morto no hotel onde estava hospedado em Casa Sur, cidade de Buenos Aires, na Argentina. 

De acordo com informações do jornal La Nacion, o músico faleceu após cair do terceiro andar, ainda conforme relatos, a polícia foi acionada para conter "um homem agressivo que poderia estar sob a influência de drogas ou álcool". 

À imprensa, o chefe do Sistema de Atenção Médica de Emergência (Same) da Argentina, Alberto Crescenti garantiu que se tratou de uma queda de 13 a 14 metros e que o artista sofreu “ferimentos gravíssimos e incompatíveis com a vida”.

“Às 17h04, por meio do sistema integrado de segurança pública 911, fomos alertados sobre uma pessoa que estava em um pátio interno do endereço de um hotel Casa Sur. Às 17h11, uma equipe local do SAME confirmou a morte deste homem e posteriormente descobrimos que ele era cantor de um grupo musical. Infelizmente ele teve lesões incompatíveis com a vida, em decorrência da queda óssea que tivemos que confirmar o óbito, não houve possibilidade de reanimação”, declarou ao TN .

No mês de março deste ano, ele havia lançado "Teardrops", primeiro material inédito desde a faixa "Sunshine", divulgada em 2021. À época, Payne havia afirmado que deixou seu segundo albúm solo para "depois".

Em outubro, o site Rolling Stone informou que uma fonte do jornal The Sun revelou à coluna Bizarre (via NME): "As coisas estão difíceis para Liam no momento. Seu ex-empresário Roger caiu fora no começo do ano".

"Ele [Roger] foi um porto seguro para Liam, e parece que ele [Liam] está tendo dificuldades sem sua orientação. As coisas começaram a parecer um pouco erráticas, com planos sendo feitos e depois cancelados no último minuto", acrescentou.

O insider ainda adicionou: "Liam estava indo muito bem com seu segundo álbum, mas agora está completamente em pausa. Liam está dizendo às pessoas que ele não tem ideia se o álbum será lançado algum dia".

Carreira

Liam Payne, nascido em Wolverhampton em 1993, alcançou a fama mundial como membro do One Direction. Descoberto no The X Factor, formou a banda com Harry Styles, Niall Horan e Louis Tomlinson. O grupo conquistou o topo das paradas com seu álbum de estreia, "Up All Night", em 2011.

A boy band rapidamente conquistou milhares de fãs ao redor do mundo, com hits como "What Makes You Beautiful" e "Best Song Ever". Seus álbuns alcançaram o topo das paradas musicais e quebraram recordes de vendas. 

Após a pausa da banda em 2016, Liam iniciou sua carreira solo, seu primeiro single chamado "Strip That Down", foi em parceria com o rapper Quavo. Seu álbum “LP1” lançado em 2019, teve mais de 18 milhões de singles vendidos e mais de 2,4 milhões de álbuns como artista solo.

O cantor deixa o filho Bear, nascido em março de 2017, fruto de seu relacionamento com a cantora Cheryl Cole.

Em agosto deste ano, o cantor cancelou sua turnê sul-americana por problemas de saúde. Ele iria jogar na Argentina no dia 9 de setembro, mas, devido a uma grave infecção renal, fez uma pausa para preservar a saúde.

Cidades

Com a proibição de murta em MS, conheça outros tipos de dama-da-noite

Amantes de damas da noite, tem outras opções de cultivo sem afetar a produção de citros no Estado; confira

27/12/2024 17h02

Com a proibição da murta em MS, conheça outros tipos de dama-da-noite

Com a proibição da murta em MS, conheça outros tipos de dama-da-noite Divulgação

Continue Lendo...

É bem comum ouvir falar da planta chamada Dama da Noite, no entanto, ao pedir para as pessoas descreverem ou até mesmo pesquisando na internet, você vai se deparar com diferentes espécies que também são chamadas por esse nome popular.

O nome "Dama da Noite" é associado a diversas plantas que compartilham uma característica em comum: a abertura das flores durante a noite. Esse comportamento, bastante singular, pode ser encontrado em uma ampla variedade de espécies, incluindo a famosa “murta”, proibida no Mato Grosso do Sul desde agosto deste ano. 

Para ajudar, a equipe do Correio do Estado separou outras espécies de murta para não haver erros na hora do plantio. Confira

Com a proibição da murta em MS, conheça outros tipos de dama-da-noiteEpiphyllum oxypetalum - Cacto Orquídea

 

Epiphyllum oxypetalum

A espécie mais conhecida no Brasil, trata-se de um cacto com flores brancas “gigantes”. É conhecida também como cacto-orquídea, sendo uma planta trepadeira, que forma cascatas de ramos uma sobre a outra.

Seus ramos são achatados, afilados nas pontas, e dão flores que se abrem ao final da noite, por volta de 23 horas. Vale lembrar que essas flores normalmente se fecham muito rápido, ou seja, para conseguir vê-las, é necessário prestar atenção assim que os botões começarem a abrir.

 

Cestrum nocturnum

Com a proibição da murta em MS, conheça outros tipos de dama-da-noiteCestrum nocturnum

A segunda dama-da-noite surpreende a uma boa parte da população, ela é da família do tomate e da batata inglesa, chamada cientificamente de Solanaceae, da espécie Cestrum nocturnum. 

Essa planta produz uma infinidade de flores em cachos na temporada de primavera-verão, é um tipo de arbusto semi-lenhoso, com um caule ereto e ramificado. Por conta do seu nome, pode ser confundida com o cacto dama-da-noite, Epiphyllum oxypetalum, que dá apenas uma flor.

Geralmente é usada isolada, mas fica bem em pequenos grupos. São ótimas aliadas nas decorações de áreas externas, como sacadas, terraços, varandas e jardins por exalar um cheiro forte e adocicado

Ainda existem lendas que na época de florescimento, suas pétalas brancas podem realizar desejos. 

 

Com a proibição da murta em MS, conheça outros tipos de dama-da-noiteMurraya paniculata - Murta de cheiro

Murraya paniculata - proibida em MS

A mais famosa e temida dama da noite, é a Murta de Cheiro (Murraya paniculata), da família Rutaceae, a mesma do limão, laranja e mexerica (bergamota ou tangerina). Essa planta produz flores muito parecidas com as das outras espécies, abrindo também a noite e com um cheiro único e adocicado. 

Comumente usada como “cercas vivas” a planta natural da região asiática compõe atualmente o top 3 de espécies com essa finalidade de cobrir muros e trazer privacidade.

No entanto, em Mato Grosso do Sul, esse tipo de dama da noite está proibido desde julho, isso porque a murta é hospedeira da bactéria causadora da doença dos citros, "denominada  huanglongbing (HLB), que é uma das doenças mais graves e destrutivas da citricultura mundial, tendo em vista que ataca todos os tipos de citros e que, até o momento, não existe tratamento curativo para as plantas doentes".

Mato Grosso do Sul foi incluído pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) como estado com ocorrência desta doença. O governo também considera que sido ampliada a citricultura no Estado, no contexto de diversificação da produção agrícola, e que a restrição da plantação de murta visa fortalecer a fruticultura e promover ambiente favorável a novos investimentos privados para a geração de emprego e renda neste setor.

Enquanto a medida de extermínio não é regulamentada, a planta está sendo substituída aos poucos pela população. 

Outras opções

Caso a pessoa opte por não ter a dama da noite em casa, é possível substituí-la por outras plantas que possuem também um cheiro marcante como: 

Aroeira-pimenta

Com a proibição da murta em MS, conheça outros tipos de dama-da-noiteAroeira pimenta

A Aroeira Pimenteira é uma planta pioneira, frequentemente encontrada em margens de rios, córregos e várzeas, mas também capaz de prosperar em terrenos secos e pobres. Seus frutos são pequenas drupas globosas de cor vermelho-brilhante, muito apreciadas pela avifauna e amplamente utilizadas como condimento na culinária.

Espécies nativas como a Aroeira Pimenteira são altamente recomendadas para projetos de reflorestamento, preservação ambiental, arborização urbana, paisagismo e até plantios domésticos. O reflorestamento, por exemplo, consiste na recuperação de áreas degradadas, seja por ação humana, por fenômenos naturais ou pela passagem do tempo.

No caso de arborização urbana ou paisagismo, é fundamental considerar o espaço disponível para o plantio, evitando problemas como interferência na fiação elétrica ou danos às calçadas.

Com a proibição da murta em MS, conheça outros tipos de dama-da-noiteBálsamo

Balsámo

O bálsamo (Sedum dendroideum), originário das Antilhas, é uma planta suculenta de até 60 cm de altura, com folhas brilhantes que enriquecem qualquer jardim. Além de suas características ornamentais, a planta possui propriedades medicinais, sendo utilizada como anti-inflamatório e cicatrizante. No entanto, especialistas alertam: antes de usar medicinalmente, consulte um profissional de saúde.  

  • Local de plantio: Prefere sol pleno, mas também se adapta à meia-sombra. Pode ser cultivado em vasos ou jardineiras com furos para evitar encharcamento.  
  • Substrato: Use um substrato poroso, de baixa densidade, para garantir a drenagem da água.  
  • Regas: Devem ser espaçadas para evitar o excesso de umidade, que pode causar apodrecimento das raízes e infestações fúngicas.  
  • Adubação: Reforce a nutrição com adubação orgânica de 3 a 4 vezes ao ano, complementada por adubos minerais de liberação lenta, seguindo as orientações do fabricante.  

Com esses cuidados simples, o bálsamo pode prosperar e oferecer beleza e funcionalidade ao seu jardim.

Como já noticiado pelo Correio do Estado, a murta pode ser substituída por diversas plantas, sejam elas com um cheiro marcante ou com quase a mesma aparência. 

Murta proibida

Essa novela da novela da proibição em Mato Grosso do Sul começou há cerca de quatro meses, após o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) listar MS como com registro de ocorrência da chamada doença dos citros. 

Após isso, deputados estaduais aprovaram um projeto de lei que proibia o plantio; comércio; transporte e produção de murta em MS, seguindo onda proibitiva que atingiu várias cidades Estado brasileiros, devido ao potencial destrutivo da hospedeira da doença. 

Com a sanção pelas mãos do governador Eduardo Riedel saindo no fim de agosto, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) ficariam encarregadas de uma série de "próximos passos". 

Seriam funções da Pasta: 

  • Fiscalizar e elaborar um plano de supressão e erradicação da murta em áreas próximas ao cultivo de citrícolas (com substituição por outra);
     
  • Celebrar convênio de cooperação com outros órgãos para conscientizar a população;
     
  • Gestão e operacionalização das medidas necessárias para o cumprimento do plano de supressão e de erradicação de todas as árvores da espécie exótica murta.

Além disso, a Semadesc pode impor condenação, apreensão e destruição da planta, bem como multar de acordo com a quantia em Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul (UFERMS). 

Caso o infrator seja primário, a pena pode ser convertida em medida socioeducativa com participação em um seminário. 

Setor em desenvolvimento

Resultados do MS Day Internacional em Nova Iorque, feito em maio deste ano, Mato Grosso do Sul tem confirmado a posição de "nova cinturão citrícola" do Brasil, diversificando sua base produtiva e trazendo investimentos para o Estado. 

Como divulgado recentemente pelo Governo do Estado, um desses investimentos somam R$1,2 bilhão, confirmado por representantes da empresa Cambuhy Agropecuária (Grupo Moreira Salles) na data de ontem (05). 

O plantio de laranja na área de Ribas do Rio Pardo, perto de Água Clara, tem investimento previsto ao longo de quatro anos em busca da meta de colher 9 milhões de caixas. 

Conforme o diretor-geral da Cambuhy Agropecuária, Alexandre Tachibana, que traz o negócio de São Paulo para Mato Grosso do Sul, a previsão é que o empreendimento movimente 3,6 mil empregos diretos e indiretos.

Não somente esse empreendimento, como o também gigante do setor, Grupo Cutrale, anunciou em abril deste ano o investimento de R$ 500 milhões para o plantio de 5 mil hectares de laranja em Mato Grosso do Sul. 

Considerada líder em exportações no País, a plantação às margens da rodovia BR-060, na fazenda Aracoara, que fica divisa entre Sidrolândia e Campo Grande, a empresa já previa o plantio de 1.730 milhão de pés de laranja. 

No mesmo mês, Paranaíba recebeu a intenção de plantio de 1.500 hectares do Grupo Junqueira Rodas, que já tinha à época mais 2,5 mil ha previstos para o segundo semestre em Naviraí. 

Titular da Semadesc, como bem esclarece Jaime Verruck, a doença bacteriana conhecida como "greening", que afeta a produtividade, fez muitas empresas migrarem de São Paulo para Mato Grosso do Sul. 

“A citricultura vai bem nas áreas mais arenosas, com menor teor de argila e isso é importante. Como a laranja está vindo com sistemas de irrigação, nós temos aí uma perspectiva de investimentos altos, mas com alta produtividade. Além do clima, solo e áreas disponíveis, notamos em especial a migração de produção de laranjas de São Paulo para MS em função da doença”, explicou.

**(Colaborou Laura Brasil e Leo Ribeiro)

Assine o Correio do Estado

Cidades

Crimes virtuais aumentam em MS e polícia dá dicas para se proteger

Vítimas geralmente sofrem golpes que vão da perda de dinheiro a comprometimento de dados pessoais

27/12/2024 16h31

Golpes online têm aumentado ano a ano

Golpes online têm aumentado ano a ano Divulgação

Continue Lendo...

Com o avanço tecnológico, os crimes virtuais têm se tornado cada vez mais frequentes e feito mais vítimas, inclusive em Mato Grosso do Sul. Os casos estão ficando mais frequentes devido a digitalização dos serviços e das ferramentas on line disponíveis à população.

O crime é chamado de estelionato virtual, que consiste em fraude, enganação ou indução ao erro, vantagem ilícita para próprio benefício ou para terceiros.

Uma oferta de emprego de meio período com a promessa de dinheiro fácil, um desconto numa mercadoria que o comércio jamais aplica. Outras vezes, apelam para o senso de cuidado do internauta, como falsas confirmações de compra que pedem para clicar em um link ou ligar para um falso call-center são exemplos de golpes.

Segundo a Polícia Civil do Estado, a popularização da internet e o avanço das tecnologias ampliaram o número de pessoas expostas a armadilhas digitais e a pandemia de Covid-19, em 2020, também acelerou a digitalização de serviços, aumentando a dependência de ferramentas online e tornando os usuários mais vulneráveis a golpes.

“As consequências do estelionato virtual podem ser devastadoras para as vítimas, incluindo a perda de grandes quantias de dinheiro, danos à reputação e, em muitos casos, o comprometimento de dados pessoais e bancários", afirmou o delegado titular da Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) Centro, Rodrigo Camapum.

"Além do impacto financeiro, essas fraudes frequentemente deixam marcas emocionais profundas, como a sensação de violação e a perda de confiança no ambiente digital”, acrescentou o delegado.

Desta forma, a Polícia Civil faz um alerta para que a população fique atenta e tome algumas atitudes para evitar cair nos golpes.

Crimes virtuais mais comuns

Há vários tipos de estelionato virtuais, mas entre os mais comuns estão:

  • Golpes bancários e financeiros: Criminosos usam engenharia social para obter acesso a dados pessoais e contas bancárias ou induzir as vítimas a fazer transferências sob falsas promessas ou ameaças.
  • Golpes por mensagens e aplicativos: Envolve criminosos se passando por pessoas conhecidas para solicitar dinheiro via aplicativos de mensagens.
  • Golpes de relacionamento e extorsão: Criminosos criam perfis falsos para conquistar a confiança das vítimas e extorquir dinheiro ou ameaçá-las com a divulgação de conteúdos íntimos.
  • Fraudes em compras online: Os golpistas se passam por compradores ou vendedores em plataformas de e-commerce para desviar pagamentos ou não entregar os produtos adquiridos.

Fique atento!

Para evitar cair em golpes digitais, adote as seguintes medidas de segurança:

  • Nunca compartilhe senhas ou códigos de verificação.
  • Ative a autenticação de dois fatores em suas contas.
  • Evite clicar em links desconhecidos ou suspeitos.
  • Não compartilhe conteúdos íntimos, mesmo com pessoas de confiança.
  • Desconfie de relacionamentos virtuais que evoluem rapidamente.
  • Realize compras apenas em sites reconhecidos e evite negociações fora de plataformas oficiais.
  • Questione preços muito baixos ou propostas com promessas de ganhos fáceis.

Caso seja vítima de algum golpe do tipo financeiro, a orientação é notificar imediatamente o banco para que medidas adicionais de segurança sejam adotadas, como bloqueio do aplicativo e senha de acesso.

A vítima também deve fazer um boletim de ocorrência na delegacia de Polícia Civil.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).