Cidades

corumbá

Morte de criança faz prefeitura fechar escolas para vistoria

Defesa Civil de Corumbá não recebeu alerta para tempestade que matou um menino de sete anos e deixou mais quatro crianças feridas nesta terça-feira

Continue lendo...

A prefeitura de Corumbá confirmou que fechará as 37 escolas municipais e extensões para que equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra) façam vistoria nos prédios. A medida foi decidida em caráter emergencial, no fim da tarde de ontem, após o teto do ginásio da Escola Municipal Dr. Cassio Leite de Barros desabar e atingir um menino de 7 anos, que morreu em decorrência dos ferimentos. 

“Equipes da Seinfra vão avaliar a situação de cada escola, cada UBS e demais públicos, para identificar risco à segurança dos usuários”, informou em nota a administração municipal. 

As aulas na Rede Municipal de Ensino (Reme) de Corumbá estão suspensas de hoje até sexta-feira. 
A medida foi tomada em reunião entre o prefeito Marcelo Iunes (PSDB), o secretário de Infraestrutura, Ricardo Ametlla, o secretário de Educação, Genílson Canavarro de Abreu, a secretária de Saúde, Beatriz Assad, o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente Isaque do Nascimento, e os vereadores Elio Moreira Junior e Alexandre do Carmo Taques Vasconcellos.

Parte do teto do ginásio da Escola Municipal Dr. Cássio Leite de Barros, que foi construído há cerca de 10 anos, cedeu e foi abaixo por conta de um temporal de 15 minutos que foi registrado na capital do Pantanal. A ventania foi registrada em dois momentos pela Defesa Civil Municipal.

Em um primeiro momento, os ventos mais contidos ficaram na máxima de 40 km/h. Houve uma redução desse vento e, depois, ocorreu uma rajada muito forte, de 73 km/h. Foi nesse momento que o teto caiu.

Crianças do 2º e do 3º ano da escola municipal faziam aula de Educação Física antes do temporal. Quando a chuva começou, os professores pararam a aula, mas, por conta do vento, não conseguiram sair da quadra e chegar ao pátio onde ficam as salas de aula. Há cerca de 10 metros que distanciam a quadra de um corredor da escola. O intervalo entre um vento e outro até o teto desabar foi de poucos minutos.

Francisca Moreira Gomes, 55 anos, mora ao lado da escola onde ocorreu a tragédia, na rua Alexandre de Castro. O neto dela estuda na unidade de ensino no período da manhã. Ela relatou que, por volta das 14h, o tempo fechou e começou o vento. 

“A impressão que dava é de que tinha uma parede de vento vindo, por conta do jeito que as folhas estavam voando. Quando vi aquilo, fechei todas as janelas. Em casa, eu não tive problema. Mas as minhas vizinhas próximas tiveram destelhamento”, disse.

Ela contou que ainda chovia quando ouviu o barulho do telhado entortando. “Eu fui para a frente da escola. Tinha ambulância, polícia, um monte de gente tentando ajudar as crianças machucadas”, disse. A casa de Francisca fica quase em frente ao ginásio que desabou.

A reportagem do Correio do Estado visitou as redondezas da escola e ouviu de um ex-aluno da unidade que mora próximo ao local que o teto do ginásio, do lado que desabou, tinha telhas soltas há alguns anos.

Quando ventava forte, elas faziam barulho. O rapaz pontuou que a situação era conhecida, porém, não havia dado problema até então. Essa situação também não significa o motivo do desabamento do telhado.

Concomitantemente à vistoria que a prefeitura vai fazer, a Polícia Civil vai instaurar inquérito para apurar se houve falha para o teto desabar. Ainda na noite de terça-feira, mesmo com a escola sem energia, a Perícia Criminal esteve no local para averiguações preliminares. 

Além disso, a unidade de ensino foi lacrada e houve proibição de acesso à quadra por outras pessoas além dos peritos.

Hoje, será realizada perícia detalhada para avaliar a estrutura da quadra, que é aberta nos quatro lados e sustentada por vigas de metal.

Conforme a Defesa Civil Municipal, o temporal registrado em Corumbá não estava previsto. “Essa ventania, nessa hora, não estava prevista em nenhum dos cinco institutos que são acompanhados pela Defesa Civil. Foram dois momentos, em um inicial os ventos mais contidos ficaram na máxima de 40 km/h. Depois, veio uma rajada muito forte de 73 km/h”, informou a administração municipal, por meio de nota oficial.

Para fazer a limpeza da cidade, foram mobilizados 10 caminhões, quatro pás carregadeiras e 40 pessoas para fazer o serviço, principalmente para coleta de galhos e árvores. 

A intervenção começou na tarde de ontem e só terminará hoje. Os atendimentos a pessoas desabrigadas foram concentrados no Cras do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Heloísa Urt. Não foi divulgado o número de pessoas que ficaram desabrigadas por conta de destelhamentos. Pelo menos cinco bairros estavam sem energia até as 20h de ontem.

O temporal também foi registrado em Ladário, bem como em Puerto Quijarro e Puerto Suarez, municípios bolivianos, mas as autoridades informaram que não foram registrados danos graves em residências, escolas e prédios públicos.

SAIBA

Diante da situação, o governador do Estado, Eduardo Riedel, prestou solidariedade e disponibilizou os serviços estaduais e municipais para reconstruir as partes devastadas de Corumbá.

 

Justiça

PGR repete pedido por acesso integral a dados de Vorcaro

Procuradoria reafirma que ministros devem conhecer íntegra do material

12/09/2026 19h00

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Divulgação

Continue Lendo...

A Procuradoria-Geral da República (PGR) reiterou neste sábado (12) o pedido para que todos os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) tenham acesso integral aos dados extraídos pela Polícia Federal (PF) do celular do ex-controlador do Banco Master, Daniel Vorcaro. A manifestação foi encaminhada ao presidente da Corte, ministro Edson Fachin, em meio à disputa sobre quais documentos devem ser disponibilizados antes do julgamento marcado para terça-feira (15).

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, defendeu que os integrantes do STF tenham conhecimento prévio de todo o material necessário para formar entendimento sobre as questões em análise.

“Parece-nos relevante, sobretudo e especialmente dadas as peculiaridades da causa, que todos os ministros tenham conhecimento prévio da integralidade dos dados necessários para à formação de juízo sobre o tema posto em debate”, afirmou Gonet na manifestação deste sábado.

Dados do celular

Na sexta-feira (11), Fachin havia pedido a disponibilização integral das mensagens extraídas do aparelho de Vorcaro. O relator de parte do caso, ministro André Mendonça, afirmou, porém, que não estava com o celular e que os dados obtidos pela PF permaneciam em um envelope lacrado em seu gabinete.

Horas depois, Mendonça tornou públicas outras partes da investigação que ainda estavam sob sigilo, mas não liberou aos demais ministros o acesso às mensagens armazenadas no envelope.

Em nova manifestação, a PGR sustentou que a manutenção do conteúdo sob acesso restrito compromete a igualdade de condições entre os integrantes da Corte.

“Tal providência é necessária para que seja assegurado a todos os Ministros o conhecimento de todas as informações relevantes para o julgamento, já que a subsistência de acesso assimétrico ao acervo informativo compromete a paridade entre os integrantes da Corte e, em última análise, a própria colegialidade que deve presidir o julgamento”, escreveu Gonet.

Disputa no STF

O pedido ocorre em meio a uma série de manifestações de ministros sobre o acesso aos documentos que serão considerados pelo Plenário. Na sexta-feira, Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin também defenderam que os colegas tenham acesso integral ao material relacionado ao julgamento. Neste sábado, o ministro Gilmar Mendes reiterou a posição.

O pedido deste sábado é assinado, além de Gonet e do vice-procurador-geral da República, Hindemburgo Chateaubriand Filho, pelos subprocuradores-gerais André de Carvalho Ramos e Antônio Edílio Magalhães Teixeira.

Julgamento na terça

Está marcada para terça-feira (15) uma sessão plenária extraordinária para analisar a Petição 16.662 e decidir sobre a abertura de uma possível investigação sobre supostas relações de Alexandre de Moraes e Daniel Vorcaro.

Fachin também negou neste sábado o pedido de Moraes para que o processo relacionado a ele fosse julgado conjuntamente com outro procedimento que analisa a atuação de Mendonça como relator de parte do Caso Master.

Segundo o presidente do STF, o processo envolvendo Mendonça ainda está em fase preliminar de instrução e não reúne condições para ser levado ao plenário. A análise desse segundo caso foi marcada para 23 de setembro. 

Tempo

Campo Grande deve ter novo fim de semana de chuva e temporais

Instabilidade deve aumentar entre a noite deste sábado e o domingo, com possibilidade de chuva forte, ventos e trovoadas em quase todo o Estado

12/09/2026 18h30

Continue Lendo...

Campo Grande ainda contabiliza os estragos provocados pelo temporal de quinta-feira (10), mas o tempo instável deve continuar neste fim de semana. A previsão indica aumento das condições para chuva e tempestades entre a noite deste sábado (12) e o domingo (13), com possibilidade de trovoadas, rajadas de vento e chuva forte em pontos de Mato Grosso do Sul.

Para este sábado, o cenário permanece instável. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta a atuação de um sistema associado a um ciclone extratropical que mantém condições favoráveis à ocorrência de chuva e tempestades em partes do Centro-Oeste. O instituto também chama atenção para a possibilidade de granizo em áreas de MS.

Na Capital, a previsão indica muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas. O alerta da Defesa Civil reforça o risco justamente durante a noite, período em que podem ocorrer novas ocorrências relacionadas a vento, chuva intensa e descargas elétricas.

Domingo

Para domingo (13), o Inmet prevê em Campo Grande mínima de 18°C e máxima de 34°C, com muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A combinação de calor e umidade mantém a possibilidade de instabilidade ao longo do dia.

No interior, a instabilidade também deve atingir diferentes regiões do Estado, mas com variação nas temperaturas. Dourados, Ponta Porã, Três Lagoas, Corumbá e Aquidauana estão entre as cidades que devem ter mudança nas condições ao longo do domingo, com possibilidade de chuva associada à atuação da frente fria e das áreas de instabilidade.

Em Dourados, a estação meteorológica da Embrapa Agropecuária Oeste registrou 25 milímetros de chuva entre sexta-feira (11) e sábado, elevando o acumulado de setembro para mais de 72 milímetros.

 

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).