Cidades

Enem

Movimento imigratório para o Brasil no século 21 é o tema da redação

Movimento imigratório para o Brasil no século 21 é o tema da redação

G1

04/11/2012 - 14h08
Continue lendo...

O Ministério da Educação divulgou neste domingo (4) que o tema da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi "Movimento imigratório para o Brasil no século 21".

Para a professora Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora de geografia do cursinho Objetivo, de São Paulo, a escolha do tema foi muito boa. "É um tema bem atual", diz.

"O Brasil tem recebido muitos sul-americanos, como bolivianos, paraguaios, uruguaios e até argentinos, que chegam ao nosso país em busca de melhores condições de trabalho. Temos também uma grande presença de haitianos que começaram Manaus e hoje estão em São Paulo."

Segundo a professora, o estudante pode também mostrar a migração de pessoas altamente qualificadas para o Brasil que vêm junto com as grandes empresas. "A crise na Europa e nos Estados Unidos fez muita mão-de-obra brasileira voltar."

A redação do Enem exige do candidato o domínio da língua portuguesa, a compreensão do tema, a capacidade de organizar as ideias, a argumentação e a solução do aluno para o tema sugerido. Fugir ao tema é um dos motivos que pode levar os examinadores do Enem a dar nota zero para a redação do candidato.

A redação deve ser um texto dissertativo-argumentativo de no mínimo oito e no máximo 30 linhas. O tema da redação do Enem vem acompanhado pelo o que Ministério da Educação chama de "textos motivadores", que podem ser charges, quadrinhos, trechos de livros, notícias ou outros tipos de texto para fazer o estudante refletir e ajudá-lo na produção da redação. Segundo o manual da redação divulgado pelo Inep, o título é um elemento opcional na produção da sua redação.

Cidades

Ladrão de carros é entregue pela Bolívia à Polícia Civil de MS

Criminoso efetuou duas tentativas de roubo mal sucedidas e foi contido pela população de Puerto Quijaro

19/01/2026 15h00

Dilvulgação/PCMS

Continue Lendo...

Um homem de 27 anos, fugitivo de Corumbá por ter tentado furtar dois veículos na madrugada de sábado (17), foi entregue nesta segunda-feira (19) pelas autoridades bolivianas à Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, após ter fugido para o país vizinho. 

O indivíduo foi entregue ao Setor de Investigações Gerais (SIG) da 1ª Delegacia de Polícia de Corumbá na linha de fronteira com Puerto Quijarro pela Dirección de Prevención de Robo de Vehículos (DIPROVE) da Bolívia.

Conforme as investigações, o homem já efetuou diversos roubos e furtos na região de Corumbá. 

Contexto

Durante a madrugada de sábado (17), o suspeito furtou um veículo de uma residência localizada no bairro Cristo Redentor. No entanto, ao atravessar a fronteira para tentar comercializar o carro na Bolívia, foi surpreendido por parentes da própria vítima.

Ele conseguiu fugir dos familiares da vítima e tentou roubar outro veículo em Puerto Quijarro. Novamente sem êxito, foi contido por populares e preso em flagrante pelas autoridades bolivianas, permanecendo sob custódia até a formalização da entrega ao SIG nesta manhã.

 

Cidades

Prefeitura retoma tapa-buracos em diversas regiões de Campo Grande

Equipes intensificaram o trabalho em pontos afetados pelas chuvas e em vias de bairros onde circula intenso fluxo de veículos

19/01/2026 13h00

Divulgação Prefeitura Municipal de CG

Continue Lendo...

Passada a chuva que causou estragos em diversas regiões da Capital, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) intensificou o trabalho de tapa-buracos e manutenção em diferentes pontos de Campo Grande.

Entre eles está o viaduto da Ministro João Arinos, na saída para Três Lagoas, um trecho crítico que constantemente deixa motoristas “ilhados”, como ocorreu há cerca de seis dias, quando a via foi tomada pela água e o tráfego ficou paralisado.

As equipes realizaram serviço de limpeza no canteiro que ladeia a pista, local onde, inclusive, motoristas que tentaram pegar desvios para fugir do trecho alagado chegaram a atolar durante outra das chuvas que atingiram a Capital.

Em outra região, na Avenida Ernesto Geisel, um importante corredor viário que interliga diversas regiões, o serviço que havia sido interrompido no córrego Segredo foi retomado, com a instalação de placas de concreto que haviam cedido.

O serviço é apontado pela pasta como fundamental tanto para a durabilidade da pavimentação quanto para a fluidez do trânsito, uma vez que um lado da pista precisou ficar interditado naquele trecho.

Reparo na Avenida Ernesto Geisel no Córrego Segredo

A Rua Joaquim Murtinho também passou por limpeza e serviços de manutenção, assim como:

  • Avenida Mascarenhas de Moraes;
  • bairro Monte Castelo;
  • Rua Jaci Rios, no Tayama Park;
  • Rua Ministro José Linhares e Rua Marlúce, no cruzamento com a Rua Tamandaré.

São frentes de trabalho em que os serviços de tapa-buracos, limpeza urbana e manutenção estrutural estão ocorrendo em bairros e corredores com grande fluxo de veículos, conforme levantamento realizado.

A Sisep destacou que a ação contempla o cronograma de zeladoria da cidade, atendendo a população em pontos identificados previamente pelas equipes técnicas.

Segundo a Prefeitura de Campo Grande, os trabalhos prosseguem em todas as regiões da cidade, conforme as condições climáticas e a programação dos serviços.

Processos licitatórios

A reestruturação do asfalto tomou "fôlego" com o anúncio deito no Diogrande, desta segunda-feira (19), em que o Executivo Municipal divulgou contratos formados de R$ 12 milhões para o tapa-buracos.

Pelo Diogrande, esses tratam-se dos dois primeiros contratos firmados em 2026, voltados para 
recomposição de capa asfáltica, recomposição de capa asfáltica e da estrutura do pavimento, com os lotes atuais (02 e 05) atendendo as regiões do Bandeira e Lagoa respectivamente.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).