Cidades

Cidades

MP abre procedimento para acompanhar internação involuntária de idoso com esquizofrenia em MS

Caso é de Fátima do Sul

Continue lendo...

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) abriu um procedimento administrativo para acompanhar as medidas realizadas pelo município de Fátima do Sul acerca das condições de saúde do idoso José Fideles (64).

De acordo com o processo publicado no Diário Oficial do MPMS nesta sexta-feira (23), o idoso possui um quadro de esquizofrenia não especificada, e precisa de cuidados familiares até que possa ser internado involuntariamente, uma vez que, de acordo com os autos, não realiza o acompanhamento médico repassado pela Secretaria De Saúde do município.

O processo é assinado pelo promotor de Justiça, Rodrigo Cintra Franco, corre na 2ª Promotoria de Justiça de Fátima do Sul. 

De acordo com o relatório psicossocial divulgado pela assistência social do município, José Fideles possui um quadro de sofrimento mental.

Conforme o texto, o idoso não aceita ser medicado ao menos desde dezembro de 2022. À época, em consulta aos moradores do município, a assistência constatou que Fideles era frequentemente encontrado nas calçadas do município.

Segundo a secretaria de saúde de Fátima do Sul, José Fideles ficou internado na ala psiquiátrica do Hospital Universitário de Dourados entre 13 e 28 de setembro de 2021.

Com quadros crescentes de agressividade, o idoso já chegou atear fogo na própria casa, assim como agredir pai e mãe, ambos já falecidos, afirma o relatório.

Após alta hospitalar, Fideles recebeu instruções médicas, e manteve o uso dos medicamentos até fevereiro de 2022, quando parou de ingerir os medicamentos.

Diante da recusa de Fideles aos remédios, a administração do município tentou contato com o idoso em outras oportunidades, e conforme o relatório, o fatimassulense não foi localizado. 

Em razão das circunstâncias, a Promotoria notificou Luiz Fideles, irmão de José Fideles, acerca da eventual internação do irmão. Ele deve, segundo a promotoria, auxiliar nas condições de saúde de José. O prazo estipulado pela promotoria para obter uma resposta da adoção das providências solicitadas é de 20 dias. 

Assine o Correio do Estado 

 

CRIME

Discussão por pagamento termina em morte a facadas em município de MS

Vítima foi perseguida e atingida por golpes de faca; suspeito, que seria vizinho, fugiu após o crime

28/03/2026 14h30

O principal suspeito do crime é um vizinho da vítima, que já foi identificado pelas autoridades

O principal suspeito do crime é um vizinho da vítima, que já foi identificado pelas autoridades Aquidauana News

Continue Lendo...

Um homem identificado como David Vareiro Machado foi morto a golpes de faca na noite de sexta-feira (27), no Bairro Cristo Rei, em Anastácio, na região leste de Mato Grosso do Sul.

De acordo com informações do portal Aquidauana News, equipes da Força Tática foram acionadas inicialmente para atender uma ocorrência de lesão corporal com uso de arma branca. Ao chegarem ao endereço, os policiais encontraram a vítima caída, já sem sinais vitais.

O Corpo de Bombeiros também foi chamado e confirmou o óbito ainda no local.

De acordo com informações apuradas, o principal suspeito do crime é um vizinho da vítima, que já foi identificado pelas autoridades, mas ainda não teve o nome divulgado. Testemunhas relataram que os dois teriam discutido por causa do pagamento de um serviço, o que teria motivado o desentendimento.

Durante a briga, o suspeito teria se armado com uma faca e passado a perseguir David, desferindo vários golpes. Após o ataque, ele fugiu em uma caminhonete e não foi mais localizado.

O caso foi registrado como homicídio e está sob investigação da Polícia Civil, que realiza diligências para encontrar o autor e esclarecer as circunstâncias do crime.

Assine o Correio do Estado

MATO GROSSO DO SUL

Briga entre famílias deixa seis acusados de tentativa de homicídio

Conflito deixou feridos graves, incluindo vítima com vísceras expostas

28/03/2026 14h00

No local, foram apreendidos objetos como facão, enxada e pá, que teriam sido utilizados na briga.

No local, foram apreendidos objetos como facão, enxada e pá, que teriam sido utilizados na briga. Osvaldo Duarte/ Dourados News

Continue Lendo...

Uma briga generalizada envolvendo duas famílias terminou com seis pessoas acusadas de tentativa de homicídio, na noite de sexta-feira (27), na aldeia Jaguapiru, em Dourados.

De acordo com informações do portal Dourados News, a Polícia Militar foi acionada inicialmente após denúncia de que um grupo estaria atacando veículos com pedras na rotatória de acesso à Reserva Indígena. Ao chegar ao local, porém, os suspeitos não foram encontrados.

Horas depois, por volta das 22h, uma nova chamada informou que uma confusão de grandes proporções ocorria dentro da aldeia. Equipes retornaram à região e encontraram diversas pessoas feridas.

Dois irmãos, um jovem de 19 anos e uma mulher de 25, foram presos em flagrante. Já outros envolvidos, um homem de 56 anos e dois filhos, de 21 e 26 anos precisaram ser socorridos pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e encaminhados ao Hospital da Vida devido à gravidade dos ferimentos.

Uma das vítimas apresentava lesões severas, com exposição de vísceras. Outro familiar, de 58 anos, também ficou ferido durante o confronto.

Segundo o boletim de ocorrência, todos os envolvidos são apontados simultaneamente como vítimas e autores, já que teriam participado das agressões.

No local, foram apreendidos objetos como facão, enxada e pá, que teriam sido utilizados na briga.

As circunstâncias e a motivação do conflito ainda são investigadas pela Polícia Civil.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).