Cidades

Cidades

MPF investiga caso Alstom

MPF investiga caso Alstom

Redação

16/05/2008 - 22h55
Continue lendo...

     

São Paulo

 

O caso Alstom será alvo de investigação do Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo. O objetivo do procurador do MPF Rodrigo de Grandis, designado para este trabalho, é saber se a empresa de engenharia francesa - que já vem sendo alvo de investigação por autoridades da França e Suíça e pelo Ministério Público Estadual de São Paulo, por suspeição de pagamento de propina para vencer licitações de compra de equipamentos para obras de expansão do Metrô paulista nos anos de 1995 a 2003 - cometeu crimes de evasão de divisas e lavagem de dinheiro no Brasil.

 

De acordo com a assessoria do MPF em São Paulo, o procedimento administrativo sobre o caso Alstom está sob sigilo e o procurador Rodrigo de Grandis deverá se pronunciar apenas quando tiver concluído a investigação. No Ministério Público Estadual paulista, além da investigação sobre o eventual pagamento de propina para as obras de expansão do Metrô, outros contratos da empresa francesa com empresas do Governo paulista, como a Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP, privatizada há dois anos), Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Companhia Energética de São Paulo (Cesp), Eletropaulo e Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), também devem ser investigados.

Cidades

Bairros podem ter falta de água em Campo Grande

Águas Guariroba informou que oscilação de energia ocorrida nesta sexta pode afetar o abastecimento de águas em algumas regiões; Veja quais

13/09/2024 16h14

Bairros podem ter falta de água nesta sexta-feira

Bairros podem ter falta de água nesta sexta-feira Foto: Arquivo

Continue Lendo...

Em meio ao calorão, tempo seco e nuvem de fumaça, moradores de algumas regiões de Campo Grande podem ter que lidar com mais um problema: a falta de água. 

A concessionária Águas Guariroba informou, em nota, que uma oscilação de energia elétrica ocorrida nesta sexta-feira (13), em Campo Grande, pode afetar o abastecimento de água na Capital.

Diante do tempo que o sistema de abastecimento da concessionária de água leva para retomar a distribuição, pode ocorrer baixa pressão[...]. É recomendado que os moradores pratiquem consumo consciente", explicou a concessionária.

As principais regiões afetadas são a dos bairros:

  • Coophasul,
  • Coronel Antonino,
  • Noroeste,
  • Carandá Bosque
  • Dahma.

O problema foi identificado pela equipe técnica da Águas Guariroba, que acionou a concessionária de energia elétrica, a Energisa, e foi informada que a oscilação foi ocasionada pela saída de um circuito de alta tensão do sistema de subtransmissão.

Segundo a Águas Guariroba, há um trabalho realizado 24 horas que o abastecimento da Capital não seja afetado neste período de estiagem.

"Com duas captações superficiais e 154 poços profundos, o sistema de abastecimento hídrico é capaz de atender toda a população e está preparado para operar em períodos de baixo índice pluviométrico", concluiu a concessionária.

Caso algum campo-grandense tenha algum problema relacionado ao abastecimento, pode entrar em contato através do número  0800 642 0115 (SAC e WhatsApp), site www.aguasguariroba.com.br e aplicativo Águas APP.

Cidades

Com novos cursos, edital do Vestibular UEMS será publicado ainda este mês

AS novidades são os cursos de Engenharia Civil (Nova Andradina), Fonoaudiologia (Campo Grande) e Terapia Ocupacional (Campo Grande)

13/09/2024 16h00

Com novos cursos, edital do Vestibular UEMS será publicado ainda este mês

Com novos cursos, edital do Vestibular UEMS será publicado ainda este mês Arquivo

Continue Lendo...

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) aprovou três novos cursos e o quantitativo das vagas ofertadas no Processo Seletivo Vestibular e no Processo Seletivo Permanente (PSP). Além disso, a estatal informou que a publicação dos respectivos editais está prevista para a segunda quinzena de setembro,

Ao todo, serão 68 cursos, destes, 30 no Processo Seletivo Vestibular (PSV/UEMS/2025) e 38 no Processo Seletivo Permanente - Histórico Escolar (PSPHE/UEMS/2025).

As novidades são os três novos cursos: 

  • Engenharia Civil (Nova Andradina): período noturno, com 40 vagas e duração de 5 anos;
  • Fonoaudiologia (Campo Grande): período matutino, com 32 vagas, e duração de 4 anos;
  • Terapia Ocupacional (Campo Grande): período matutino, com 32 vagas, e duração de 4 anos.

"A UEMS confirma, mais uma vez, que é uma Universidade atenta às demandas da sociedade sul-mato-grossense, com a aprovação de 3 novos cursos estratégicos para o Estado, sendo dois em áreas de saúde, construídos com o apoio de diversas instituições, as graduações de Fonoaudiologia e de Terapia Ocupacional, em Campo Grande. A terceira oferta, Engenharia Civil, aprovada em Nova Andradina, também é resultado de um trabalho conjunto com aquela Unidade Universitária e vai promover o desenvolvimento e formação de novos profissionais numa região que precisa deste curso", informa o reitor Laércio de Carvalho. 

Para atender às demandas, a UEMS ofereceu, nos últimos anos, cursos em modalidade única em diversos municípios. Alguns desses cursos foram aprovados para se tornarem permanentes na Universidade. Estes cursos são: Direito em Aquidauana, Direito em Jardim e Psicologia em Coxim.

Os interessados que queiram acompanhar o processo seletivo, devem acessar o portal institucional da Universidade, no endereço www.uems.br , ou as redes sociais da UEMS no Instagram e no Facebook, pelos perfis @uemsoficial , em ambas as plataformas.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).