Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CORONAVÍRUS

MS amplia testagem de casos suspeitos de Covid-19

Serão 40 coletas a mais por dia na Capital e dez no interior
03/05/2020 12:00 - Ricardo Campos Jr


 

Mato Grosso do Sul vai ampliar a testagem contra a Covid-19. Somente em Campo Grande, o drive-thru montado no Quartel Central do Corpo de Bombeiros vai coletar diariamente 40 amostras a mais, ajudando a reduzir cada vez mais a subnotificações e favorecendo um monitoramento mais preciso do avanço da doença.

Na transmissão ao vivo deste domingo (3), o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, afirmou que Três Lagoas vai ganhar um dia a mais de exames na semana.

Atualmente, a principal cidade do Bolsão, e segunda maior do Estado em número de casos, tem o drive-thru apenas às terças e quintas-feiras. Com isso, a quantidade semanal de testes sobe de 20 para 30.

Em Dourados, que concentra grande parte da população indígena, começa nesta semana a coleta de material biológico dos moradores das aldeias. Basta ter qualquer sintoma de síndrome gripal e procurar as unidades locais de saúde para receber encaminhamento ao Hospital Evangélico da Missão Caiuá, onde a amostra será retirada.

Todos esses casos utilizam os exames do tipo RTPCR, que só tem eficácia até o sétimo dia após o começo dos sintomas.

Isso acontece porque depois desse período, o vírus desce para as vias aéreas inferiores e raramente é encontrado novamente no nariz.

Para casos acima desse prazo recomenda-se o teste rápido. O Governo Estadual afirma que só usa e contabiliza no boletim epidemiológico os dispositivos aprovados pela União.

CASOS

O novo boletim epidemiológico registra soma de mais seis casos da Covid-19: três em Campo Grande, dois em Três Lagoas e um em Vicentina, que aparece pela primeira vez na lista de cidades com pacientes contaminados.

Houve também a décima morte: o dentista Patrocínio Portocarrero. Ele era dentista, tinha 74 anos, diabético e hipertenso sem histórico de viagem ou contato com caso confirmado. Foi admitido em UTI de hospital privado com febre, tosse, dor de garganta. Evoluiu para insuficiência respiratória.

A morte foi confirmada às 4h50, segundo o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho. O idoso estava internado há mais de um mês, já que o caso foi notificado no dia 24 de março.

 

Felpuda


Figurinha carimbada ganhou o apelido de “biruta”, instrumento que indica direção do vento e, por isso, muda constantemente. Dizem que a boa vontade até existente ficou no passado, e as reclamações são muitas, mas muitas mesmo, diante das decisões que vem tomando a cada mudança de humor do eleitorado. Como bem escreveu o poetinha Vinicius de Moraes: “Se foi pra desfazer, por que é que fez?”.