De 18 de janeiro à 5 de fevereiro, 71.688 sul-mato-grossenses foram vacinados. Desse número, apenas duas pessoas apresentaram efeitos colaterais mais graves.
As pessoas que apresentaram reações foram profissionais de saúde, a ponto de buscar ajuda médica. Contudo, não precisaram ser internadas.
Astrazeneca e Coronavac são os imunizantes que deram reação, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES).
“Acreditamos que já estavam infectados e não foi reação adversa pós vacinação”, esclarece a gerente técnica de Imunização da SES, Paula Goldfinger.
"Já as reações leves são esperadas para toda e qualquer vacina”, acrescenta.
De 3 milhões de pessoas imunizadas no Brasil, 20 apresentaram efeitos colaterais graves, de acordo com o Ministério da Saúde. Ainda estuda-se a relação com as vacinas.
Até a manhã de hoje (8), 76.301 pessoas já foram vacinadas no Estado. Com isso, Mato Grosso do Sul já tem 2,72% de sua população total imunizada. É o 3º Estado do Brasil com o maior percentual de vacinados.
Já foram imunizados trabalhadores da área da saúde (41.593); Idosos em instituições (1.733); idosos com 80 anos ou mais (4.629), Deficientes em instituições (129) e Indígenas aldeados (28.217).
Até o momento, 3.598.838 doses já foram aplicadas no Brasil e 25.688 pessoas já receberam a 2ª dose do imunizante, segundo as secretarias estaduais de saúde.
Distrito Federal, Amazonas e Mato Grosso do Sul são as federações que mais vacinaram até agora.
No mundo, 131.554.023 doses já foram aplicadas, de acordo com o Painel Coronavírus - Google.
No dia 18 de janeiro, 158.760 doses da vacina Coronavac desembarcaram na Base Aérea de Campo Grande.
Em 22 de janeiro, 2 milhões de doses da vacina de Oxford chegaram no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.
Depois, seguiram para o Rio de Janeiro. Desse número, 22 mil chegaram no Estado no dia 24 de janeiro.
No dia 25 de janeiro, 10.200 doses da vacina Coronavac desembarcaram no Aeroporto Internacional de Campo Grande em um voo da Latam.
Mais 32 mil doses da vacina Coronavac chegaram em 7 de fevereiro no Aeroporto Internacional de Campo Grande. As vacinas vieram acondicionadas em 160 caixas.
As vacinas já estão em todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul. A cada lote de entregas, os imunizantes vão sendo distribuídos imediatamente.
A força tarefa de distribuição de vacinas contou com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.
“Em menos de 24 horas, nós chegamos a todos os 79 municípios. Foi uma integração de resultado que funcionou muito bem. Mato Grosso do Sul deu um exemplo ao Brasil na logística da entrega de vacinas”, narra Reinaldo Azambuja, governador.