Cidades

Cidades

Nelsinho confirma apoio a Dilma

Nelsinho confirma apoio a Dilma

LIDIANE KOBER

27/01/2010 - 07h39
Continue lendo...

O prefeito Nelsinho Trad (PMDB) confirmou ontem o apoio à candidatura da ministra Dilma Rousseff (PT) a presidente da República. A decisão vai colocá-lo do lado oposto de tradicionais aliados, como a senadora Marisa Serrano (PSDB), e pode ir contra os interesses do governador André Puccinelli (PMDB), levando em conta a tendência de ele ficar do lado do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), na batalha pela sucessão presidencial. O plano de Nelsinho é conciliar o apoio à reeleição de Puccinelli com a eleição de Dilma e ainda manter a parceria com antigos aliados, como o PSDB. Ele fez questão de ressaltar sua prioridade de ajudar a conquistar mais um mandato para o atual governador, mas nem por isso pensa em seguir o rumo de Puccinelli na disputa pela sucessão presidencial. “A minha prioridade é a reeleição do André; essa, eu vou estar na linha de frente. A questão da eleição presidencial é uma outra história”, explicou. Segundo o prefeito, não é possível deixar de apoiar a candidatura da ministra, levando em conta os investimentos do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Campo Grande. “Não vou contra (a candidatura de Dilma) em função da minha lealdade àqueles que estão me ajudando”, declarou ontem, durante a apresentação da casa, que será o grande prêmio do programa “IPTU dá prêmios”, no Bairro Monte Castelo. Nelsinho informou que, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), quatro grandes obras serão feitas na Capital. Ele indicou 60% dos empreendimentos já estão em execução – índice três vezes maior, em comparação com o andamento das obras nas demais cidades do País. O prefeito não soube informar a totalidade de dinheiro que governo federal repassou para Campo Grande desde que está à frente da administração, mas garantiu que “é uma fatia considerável”. Só neste mês, o Planalto liberou R$ 55 milhões para aplicar em mobilidade urbana e mais R$ 8 milhões para investir em pavimentação asfáltica e combate a enchentes. De tão satisfeito com a gestão do atual presidente, Nelsinho até fez piada, quando elencava obras em Campo Grande. “Nós construímos 11 creches. Ninguém na história desta cidade – você vê que já estou parecido com ele (Lula) – ninguém na história desta cidade construiu como eu”, disse. “Já tentei deixar a barba crescer, só que eu não consigo ter barba”, brincou. Da mesma forma que o prefeito, o governador recebeu recursos recorde do Planalto, porém, a tendência é de ele ficar do lado dos tucanos na disputa pela sucessão presidencial. Puccinelli já avisou que não subirá no palanque de Dilma, caso o ex-governador José Orcírio dos Santos (PT) entre na disputa pelo Governo do Estado. “Quem tem a responsabilidade de uma administração e é ajudado, como está sendo por este governo, vai ser difícil ficar contra”, opinou Nelsinho. No entanto, ele não pensa em subir no mesmo palanque de José Orcírio, no qual Dilma estará presente. Para o prefeito, existem outras formas de ajudar na campanha da ministra. Relação com aliados Ao ser questionado sobre a possibilidade de o apoio a Dilma abalar a parceria de anos com os tucanos, Nelsinho afirmou acreditar na continuidade da aliança. Inclusive, ele já conversou com a senadora Marisa Serrano e não observou sentimento de mágoa por parte da parlamentar. “Em relação a mim, não. Demonstrou (mágoa) em relação a outros acontecimentos”, contou, sem dar mais detalhes. Mesmo assim, o prefeito quer conversar mais com a senadora. “Eu me dou muito bem com ela. Ela foi minha vice, andei por esta cidade toda com a Marisa e vou ter uma conversa esta semana, até mesmo para explicar o meu posicionamento e mostrar a forma que eu sempre procedi”, disse

Infraestrutura

MS ultrapassa os 75% na cobertura de esgoto no estado

Em alguns municípios os índices já alcançaram os 90% e se aproxima cada vez mais da universalização

17/06/2026 10h20

Sanesul

Sanesul Reprodução

Continue Lendo...

O estado de Mato Grosso do Sul avançou na iniciativa de universalizar a cobertura de  esgoto e em maio de 2026 chegou aos 77,04%, um crescimento de cerca de 4,7% com relação a agosto de 2025, quando o estado apontava 72,34%.

Os dados são com relação aos municípios atendidos pela Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul, a Sanesul.

De acordo com metas estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento, o Estado tem se antecipado quanto isso e postulando entre os estados que mais avança em saneamento básico no país. 

O Novo Marco Legal estabelece metas que precisam ser alcançadas até 2033, uma delas é que 90% da população brasileira deverá contar com a coleta e tratamento de esgoto. 

Em Mato Grosso do Sul, ao menos 30 municípios já registram mais de 90% na cobertura, em destaque para cidades como Bataguassu, Brasilândia, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Três Lagoas, Selvíria, Ponta Porã, Laguna Carapã, Paranaíba, Inocência, Bonito, Chapadão do Sul, Amambai, Angélica e Dourados.

Sendo que alguns dos municípios já se aproximam da universalização completa. 
 

BLOQUEIO

Após intervenção, Consórcio Guaicurus tem R$ 46 milhões bloqueados

O juiz Eduardo Lacerda Trevisan, da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, deferiu o requerimento de constrição através do Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário

17/06/2026 10h15

Ficam bloqueados os valores em dinheiro ou ativos financeiros existentes nas contas bancárias das empresas Viação Campo Grande, Viação Cidade Morena, Viação São Francisco e Jaguar Transportes Urbanos

Ficam bloqueados os valores em dinheiro ou ativos financeiros existentes nas contas bancárias das empresas Viação Campo Grande, Viação Cidade Morena, Viação São Francisco e Jaguar Transportes Urbanos Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

No mesmo dia em que a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), decreta o processo de intervenção na concessão do transporte coletivo da Capital, executado pelo Consórcio Guaicurus, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) determina o bloqueio de R$ 46 milhões das empresas que compõe a concessionária.

O juiz Eduardo Lacerda Trevisan, da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, deferiu o requerimento de constrição através do Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário (SISBAJUD), ferramenta eletrônica do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que serve para conectar o Judiciário às instituições financeiras, com o objetivo de localizar, bloquear e transferir valores de devedores.

Com isso, a pedido da ação popular, interposta por Lucas Gabriel de Sousa Queiroz Batista, ficam bloqueados os valores em dinheiro ou ativos financeiros existentes nas contas bancárias das empresas Viação Campo Grande, Viação Cidade Morena, Viação São Francisco e Jaguar Transportes Urbanos, as quais compõem o Consórcio Guaicurus.

Intervenção

Na manhã de ontem (16), a Prefeitura de Campo Grande publicou, na edição do Diário Oficial (Diogrande), o decreto A intervenção na concessão do transporte coletivo de Campo Grande, executado pelo Consórcio Guaicurus, decretada nesta terça-feira (16) pela prefeita Adriane Lopes (PP) não irá trazer alterações para usuários e funcionários durante o período de 180 dias.

O interventor Aléxandre Adriano Lisandro de Oliveira explicou que o primeiro passo será fazer um diagnóstico mais aprofundado sobre a situação do Consórcio Guaicurus e a prestação do serviço, para que ao fim do prazo a prefeitura possa tomar uma decisão "correta e acertada".

Além de Aléxandro, que já ocupou o cargo de diretor de regulação e fiscalização da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (MT), também fazem parte da equipe de intervenção o economista e consultor empresarial Rodolfo Bahiense Fernandes, como interventor administrativo-financeiro; Alexandre Souza Moreira será o interventor jurídico, ele ocupa cargo de confiança na Agetran e é chefe da Junta Administrativa de Recursos de Infrações e Transportes; e Robson Tadeu Pereira, como interventor operacional.

De acordo com Adriane, como foi proposta uma intervenção pacífica, a equipe nomeada irá atuar promovendo a troca da diretoria das empresas que formam o Consórcio para uma avaliação financeira e orçamentária e para entender se houve e quais os problemas surgiram no decorrer dos anos de concessão.

Oliveira explicou que a intervenção é um procedimento legal, previsto para contratos de concessão de serviços públicos em crise e que, no caso do Consórcio Guaicurus, foi feito um levantamento que concluiu que havia a necessidade de entrar com a intervenção para buscar informações dentro de dentro da empresa.

Ele acrescentou que a intervenção funciona como uma nova gestão, com novos diretores entrando de forma temporária. Essa equipe terá acesso a documentos e poderá avaliar todos os dados, sem restrições. 

No período, toda a gestão ficará a cargo dos interventores, que também serão responsáveis pela folha de pagamento, manutenção do sistema, diesel, dentre outros.

Ao término da intervenção, a prefeita, em vista do relatório final dos interventores e do resultado do procedimento administrativo, decidirá sobre: o encerramento da intervenção e a devolução do serviço à atual gestão do Consórcio, com ou sem condicionantes; a aplicação de sanções contratuais cabíveis; a decretação da caducidade da concessão, mediante processo administrativo específico; e a adoção de outras medidas administrativas e judiciais pertinentes.

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).