Cidades

Cidades

Nelsinho participa de Congresso do Centro Ibero-Americano de Desenvolvimento Urbano

Nelsinho participa de Congresso do Centro Ibero-Americano de Desenvolvimento Urbano

Redação

27/07/2010 - 23h45
Continue lendo...

     

Campo Grande é um dos novos integrantes da Rede de Cidades do Centro Ibero-Americano de Desenvolvimento Estratégico Urbano (CIDEU) e participará do XVIII Congresso da entidade que acontece dos dias 28 a 30 de julho, em Belo Horizonte, reunindo diversos países e suas experiências.

Na ocasião, o prefeito Nelsinho Trad comporá a mesas de prefeitos junto com Miguel Lifschitz (Rosario - Argentina), Marcio Araujo de Lacerda (Belo Horizonte), Emilio Grateron (município de Chacao/ Venezuela), Blanca M. Alcalá Ruiz (Zaragoza - México) e Antonio Ledezma (Caracas - Venezuela).

Nelsinho estará acompanhado da diretora-presidente do Planurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano), Marta Lúcia da Silva Martinez e da coordenadora da Unidade Especial de Criação e Inovação de Campo Grande, Edna Antonelli que participarão das mesas técnicas.

O Congresso do Centro Ibero-Americano será marcado pelo tema central "Inovação e Criatividade na Cidade", que terá o embaixador Samuel Pinheiro, Ministro Chefe de Assuntos Estratégicos do Brasil, como palestrante. Durante os três dias de Congresso, estarão em pauta discussões que permeiam questões práticas relacionadas às ações geradoras de inovação na gestão da cidade, à inovação e planos estratégicos das cidades, às novas soluções em relação ao meio ambiente, espaço urbano e sociedade, aos canais e agentes promotores da criatividade e os ambientes empreendedores.

De acordo com o prefeito, fazer parte desta Rede de Cidades com municípios em pleno desenvolvimento urbano, social e econômico é sinônimo de fortalecimento para as administrações públicas no país, no que diz respeito à continuidade de projetos e no surgimento de ações concretas. "Passamos a compartilhar informações das cidades ibero-americanas, um passo importante para nossa cidade", justifica.

Nelsinho Trad ressalta que com o planejamento, o crescimento ordenado e a participação na Rede de Cidades do CIDEU, Campo Grande está no caminho certo para o sucesso das ações em andamento e ainda a serem empreendidas. Segundo o prefeito, o intercâmbio e a elaboração de planos estratégicos locais e regionais calcados na troca de experiências de diversas cidades integrantes da Rede vão propiciar benefícios para todos os participantes.

 

Experiências de Campo Grande

Fazer parte do CIDEU será também sinônimo de troca de muitas experiências implementadas e em fase de execução em Campo Grande. Entre os exemplos estão a inovação no ensino-aprendizagem com o entrosamento dos alunos da Reme (Rede Municipal de Ensino) com novas mídias e tecnologias, a inclusão digital com telecentros, salas de informática nas escolas e o projeto Computadores para Inclusão que capacita jovens para manutenção de máquinas e melhor entendimento destas tecnologias.

Na área de política urbana, Campo Grande conta com diversos projetos em desenvolvimento. Entre as ações implementadas destacam-se os parques lineares do Cabaça, do Imbirussu/Serradinho, do Segredo e do Lagoa ? que levam o nome dos córregos correspondentes ? o Centro de Belas Artes, a Casa da Memória da Ferrovia, a Orla Morena e Orla Ferroviária, com novas ruas e avenidas, interligando bairros, criando circuitos culturais e de lazer e reestruturando o antigo trecho antes ocupado pelos trilhos.

Outro exemplo inovador em desenvolvimento urbano consiste na revitalização do centro da cidade, na sua área de interesse cultural e histórico a partir do Plano Local de Revitalização das Zonas Especiais de Interesse Cultural do Centro, discutido com a sociedade e transformado em Lei em 20 de julho deste ano. De acordo com a diretora- presidente do Planurb, Marta Martinez, a revitalização dessa área representa o fortalecimento do turismo, do comércio e serviços, o estímulo ao crescimento econômico e inclusão social, acessibilidade e reestruturação na iluminação, com fiação elétrica subterrânea, mobilidade urbana, despoluição visual e sonora, arborização compatível e segurança. "Revitalizar o centro da cidade vai significar o fortalecimento da identidade cultural de Campo Grande".

                A gestão democrática é outro exemplo na área de desenvolvimento urbano de Campo Grande que tem, na prática, muito a oferecer. Para a titular do Planurb, muitas das ações implementadas pela prefeitura surgiram da própria população que tem voz ativa por meio dos Conselhos Regionais, criados em 1998 pelo Plano Diretor de Campo Grande. "A gestão democrática prossegue com os demais componentes do Sistema Municipal de Planejamento, como o Conselho Municipal de Desenvolvimento e Urbanização (CMDU), que já existe há mais de 20 anos na nossa cidade e os conselhos municipais", explica Marta Martinez.

Comércio de Bairro

Feira da Coophatrabalho oferece opções de presentes personalizados para o Natal

Aproveite o sábado (21) para adquirir lembrancinhas e fomentar o comércio do bairro

21/12/2024 11h32

Continue Lendo...

Na segunda edição da Feira da Coophatrabalho, que reuniu diversos expositores, incluindo pequenos comerciantes do bairro e da região, é a oportunidade perfeita para quem está em busca de presentes para o final do ano.

O comércio no bairro, que abrange o grande Santo Amaro, atraiu também vendedores de fora. Entretanto, a produção feita por moradores nos arredores agregou diversos produtos à feira, que, em sua primeira edição, foi um verdadeiro sucesso.

“Teve bastante gente do bairro e dos bairros ao redor também. Então, como uma economia criativa, são pessoas que produzem seus próprios produtos. A primeira edição teve uma aceitação muito legal da população”, pontuou Luanna Peralta.

A primeira edição teve diversos expositores e a organizadora acredita que, desses, 70% são residentes do bairro ou arredores.

Garanta seus presentes

Amantes de feiras sabem que é o ponto certo para encontrar presentes personalizados, seja em peças de artesanato ou em outros produtos de fabricação própria, como essências, sabonetes artesanais, camisetas, crochê, sebo livraria e mais de dez opções de brechó.

Quanto à parte gastronômica, o passeio vai desde o sobá, queridinho do sul-mato-grossense, shawarma, e o que não pode faltar: pastel com garapa!

“Temos muitas variedades também. No espaço infantil, além da praça que possui parquinho, temos também a parte dos brinquedos infláveis da área kids.”

Arte e Cultura

Com foco na disseminação da cultura de forma simples, nesta edição, quem for dar um ‘rolezinho’ na praça vai se encantar com o som de Kalélo e suas brasilidades, que promete não deixar ninguém parado.

Sem deixar de lado o bar oficial da feira, que é o grande carro-chefe, de onde as organizadoras conseguem arrecadar o dinheiro para arcar com o custeio da feira, que é totalmente independente.

Revitalização

Recentemente, a Praça Camilo Boni passou por uma reforma que remodelou o campo de futebol, tornando a estrutura moderna, com o uso de iluminação LED. Na lateral, uma meia quadra de basquete foi construída para que mais moradores possam aproveitar o espaço.

Serviço

Feira da Coophatrabalho  
Local: Praça Camilo Boni  
Data: 21 de dezembro  
Horário: 17h às 22h  
Endereço: Entre a Avenida Florestal e Café Filho, na esquina com a rua Pequi.

Assine o Correio do Estado

Cidades

Campo Grande é a terceira cidade mais segura em ranking nacional

Capital de Mato Grosso do Sul está a frente dentre as cidades do Centro-Oeste

21/12/2024 11h30

Campo Grande é a cidade que obteve a melhor classificação no Centro-Oeste

Campo Grande é a cidade que obteve a melhor classificação no Centro-Oeste Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

A capital sul-mato-grossense, Campo Grande, conquistou uma posição de destaque no Ranking Connected Smart Cities 2024, elaborado pela Urban Systems.

Na 10ª edição do estudo, que avaliou 656 municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes, Campo Grande alcançou a 15ª colocação geral e liderou o ranking na região Centro-Oeste.

Desempenho

Entre as cidades com mais de 500 mil habitantes, Campo Grande obteve a 7ª posição, destacando-se em áreas como segurança, tecnologia, governança e empreendedorismo.

A capital foi a única cidade do Centro-Oeste a figurar entre as 100 melhores em todos os eixos temáticos avaliados pelo ranking.

Campo Grande obteve resultados expressivos em diversos setores:

  • Segurança: 3ª posição nacional e 1ª no Centro-Oeste
  • Tecnologia e Inovação: 11ª posição nacional e 2ª no Centro-Oeste
  • Urbanismo: 7ª posição nacional e 2ª no Centro-Oeste
  • Educação: 3ª posição nacional e 1ª no Centro-Oeste
  • Empreendedorismo: 9ª posição nacional e 1ª no Centro-Oeste
  • Governança: 6ª posição nacional e 1ª no Centro-Oeste
  • Meio Ambiente: 11ª posição nacional e 1ª no Centro-Oeste
  • Saúde: 7ª posição nacional e 1ª no Centro-Oeste

A prefeita Adriane Lopes atribuiu o sucesso de Campo Grande à eficiência das políticas públicas adotadas pela gestão municipal. "Estar entre as cidades mais inteligentes do Brasil é o resultado de um trabalho integrado entre as áreas da Prefeitura, sempre pensando no desenvolvimento sustentável e na qualidade de vida da população", afirmou.

O secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Ademar Silva Júnior, ressaltou que o reconhecimento fortalece o compromisso da capital em continuar avançando rumo a um futuro mais conectado e sustentável.

Indicadores

Campo Grande apresentou números impressionantes em diversos aspectos. Confira as marcas:

  • Velocidade média das conexões de banda larga: 467 Mbps
  • Cobertura de serviço 5G: 99% dos moradores
  • Infraestrutura de inovação: 1 parque tecnológico e 7 incubadoras de empresas
  • Investimento público per capita em Educação: R$ 1.136
  • Investimento público per capita em Saúde: R$ 1.847
  • Crescimento das empresas de tecnologia: 11,9%
  • Crescimento das empresas de economia criativa: 18,09%
  • Crescimento dos MEIs: 6,2%

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).