Em razão das baixas temperaturas registradas no último fim de semana, o Centro de Triagem e Encaminhamento ao Migrante (Cetremi) acolheu, entre migrantes e moradores de rua, 80 pessoas. A Prefeitura de Campo Grande por meio da Secretaria Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania (SAS) desenvolve, desde 1988, o programa de apoio ao migrante ou a pessoas que estão morando na rua.
No local, as pessoas acolhidas recebem assistência provisória por meio de hospedagem, alimentação, higienização, orientação, encaminhamento à rede socioassistencial e o desenvolvimento de oficinas de ressocialização.
De acordo com a secretária municipal da SAS, Maria Antonieta Amorin Trad, atualmente a população moradora na rua, em Campo Grande, é composta por 30 pessoas, após um intensivo trabalho de reinserção das pessoas nas famílias. “Para uma cidade com quase um milhão de habitantes, tínhamos um público que não chegava a 60 pessoas e o trabalho de reinserção familiar reduziu o número pela metade. Esta é a meta da SAS: identificar os casos, identificar os problemas psicosociais e respeitar a vontade das pessoas de voltarem ou não ao para o ambiente familiar”, destaca a titular da pasta.
A secretária ressaltou, ainda, que a missão principal do Cetremi é atender o migrante que passa por Campo Grande e que esteja sem condições de voltar ao local de origem, oferecendo acomodações, a passagem e o transporte até a rodoviária. “Contamos com uma equipe capacitada para atender estas pessoas que, por motivos diversos, precisam de ajuda para retornar ao local de domicílio e, geralmente, conseguimos resolver o problema em quarenta e oito horas, o que é uma alegria para a pessoa e uma vitória para a equipe”, comemora Antonieta.
O telefone do Cetremi é (67) 3341-2505.
Helicóptero foi encontrado nesta terça-feira em Santa Catarina, sem sobreviventes (Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros SC)



