Cidades

receita

Nhoque fácil

Nhoque fácil

tudogostoso - uol

18/09/2011 - 00h00
Continue lendo...

  • Ingredientes
  • 2 caldos de galinha
  • 3 xícaras de leite
  • 6 colheres de sopa de maionese
  • 2 colheres de salsinha picada
  • sal a gosto
  • 3 xícaras de farinha de trigo 
  •  
  • Modo de Preparo
    1. Dissolva os 2 caldos no leite e leve ao fogo com a maionese, a salsinha e o sal
    2. Quando levantar fervura e a maionese derreter, retire do fogo e coloque a farinha de trigo de uma só vez
    3. Misture bem rápido para não empelotar
    4. Volte a massa no fogo baixo, mexendo por 1 ou 2 min
    5. Desligue o fogo e deixe a massa amornar
    6. Sobre a mesa enfarinhada, coloque a massa e faça rolinhos
    7. Corte no formato de nhoque
    8. Numa outra panela com água e sal, cozinhe os nhoques
    9. A dica é que o nhoque seja retirado da água assim que ele subir, estará no ponto
    10. Escorra e sirva com seu molho preferido
      Informações Adicionais
    1. Segundo uma supertição italiana, quem come nhoque no dia 29, tem sorte nos próximos 30 dias. Mais um bom motivo para saborear esse delicioso prato.

      A origem do costume é explicada com uma lenda que possui várias versões. A mais aceita conta que um frade andarilho chegou a uma pequena localidade italiana e bateu à porta de um casal de velhinhos, num dia 29. Pediu um prato de comida e recebeu o único alimento que havia: nhoque. Tempos depois, voltou ao local e contou aos velhinhos que, após comer aquele prato, sua vida mudara para melhor.
  • LUTO

    Morre Renato Rabelo ex-presidente do PCdoB aos 83 anos

    Ele presidiu a sigla de 2001 a 2015

    15/02/2026 21h00

    Ele presidiu a sigla de 2001 a 2015

    Ele presidiu a sigla de 2001 a 2015 pcdob.org/Divulgação

    Continue Lendo...

    Morreu neste domingo (15), aos 83 anos, o ex-presidente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) Renato Rabello. Ele presidiu a sigla de 2001 a 2015. A morte foi confirmada pelo partido, em nota.

    “[O PCdoB] expressa o sentimento de consternação de toda a militância comunista que, em homenagem a Renato, inclina a bandeira verde e amarela da pátria, entrelaçada com os estandartes vermelhos da revolução e do socialismo. E acolhe no peito os sentimentos, os pêsames que chegam do país e do exterior e pulsam nas redes sociais”.

    Renato foi vice-presidente nacional da União Nacional dos Estudantes (UNE) durante a ditadura militar de 1964, militante da Ação Popular (AP) e membro do núcleo dirigente que conduziu a integração da organização ao PCdoB, em 1973.

    Foi exilado na França, em 1976, quando dirigentes do PCdoB foram assassinados, presos e torturados no Brasil, e retornou com a anistia de 1979. Dedicou-se, em especial, ao fortalecimento das relações do PCdoB com os países socialistas, notadamente, China, Vietnã e Cuba.

    “Sua maior obra é o aporte de ideias e formulações ao acervo teórico, político e ideológico do Partido, importantes contribuições teóricas e políticas que enriqueceram o seu pensamento tático, estratégico e programático, como também a práxis de sua edificação e atuação na arena da luta de classes”, diz a nota do PCdoB. 

    Renato foi um dos articuladores, pelo PCdoB, junto com João Amazonas, da Frente Brasil Popular (PT, PSB, PCdoB) que lançou, em 1989, a primeira candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva para presidente da República.

    “Recebi com muita tristeza a perda do companheiro Renato Rabelo, grande liderança do PCdoB. Desde muito jovem, Renato entregou sua militância, inteligência e energia à defesa dos trabalhadores, do socialismo e do Brasil. Enfrentou a ditadura, a perseguição e o exílio”, disse, nas redes sociais, a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais do Governo Lula, Gleisi Hoffmann. 

    A deputada pelo PCdoB, Jandira Feghali, também prestou homenagem ao líder do partido.

    Hoje me despeço com profunda tristeza de um grande amigo, referência ideológica, política e de afeto, que presidiu nosso PCdoB por décadas, e um dos maiores construtores da história do Brasil. Renato dedicou a vida inteira à luta pela democracia, pela soberania nacional, por direitos e pelo socialismo. O Brasil ficou mais pobre de ideias e de luta”, disse.

    FUTEBOL

    Paquetá desencanta, Flamengo vence Botafogo e vai à semi do Carioca

    Rubro-Negro encara Madureira e pode chegar à oitava final consecutiva

    15/02/2026 20h00

    A partida foi transmitida ao vivo pela Rádio Naciona

    A partida foi transmitida ao vivo pela Rádio Naciona Divulgação

    Continue Lendo...

    Ameaçado, em determinado momento da primeira fase, de ter que disputar um quadrangular para não ser rebaixado no Campeonato Carioca, o Flamengo está nas semifinais do Estadual. Neste domingo (15), o Rubro-Negro venceu o Botafogo por 2 a 1 no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pelas quartas de final. A partida foi transmitida ao vivo pela Rádio Nacional .

    Em busca da oitava final de Estadual consecutiva, o Flamengo terá pela frente o Madureira, em jogos de ida e volta que serão agendados pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj). O Tricolor Suburbano será o mandante da segunda partida, já que fez melhor campanha.

    O Glorioso, por sua vez, fica fora das semifinais pela terceira edição em sequência. O Alvinegro não decide um Carioca desde 2018, quando foi campeão pela última vez, e acumula uma série de cinco derrotas na temporada.

    O clássico deste domingo teve o desencantar de Lucas Paquetá. Foi do meia, que retornou ao Rubro-Negro depois de oito temporadas, o gol que abriu o marcador do Nilton Santos, aos 18 minutos. O camisa 20 recebeu do atacante Bruno Henrique na entrada da área e bateu no canto do goleiro Neto.

    O Botafogo empatou aos oito do segundo tempo. O lateral Alex Telles cobrou escanteio e o zagueiro Alexander Barboza, de cabeça, encobriu o goleiro Andrew. No fim da partida, aos 38 minutos, o volante Erick Pulgar testou fraco em cima de Neto, dentro da área, mas o goleiro deu rebote e o próprio chileno aproveitou, decretando o triunfo rubro-negro.

    O último semifinalista do Carioca será conhecido na segunda-feira (16). Às 18h (horário de Brasília), o Fluminense recebe o Bangu no Maracanã. Quem avançar, encara o Vasco, que despachou o Volta Redonda no último sábado (14), nos pênaltis.

    Assine o Correio do Estado

    NEWSLETTER

    Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

    Fique Ligado

    Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

    e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).