Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

RECURSOS HÍDRICOS

Nível do Rio Paraguai atinge o menor nível da história e situação deve piorar

Na régua perto da Marinha em Ladário, a água está nove centímetros abaixo de zero.
11/09/2020 17:10 - Ricardo Campos Jr


O Rio Paraguai está com o pior nível dos últimos cinco anos em alguns pontos e a situação tende a ficar pior até o fim de outubro. A projeção é do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) e foi divulgada durante transmissão ao vivo pela internet nesta sexta-feira (11).

Conforme o gerente de recursos hídricos do órgão, Leonardo Sampaio, na régua perto da base da Marinha em Ladário a água está nove centímetros abaixo de zero.

Em 2015, o menor nível registrado naquele local foi de 153 centímetros. No ano seguinte, caiu para 212 cm. Em 2017 subiu para 155cm e em 2018 para 234 cm. Contudo, ano passado voltou a cair e bateu 95 cm, valor que já foi superado.

Também de forma atípica, o Rio Paraguai não transbordou como de costume em junho e julho. A previsão de Sampaio é de que a água continue recuando, o que deve dificultar a navegação. a estimativa é feita com base nas projeções de chuva para Mato Grosso do Sul, que não devem ser tão intensas.

Precipitações são esperadas entre os dias 19 e 21 de setembro e depois entre 25 e 26, mas em volume inferior ao necessário para reverter a situação, mas que devem ajudar a controlar os incêndios no Pantanal, que se espalham devido ao tempo seco.

O ideal seria que o Rio Paraguai tivesse, no geral, altura de 3,6 metros, mas atualmente está em 2,8 metros. Os rios Miranda, Aquidauana e o Rio Pardo, na bacia do Paraná, também sofrem com a escassez de chuvas.

 
 

Felpuda


Figurinha está trabalhando intensamente para tentar eleger a esposa como prefeita de município do interior.

Até aí, uma iniciativa elogiável. Uns e outros, porém, têm dito por aí que seria de bom tom ele não ensinar a ela, caso seja eleita, como tentar fraudar folha de frequência de servidores. 

Afinal, assim como ele foi flagrado em conversa a respeito com outro colega, não seria nada recomendável e poderia trazer sérias consequências. Só!