Nove municípios de Mato Grosso do Sul comemoram aniversário nesta quinta-feira (13).
Completam 41 anos de emancipação política os municípios de Bodoquena, Itaquiraí, Sete Quedas e Tacuru, enquanto outros cinco celebram 45 anos, sendo eles, Angélica, Aral Moreira, Deodápolis, Eldorado e Mundo Novo.
Últimas notícias
Angélica
O Município de Angélica que foi criado no dia 13 de maio de 1976, comemora nesta quinta-feira (13), 41 anos de emancipação política.
O município foi criado desmembrando-se da cidade de Dourados.
A cidade que já foi uma grande produtora cafeeira, hoje tem sua economia baseada na cultura de cana-de-açúcar e na criação de gado.
Aral Moreira
Aral Moreira é um município situado no sudoeste de Mato Grosso do Sul. Foi distrito do município de Ponta Porã até 1976, ano o qual foi elevado a categoria de cidade.
Tem como principais atividades econômicas a agropecuária e serviços. Está voltada basicamente para agricultura com plantio de soja e milho, e a pecuária com a criação de gado e pequena bacia leiteira.
Bodoquena
Situada na região da Serra da Bodoquena, está a 70 km da cidade de Bonito. Foi distrito de Miranda até 1980, quando passou a município.
É um dos municípios que integram o complexo turístico do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, apresentando grande potencial turístico.
Em razão do período pandêmico, pelo segundo ano consecutivo a cidade não celebrará o aniversário com sua festa tradicional.
Desta forma, a comemoração está ocorrendo de forma on-line, onde autoridades presentes deixam suas mensagens de parabéns para a população de Bodoquena e apresentam investimentos previstos para o desenvolvimento da cidade serrana.
A programação começou 9h desta quinta-feira (13), e irá até às 11h, confira a seguir:
09h - O ato cívico de hasteamento da bandeira no paço municipal.
10h - autoridades visitam obras, fazem inaugurações e realizam assinaturas de autorização de licitação para contratação de empresa para obra de drenagem e asfalto no bairro Santo Afonso.
11h - A Live Bodoquena 41 anos: Apresentação de investimentos para o município. No Facebook da Prefeitura de Bodoquena.
Deodápolis
Distrito criado com a denominação de Deodápolis, subordinado ao município de Glória de Dourados, foi elevado à categoria de município em 1976.
Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2018, era de 12 868 habitantes.
Eldorado
Emancipado em 1976, Eldorado está situado às margens do Rio Paraná, no extremo sul do Estado de Mato Grosso do Sul, divisa com o Estado do Paraná.
A cidade é popularmente conhecida como capital da melancia devido a alta produção da fruta. A principal atividade econômica de Eldorado é a pecuária.
Itaquiraí
Distrito criado com a denominação de Itaquiraí, subordinado ao município de Iguatemi, foi elevado à categoria de município em 13 de maio de 1980.
Destaca-se pelo cultivo da lavoura comercial de grãos e também conta com algumas industrias que contribuem para a economia do município.
Mundo Novo
Localizado no extremo sul do Estado, faz divisa com o estado do Paraná e com o Paraguai, através da cidade de Salto Del Guairá, linha terrestre asfaltada e separadas por uma distância de 14 km. Foi desmembrado do município de Iguatemi e elevado à município em 1976.
Em razão da comemoração de 45 anos de emancipação político-administrativa da cidade, a Prefeitura de Mundo Novo anunciou que as mais variadas obras em execução continuam.
Sete Quedas
Elevado à município em 1980, Sete Quedas tem como principais fontes de renda a pecuária bovina, soja e o cultivo da mandioca.
Está localizada no sudoeste do Estado e faz fronteira ao sul com a cidade de Corpus Christi, no Paraguai.
Tacuru
Município localizado no sudoeste do Estado comemora hoje 41 anos de emancipação política.
Desde 2010, Tacuru possui além do português, o guarani como língua oficial, sendo a segunda cidade do Brasil a adotar um idioma indígena como oficial.


