Cidades

SUPERDOTADAS

Número de superdotados cresce de 15 para 21 em MS

Estado está subiu para a 16ª colocação no ranking brasileiro

Continue lendo...

O número de pessoas superdotadas em Mato Grosso do Sul subiu para 21 neste segundo semestre de 2024, e o Estado ocupa agora a 16º posição no ranking nacional, conforme aponta pesquisa realizada pela Mensa Brasil.

Se comparado com levantamento divulgado no primeiro semestre deste ano, o índice aumentou em 40%, já que antes eram 15 superdotados registrados em MS. À época, o estado ocupava o 17º lugar no ranking das Unidades da Federação com o maior número de superdotados

A organização considera pessoas superdotadas aquelas que possuem capacidades mentais significativamente acima da média em uma ou mais áreas do conhecimento.

De acordo com a Mensa, que reúne indivíduos com alto quociente de inteligência (QI), foram mapeadas cerca de 4 mil pessoas superdotadas em todo o Brasil.

Dentre elas, 32% são crianças e adolescentes. Em MS, por exemplo, das 21 pessoas superdotadas mapeadas pela organização, 8 são crianças.

No Brasil

No topo do ranking com mais pessoas superdotadas, quem lidera é o estado de São Paulo, com surpreendentes 1700 pessoas. No Rio de Janeiro, segundo estado do ranking, são 423. Logo em seguida estão os estados de Minas Gerais (322), e Paraná (308).

Confira o total de superdotados identificados pela Mensa Brasil por estado (adultos e crianças somados):

Mensa Brasil

Com o intuito de ampliar a descoberta de pessoas com superdotação/altas habilidades, a entidade tem realizado periodicamente rodadas de testes em diversas cidades brasileiras. 
 
Fundada em 2002, a associação é filiada brasileira oficial da Mensa Internacional, a maior, mais antiga e mais prestigiada organização de alto quociente de inteligência (QI) do mundo. 

Ela congrega pessoas com altas capacidades intelectuais, tendo como único requisito de ingresso possuir QI acima de 98% da população em geral, comprovado por teste referendado de inteligência. 

A entidade coordena, representa e mobiliza seus associados, com foco em três objetivos principais: (i) identificar e promover a inteligência humana em benefício da humanidade; (ii) estimular pesquisas sobre a natureza, características e usos da inteligência; e (iii) prover um ambiente intelectual e socialmente estimulante para seus associados.

Superdotados

Pessoas superdotadas são aquelas que possuem capacidades mentais significativamente acima da média, manifestando-se em diversas áreas como a intelectual, criativa, artística ou de liderança. Elas apresentam uma curiosidade insaciável, uma memória excepcional e uma facilidade ímpar para aprender e resolver problemas complexos.

Algumas características que pessoas superdotadas podem ou não apresentar são:

Aprendizagem rápida: Assimilação rápida de informações e conceitos complexos.

Memória excepcional: Facilidade para lembrar fatos, datas e detalhes.

Pensamento abstrato: Capacidade de pensar além do concreto, fazendo conexões entre ideias aparentemente não relacionadas.

Curiosidade intensa: Interesse insaciável por aprender coisas novas e fazer perguntas.

Criatividade: Capacidade de gerar ideias originais e soluções inovadoras para problemas.

Percepção aguda: Notam detalhes que passam despercebidos pela maioria das pessoas.
Senso de humor: Frequentemente possuem um senso de humor mais desenvolvido e um olhar crítico sobre as coisas.

Cidades

Segurança passa mal ao inalar gás tóxico em posto de saúde de MS

O vazamento ocorreu na câmara fria da unidade, onde são armazenados os medicamentos

28/07/2025 18h13

Reprodução Governo do Estado

Continue Lendo...

O Corpo de Bombeiros foi acionado após um segurança inalar gás tóxico proveniente da câmara fria de um posto de saúde, no bairro Cohab, em Ladário, município localizado a 421 km de Campo Grande.

Uma equipe se deslocou para a unidade por volta das 19h21 de domingo (27). O posto fica na rua Nicola Scaffa e o chamado foi feito devido a um vazamento de gás na câmara fria, onde são armazenados os medicamentos da unidade.

Segundo informações levantadas com os profissionais que trabalham no local, o segurança do turno da noite passou mal após inalar o gás tóxico e precisou ser encaminhado ao pronto-socorro.

A equipe precisou entrar na unidade utilizando equipamentos de proteção respiratória. Os bombeiros abriram todas as portas e janelas para permitir a ventilação natural do ambiente.

Durante a inspeção, os bombeiros constataram que a câmara fria emitia um sinal sonoro, que estava ativado.

Após realizar todo o procedimento de segurança, a equipe repassou as orientações necessárias sobre os cuidados que devem ser adotados em casos de vazamento de gás tóxico.

O estado de saúde do profissional, assim como a origem exata do vazamento, não foi informado pela assessoria do Corpo de Bombeiros.

Assine o Correio do Estado

Chamamento público

ONG intermedia obras ambientais de R$ 3,6 milhões em dois municípios de MS

Edital prevê obras que combatem a erosão do solo e o assoreamento de rios

28/07/2025 18h00

Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Com obras em torno de R$ 3,6 milhões, o Instituto Taquari Vivo abriu processo seletivo para contratação de empresa especializada na readequação de estradas vicinais e construção de terraços nos municípios de Figueirão e Alcinópolis.  A ONG venceu o Edital de Chamamento Público lançado pelo Governo do Estado e intermediará as obras que combatem a erosão do solo e o assoreamento dos rios da região. 

As intervenções devem beneficiar diretamente áreas de alta vulnerabilidade ambiental. Os municípios possuem solos arenosos e são fortemente impactados pelas condições precárias das estradas e pelo uso intensivo do solo, o que agrava o carreamento de sedimentos para os cursos d’água.

A contratação prevê a execução de 25 quilômetros de readequação de estradas rurais de leito natural, 375 quilômetros de terraços com camalhão central e 2.460 encabeçamentos nas extremidades dos terraços em cada um dos dois municípios. O objetivo é conter a erosão e impedir que sedimentos continuem impactando negativamente os rios locais.

A empresa vencedora terá até 180 dias para concluir os trabalhos após a emissão da ordem de serviço, com possibilidade de prorrogação mediante justificativa técnica. A fiscalização e a aprovação das obras ficarão sob responsabilidade do próprio Instituto Taquari Vivo.

Ainda segundo o edital, não será permitida subcontratação, e as empresas deverão comprovar experiência prévia na execução de obras similares, além de equipe técnica  para garantir o cumprimento das metas ambientais e estruturais previstas.

Serviço

As empresas interessadas devem encaminhar suas propostas até o dia 14 de agosto de 2025, às 17h30, para o e-mail [contato@taquarivivo.org]. O processo seletivo será conduzido com base no critério de menor preço global. 

Assine o Correio do Estado 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).