Cidades

Corumbá

Onça-pintada é avistada e comitê faz 'varredura'

Onça-pintada é avistada e comitê faz 'varredura'

DIÁRIO ONLINE

17/06/2014 - 18h00
Continue lendo...

Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar Ambiental (PMA) fizeram uma varredura pela região do Porto Limoeiro e área ribeirinha nas proximidades do quartel do 17º Batalhão de Fronteira em busca de uma onça-pintada, que teria sido vista rondando uma área no prolongamento da rua Mato Grosso, no final da manhã desta terça-feira (17).

Uma moradora acionou o 3º Grupamento de Bombeiros informando ter avistado o felino. “Vim colocar comida para cachorros e galinhas. Quando raspava a panela ouvi um barulho num galho (de uma árvore). Não tinha ninguém na rua, só eu. Abaixei para jogar a comida e vi um rabo, olhei direito e era uma onça-pintada. Passava um carro, dei sinal e iria passar em cima dela, ela atravessou, subiu e entrou ali, do lado da casa, naquele córrego. Ela entrou e não voltou”, disse Isabel dos Santos ao Diário Corumbaense.

O tenente do Corpo de Bombeiros, Victor Shiroma, informou que na área não foram encontrados vestígios da presença do animal. Na região ribeirinha próxima ao quartel, o Comitê fez uma vistoria que também não encontrou nada. Se qualquer sinal da presença do felino fosse localizado o grupo de captura preparava a montagem de uma armadilha. O Comitê de Incêndios Florestais e Contenção de Animais Silvestres mantém o alerta para novas ações.

No dia 07 de junho, uma onça-pintada fêmea e dois filhotes – que apareceram em uma casa no bairro Beira-Rio – foram capturados pelas equipes do Comitê. A fêmea morreu e os dois filhotes foram levados para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) em Campo Grande.

neste sábado

Abertura da Campanha da Fraternidade terá show da banda Rosa de Saron em Campo Grande

Com o tema "Fraternidade e Moradia", solenidade na Capital será no dia 21 de fevereiro, no Parque das Nações Indígenas

18/02/2026 13h29

Rosa de Saron fará o show da abertura da Campanha da Fraternidade em Campo Grande

Rosa de Saron fará o show da abertura da Campanha da Fraternidade em Campo Grande Foto: Divulgação

Continue Lendo...

A solenidade de abertura da Campanha da Fraternidade 2026 em Campo Grande será realizada no dia 21 de fevereiro, a partir das 17h, no Parque das Nações Indígenas. A solenidade contará com missa celebrada pelo arcebispo metropolitano Dom Dimas Lara Barbosa e show da banda Rosa de Saron.

Neste ano, com tema da campanha é "Fraternidade e Moradia", e o lema bíblico"Ele veio morar entre nós" (Jo 1,14), a Igreja Católica convida as comunidades, pastorais e grupos a refletirem sobre a dignidade da moradia como direito fundamental, iluminando a vivência da fé e da solidariedade.

Segundo a Arquidiocese de Campo Grande, a solenidade começará às 17h com a abertura oficial. A missa será celebrada às 18h e o show está previsto para 19h30.

Campanha da Fraternidade

 

A Campanha da Fraternidade é apresentada anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) como caminho de conversão quaresmal.

A cerimônia de lançamento nacional será na sede da CNBB, em Brasília (DF), a partir das 10h, nesta Quarta-Feira de Cinza, e será transmitida pelas redes sociais da CNBB.

A cerimônia contará com a participação do secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoerpers, e do secretário-executivo de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen, e contará com apresentação do tema e do lema, além do convite à participação das comunidades durante o tempo da Quaresma.

Conforme a CNBB, a Campanha da Fraternidade chama atenção para dados alarmantes da realidade habitacional brasileira, onde 6,2 milhões de famílias não têm moradia adequada e cerca de 328 mil pessoas vivem em situação de rua.

"Para a Campanha, a casa é a porta de entrada para todos os demais direitos. Sem moradia, faltam segurança, saúde, educação e dignidade. Inspirada na Encarnação de Cristo "Ele veio morar entre nós" -, a proposta convida à conversão pessoal e social", diz a CNBB.

A Campanha da Fraternidade é celebrada nacionalmente desde 1964, sendo um modo de a Igreja Católica no Brasil celebrar o Tempo da Quaresma, que são os 40 dias em preparação para a Páscoa, com atitudes de oração, jejum e caridade.

O ponto alto da campanha é a Coleta da Solidariedade, realizada em todas as comunidades do Brasil no Domingo de Ramos.

Fatalidade

Corpo encontrado no Parque das Nações Indígenas é identificado

A vítima estava desaparecida desde o dia 7 de fevereiro

18/02/2026 12h53

Crédito: Gerson Oliveira / Correio do Estado / Reprodução Redes Sociais

Continue Lendo...

O corpo encontrado no Parque das Nações Indígenas, na segunda-feira (16), foi identificado como José Carlos Duarte da Silva, de 55 anos. Ele estava desaparecido desde o dia 7 de fevereiro.

A filha de José informou que, na última vez em que viu o pai, ele usava uma camisa do Corinthians, bermuda preta e chinelos, no bairro Coronel Antonino, onde residia com um amigo.

Como acompanhou o Correio do Estado, um vendedor ambulante que trabalha há cerca de um mês no sinaleiro entre a Avenida Nelly Martins e a Rua Antônio Maria Coelho encontrou, na tarde de segunda-feira (16), o corpo de um homem no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande.

Entenda

“Do nada, eu olhei para lá e parecia uma pedra. Pensei: ‘Está diferente, parece uma pessoa deitada, né?’”, contou o vendedor.

Ao se aproximar, ele identificou o corpo do homem, deitado de lado, com o braço estendido. Ele chegou até o meio do córrego, jogou uma pedra e, ao se aproximar mais, sentiu um odor forte.

“Gritei: ‘Ô, ô, senhor’. Aí, na hora em que pulei para o outro lado para chegar mais perto, senti um cheiro muito ruim, muito forte. Voltei e pedi para o meu monitor ligar para a polícia e para o Corpo de Bombeiros, para resgatar o corpo.”

Ele permaneceu no local até a chegada da Polícia Civil, quando foi liberado. Também estiveram no local uma equipe da Polícia Militar, que acompanhou a ocorrência.

 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).