Uma câmera especial instalada às margens do rio Aquidauana, na fazenda São José, fotografou a presença de quatro onças-pintadas atacando uma vaca. A imagem foi obtida na noite de segunda-feira (12). Segundo biólogos que frequentam a propriedade rural, trata-se de uma mãe e três filhotes com idade mais avançada.
Essa foi a segunda vaca que as onças atacaram em menos de três dias. A primeira foi encontrada por funcionários do local no final de semana. Durante visita ao campo, eles já haviam avistado dois animais. Por conta disso, instalaram as armadilhas fotográficas no domingo (11).
"Nós já tínhamos avistado duas onças-pintadas, mas as imagens da armadilha fotográfica mostram que são quatro. Não é comum ver esses bichos por aqui. Por conta disso, mandamos as imagens para alguns biólogos", explicou a proprietária da fazenda, Joana Murano. Ela mencionou que há alguns projetos de conservação ambiental na região, mas nada ligado a onças-pintadas.
Como a configuração da câmera não está atualizada, o horário e data que aparecem nas imagens estão equivocados, informou Murano.
Segundo ela, como o imóvel tem um trabalho sobre o ecoturismo, a presença dos animais serve de atrativo. Contudo, outros proprietários podem se sentir incomodados devido aos ataques ao gado.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) possui uma cartilha que orienta sobre dicas de convivência com animais silvestres. A Polícia Militar Ambiental de Campo Grande informou que teve conhecimento das imagens. A base de Aquidauana, cidade distante 140 quilômetros da Capital, irá monitorar a situação. Na tarde desta terça-feira (13) não foi possível manter contato com os policiais ambientais daquela cidade.