Cidades

Dignidade

Onda migratória: Mais de 30 pessoas chegam em situação de rua por dia

Prefeitura lançou a campanha "Não dê Esmolas, dê Dignidade. Não dê Esmolas, dê Oportunidades"

Continue lendo...

Em evento realizado na manhã desta quinta-feira (23), a Prefeitura Municipal de Campo Grande lançou a campanha “Não dê Esmolas, dê Dignidade. Não dê Esmolas, dê Oportunidades”.

De acordo com a PMCG, o objetivo da campanha é impedir a doação de esmolas a pessoas vulneráveis em situação de rua. A doação atrapalha ao invés de ajudar, pois, mantém pessoas nas ruas, sustenta vícios e estimula a mendicância.

A vice-prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, disse que a campanha é de grande relevância e que depois da pandemia a cidade teve um aumento grande de vulnerabilidade social. 

“Essa campanha da dignidade e oportunidade, através de políticas públicas e de rede apoio. Mais de 30 pessoas chegam nessa situação diariamente, é um número muito alto”, exclamou a gestora. 

A orientação é que campo-grandenses acionem o Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), órgão especializado em acolher moradores de rua. 

Quando acionado, pessoas em situação de pobreza são encaminhadas para uma das unidades de acolhimento.

De janeiro a agosto a SEAS realizou 2.812 abordagens. Além disso, realizou mais de 3,2 mil atendimentos em suas unidades de acolhimento de março a agosto deste ano. 

Foram realizados 926 encaminhamentos para o mercado de trabalho e 1447 passagens foram fornecidas a cidadãos em situação de rua e estrangeiros para retornar às suas cidades de origem.

Últimas notícias

Segundo o Secretário de Assistência Social, José Mário, o aumento da população nos semáforos ocorreu a partir de 2018, devido ao aumento de onda migratória no país e que aqui, em Mato Grosso do Sul, é um corredor de passagem.

“Pelos números que nós atendemos no último ano, mais de duas mil pessoas foram migrantes e imigrantes e, muitas vezes, estão aqui de passagem e precisam ser encaminhadas para suas famílias”, afirmou.

“Muitos deles no sul, onde há indústrias de embutidos.Não estamos falando só de situação migratória, estamos falando de pessoas que usam os semáforos para pedir ajuda”, continuou.

A Fundação Social do Trabalho de Campo Grande (Funsat) oferece mais de duas mil vagas de empregos para esse público e as pessoas não precisam já ser capacitadas, elas vão aprender durante o trabalho. 

Os números para contato da SEAS são os (67) 98404-7529 ou 98471-8149 e funcionam 24 horas. 

Calorão

Verão em MS será de calor intenso e forte 'mormaço', prevê Cemtec

Prognóstico do Centro de Monitoramento de Tempo e Clima também indica chuvas rápidas e irregulares na estação

18/12/2024 15h00

Verão deverá ter temperaturas acima da média histórica e ondas de calor

Verão deverá ter temperaturas acima da média histórica e ondas de calor Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

O próximo verão em Mato Grosso do Sul será de calor intenso, forte 'mormaço' e chuvas de rápida duração, as famosas "chuvas de verão".

A informação foi divulgada pelo Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), em publicação de prognóstico da estação climática no estado. O verão começa oficialmente em 21 de dezembro e vai até 20 de março.

Ainda segundo o Cemtec, o forte calor deve superar as médias históricas para o período. Este cenário favorece a formação de ondas de calor, nos momentos em que não houver ocorrência de nuvens e chuvas.

Chuvas devem dar trégua

As chuvas, contudo, deverão ter rápida duração e ocorrer de maneira irregular. Essa irregularidade pode agravar a recuperação das condições hídricas da região, o que acende um alerta para o setor agropecuário. 

Conforme o Cemtec, mesmo que as chuvas se mantenham dentro da média histórica no próximos meses, isso não será suficiente para reverter o cenário de seca que afeta a região central do país, incluindo o estado de Mato Grosso do Sul. Nesse sentido, para os pesquisadores, o cenário é de incerteza.

Essa tendência incerta está diretamente relacionada ao fenômeno La Niña. O evento climático provoca o resfriamento das águas do Oceano Pacífico, o que impacta na ocorrência irregular das chuvas e na imprevisibilidade do clima no estado.

Última semana da primavera terá frente fria, calor e chuva em Mato Grosso do Sul

A última semana da primavera será de calor, com sensação de abafado, e pancadas de chuva em Mato Grosso do Sul. A estação termina na manhã de sábado (21), dando lugar ao lugar, que começa oficialmente às 5h21, no horário de MS.

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de tempo oscilando entre abertura de sol e tempo nublado, com chuva de leve a moderada.

Há alerta vigente de perigo potencial de chuvas intensas, de até 50 milímetros por dia, e ventos entre 40 a 60 km/h, especialmente nos municípios do norte.

Cidades

Homem que esfaqueou ex morre em confronto com o Batalhão de Choque

Ele deu 20 golpes de faca na ex na noite de ontem, e morreu após ameaçar policias com faca

18/12/2024 14h31

Homem morreu em confronto com policiais do Batalhão de Choque

Homem morreu em confronto com policiais do Batalhão de Choque Foto: Arquivo

Continue Lendo...

O homem de 33 anos que tentou matar a ex-namorada a facadas morreu em confronto com policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar, nesta quarta-feira (18).

A tentativa de femicídio ocorreu na noite de ontem, quando o suspeito deu mais de 20 golpes de faca na vítima e fugiu.

Após o registro do crime, o suspeito foi identificado sendo um homem com antecedentes criminais, incluindo um latrocínio em 2009, quando matou um padre um Itajaí (SC), também a facadas, e roubou o veículo. 

Policiais iniciaram as buscas e receberam informações de que ele poderia estar nas proximidades de um posto de combustíveis às margens da BR-163

Na manhã de hoje (18), as equipes deslocaram-se para o local, e o homem foi localizado no estacionamento.

Segundo o Choque, durante a abordagem, o suspeito desobedeceu às ordens dos policiais e fez um movimento repentino em direção à cintura, de onde tirou uma faca. 

"Diante da ameaça à segurança da equipe, foi necessário o uso de arma de fogo", disse o Choque, em nota.

O homem foi atingido por tiros e foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Universitário, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Tentativa de feminicídio

O homem morava em Navegantes, cidade de Santa Catarina, e veio a Campo Grande passar as festas de fim de ano. 

Na noite de terça-feira (17), ele abordou a ex, uma mulher de 40 anos, na saída de um supermercado e desferiu 20 golpes de faca contra ela, na rua 13 de maio, no bairro São Francisco.

A mulher foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada em estado gravíssimo para o Hospital Santa Casa. Até a publicação desta reportagem, não havia atualizações sobre o estado de saúde.

O caso foi registrado como tentativa de feminicídio na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam).

Matou padre

O homem é suspeito de ter matado o padre Alvino Broering, em 14 de dezembro de 2009, no Vale do Itajaí (SC).

De acordo com portais de notícias catarinenses, o padre, de 46 anos, foi assassinado a facadas após roubarem o seu carro, há 15 anos, na BR-101, em Itajaí, litoral de Santa Catarina.

Ele levou sete golpes de faca na cabeça. O crime foi configurado como latrocínio, roubo seguido de morte e causou grande comoção na cidade, pois o padre era muito influente. 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).