Cidades

Balanço

Operação Proclamação da República termina com quatro mortes em MS

Foram registradas três mortes na BR-060 e uma na BR-163

Continue lendo...

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou a Operação Corpus Proclamação da República 2024 com quatro mortes em todo o Estado, três na BR-060, e outra na BR-163.  Entre 14 a 17 de novembro, foram registrados 19 acidentes, onde 26 pessoas ficaram feridas.

No último domingo (17), em Camapuã, Carlos Eduardo Nogueira da Costa, Vanessa Cristina de Oliveira e Maria do Perpétuo Socorro Soares Nogueira morreram carbonizados na BR-060.

As vítimas de 60, 32 e 30 anos seguiam pela rodovia em um carro Ford KA, no momento em que foram atingidas por uma Fiat Toro que trafegava sentido ao município de Camapuã.

Na mesma data, Valfrides de Souza Azevedo Filho, 45, morreu após o veículo em que estava capotar na BR-163, próximo ao trevo da Usina Rio Amambai, em Naviraí, distante 359 quilômetros de Campo Grande. Morto na colisão, o carro que ele estava também atingiu um enxame de abelhas.

Segundo o Portal "Tá na Mídia Naviraí", o veículo era dirigido por Paulo Henrique Lima Barbosa, paranaense de 31 anos que prestava serviço no município e foi encaminhado ao hospital municipal da cidade. 

A PRF flagrou 113 condutores e/ou passageiros sem o cinto de segurança, 284 ultrapassagens indevidas notificadas e 1.371 autuações, ao passo que 57 condutores foram flagrados dirigindo após consumir álcool.

Durante as ações de combate ao crime, a PRF apreendeu 1,1 tonelada de maconha e recuperou  três veículos. Não houve feriado prolongado nesta data em 2023.
 

Assine o Correio do Estado 

Cidades

Choque isola transportadora após pacote explodir na mão de funcionário

De acordo com informações preliminares, o produto veio do Rio de Janeiro e se tratava um "líquido"; policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e o grupamento com formação antibomba já estão no local

18/11/2024 16h45

Choque isola transportadora após pacote explodir na mão de funcionário

Choque isola transportadora após pacote explodir na mão de funcionário João Gabriel Villalba

Continue Lendo...

Na tarde desta segunda-feira (18), um funcionário de uma transportadora ficou ferido após o pacote que manuseava explodir.  

Conforme informações preliminares, a encomenda veio do Rio de Janeiro de uma empresa de refrigeração, para a empresa terceirizada, localizada na Rua Dona Teresa Cristina, no Bairro Coronel Antonino. Ainda não se sabe qual seria o destino final da carga.  

O advogado da empresa, André Monteiro, esteve no local e informou que o produto era um "líquido" embalado em uma caixa pequena. O funcionário sofreu um pequeno corte no rosto e foi socorrido pelos próprios colegas. 

Segundo André, o funcionário não chegou a abrir a caixa; ao manuseá-la, a embalagem teria explodido em sua mão.  

— Não deu para ver se foi algo interno ou externo. Havia muito sangue, mas, felizmente, ele está bem — relatou o advogado. — Como houve a explosão, chamamos a Polícia Militar, os bombeiros e demais autoridades.  

Atualmente, os responsáveis pelo local estão levantando documentos para obter mais informações sobre a empresa de origem da encomenda. Caso nada suspeito seja encontrado, o estabelecimento deverá ser liberado.  

A Rua Dona Teresa Cristina precisou ser isolada pela Polícia Militar. Agentes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), especializados em situações com explosivos, já estão no local.  

Motoristas devem ficar atentos, pois o trânsito na região está lento devido à interdição das vias próximas.

Assine o Correio do Estado. 

Cidades

"Dia da Consciência Negra", confira o que abre e fecha em Campo Grande

Neste ano a data cai em uma quarta-feira e é importante ressaltar aos trabalhadores que apesar do artigo 70 da CLT proibir trabalho em dias feriados nacionais e feriados religiosos, a legislação abre exceções para serviços considerados essenciais

18/11/2024 16h00

"Dia da Consciência Negra", confira o que abre e fecha em Campo Grande Gerson Olveira

Continue Lendo...

Neste ano, pela primeira vez, o dia 20 de novembro será feriado em Mato Grosso do Sul. A data celebra a luta e resistência dos afro-descendentes no Brasil, e homenageia a memória do líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, celebrando então o Dia da Consciência Negra.

Neste ano a data cai em uma quarta-feira e é importante ressaltar aos trabalhadores, que apesar do artigo 70 da CLT proibir trabalho em dias feriados nacionais e feriados religiosos, a legislação abre exceções para serviços considerados essenciais, como comércio, transporte, comunicação, entre outros. Confira a lista completa abaixo:

Agências bancárias

Os estabelecimentos bancários serão fechados apenas no dia 20. Caixas eletrônicos e canais de internet estarão funcionando normalmente.  

Coleta de lixo

A coleta de lixo acontecerá normalmente durante o dia 20, no mesmo horário de dias normais.

Comércio

O comércio poderá ser aberto durante o feriado até as 18h, mas com ressalvas. Àqueles estabelecimentos que decidirem abrir, deverão seguir algumas normas que incluem informar em até cinco dias antes, o sindicato laboral, por escrito e com pagamento de R$22 por empregado, sendo isento quanto aos empregados e empresas contribuintes aos sindicatos.

Os empresários também deverão compensar seus funcionários com folga. A compensação deverá ocorrer na semana seguinte ou até no máximo 15 dias.

Correios

As agências dos Correios ficarão fechadas apenas no dia 20 de novembro. 

Delegacias

Estarão abertas apenas as delegacias de urgência, ou seja, plantonistas: Depacs (Delegacias de Pronto Atendimento Comunitário) Cepol e Centro, Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) e 4ª DP (Delegacia de Polícia).

Detran

Todas as unidades do Detran estarão fechadas no dia 20 e voltam ao horário normal no dia 21 (quinta-feira).

Feira Central

A Feira Central irá abrir normalmente, das 16h às 23h.

Judiciário

O Judiciário não terá expediente forense no dia 20 de novembro, mas o plantão judicial estará em funcionamento para os casos considerados urgentes, como mandados de segurança, habeas corpus, requerimento de realização de corpo de delito, ação cautelar de busca e apreensão e aqueles que exijam providência imediata.

Lotéricas

Fica a escolha de cada lotérica abrir ou não na quarta-feira, dia 20. 

Mercadão Municipal

O Mercadão Municipal abre das 6h30 ao meio-dia.

Orgãos Estaduais

Não haverá expediente nas repartições públicas estaduais na quarta-feira (20).

A exceção fica por conta dos serviços considerados essenciais, como saúde e segurança, que funcionarão em escala de plantão.

Prefeitura Municipal de Campo Grande

Os órgãos municipais de Campo Grande devem ser fechados durante o dia 20 de novembro.

O decreto não se aplica às unidades e serviços considerados essenciais no atendimento à população. Com isso, o expediente segue normal nos Centros Regionais de Saúde 24h (CRSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), serviços de limpeza e coleta de lixo domiciliar. A Capital possui quatro CRSs localizados nos bairros Coophavila II, Aero Rancho, Tiradentes, Nova Bahia e seis UPAs nos bairros Leblon, Coronel Antonino, Moreninha II, Universitário, Vila Almeida e Santa Mônica.

Rede Municipal e Estadual

Escolas municipais e estaduais deverão aderir o feriado e não ter aula no dia 20 de novembro, voltando apenas no dia 21.

Shoppings

  • Campo Grande: 10h às 22h - todas as lojas abrem normalmente
  • Bosque dos Ipês: 10h às 22h - todas as lojas abrem normalmente
  • Norte Sul Plaza: 10h às 22h - todas as lojas abrem normalmente
  • Pátio Central: 9h e fecha às 16h - todas as lojas abrem normalmente

Supermercados

Os mercados e supermercados poderão funcionar normalmente durante o feriado, devendo apenas verificar o horário estabelecido por cada um.

Assine o Correio do Estado 

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).