Cidades

SEGURANÇA

A+ A-

Os riscos por trás da política de segurança do WhatsApp: vale a pena migrar de aplicativo?

Especialista em segurança digital analisou termos da plataforma para os leitores do Correio do Estado

Continue lendo...

O WhatsApp mudou a política de privacidade e quem não aceitá-la vai perder a conta. Usuários recebem uma mensagem detalhando todos os dados que a empresa coleta e compartilha, estourando a polêmica acerca da segurança, da quantidade e tipo das informações salvas pelo aplicativo, como a localização e modelo do celular. Porém, até que ponto essas alterações são novidade e representam algum risco?

A pedido do Correio do Estado, Guilherme Colombeli, que faz parte de um grupo de técnicos de informática conhecido como Sucuri, que trabalha com segurança da informação, analisou a política de guarda e compartilhamento de informações no site oficial do WhatsApp. “Basicamente a empresa já armazenava esses dados, mas até então não os compartilhava com o Facebook, que apesar de ser dona da WhatsApp, é registrada como companhia diferente. Para começar a “dividir” as informações entre si, os clientes precisam ser avisados”, afirmou à equipe de reportagem.

Esse alerta não é feito por cordialidade, mas é obrigatório desde que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor, em 2020. O que poucas pessoas entendem, diz Colombeli, é que antes a internet era como “terra de ninguém”, muitas vezes com as empresas trocando dados entre si. O que não passava de uma teoria da conspiração veio à tona e assusta ver como a privacidade é de fato frágil na rede mundial de computadores. 

“Do ponto de vista da segurança, não mudou muita coisa. É preocupante que tantos aplicativos coletem tantos dados desnecessários para cumprirem sua função, mas geralmente isso é feito para traçar um perfil dos usuários e, no caso de empresas como Facebook e Google, "conectar" melhor os aplicativos e navegação”, diz o especialista.

É o que acontece quando alguém pesquisa no Google, por exemplo, a palavra “cafeteira”. Ao entrar na rede social, começarão a tomar conta da tela anúncios vendendo esse tipo de eletrodoméstico. 

MIGRAR PODE SER UM ERRO

Ainda que pareça assustador ter informações pessoais trocadas por empresas cujas sedes sequer são instaladas no Brasil, é preciso ter cuidado com a plataforma usada. Não é só porque o programa não guarda suas informações que ele é mais seguro.

“Muita gente que migra pro Telegram, que é a mais popular das alternativas, não tem consciência de que, do ponto de vista da privacidade, ele chega a ser pior que o WhatsApp, pois o modo padrão dele é encriptar apenas mensagens entre o cliente e o servidor, mas elas ficam armazenadas na nuvem, sem criptografia. Inclusive foi assim que conseguiram acessar aquelas mensagens de contas inativas do pessoal da Lava Jato”, lembra Colombeli.

Já o Signal é uma opção viável, já que ele usa a chamada “criptografia de ponta a ponta” por padrão. No Telegran, é preciso buscar e ativar a opção “chat secreto” para que isso aconteça. “Além disso, a interface do Signal dá ênfase em detalhes de segurança, como se a chave foi verificada por canal seguro ou não, além de ter chat seguro em grupo”, pontua o especialista.

Se por um lado a política de privacidade do Telegram não levanta o mesmo tipo de preocupação que a do WhatsApp (pelo menos por enquanto), a empresa fez uma série de escolhas para tornar o aplicativo mais fácil de usar e tudo isso sacrificou a privacidade e confidencialidade de dados, afirma Colomeli.

“A maior preocupação que o pessoal da área de segurança da informação tem com o WhatsApp é que ele é um aplicativo proprietário, de código fechado, então só eles sabem como funciona. Aí temos que acreditar no que o Facebook diz sobre a confidencialidade do conteúdo das conversas. O Telegram tem um protocolo documentado, bem como clientes código aberto. O Signal tem documentação formal do protocolo criptográfico, bem como código aberto tanto dos clientes, servidor e demais componentes de suporte”, completa

crime organizado

PF mira família que lavou milhões do tráfico de drogas e munições

Esquema funcionava com o envio de altos valores para contas de familiares e a compra e a venda de bens e imóveis

19/03/2024 10h00

Mandados de busca e apreensão mirando membros da família foram cumpridos na semana passada DIVULGAÇÃO

Continue Lendo...

Não era apenas laços de afeto que unia uma família residente em Campo Grande, com integrantes também em Sidrolândia, Araçatuba (SP) e Vinhedo (SP). Conforme apurado por investigações comandadas pela Polícia Federal (PF), o grupo funcionava tal qual uma organização criminosa, servindo para lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas e munições.

Informações obtidas pelo Correio do Estado apontam que os membros desse núcleo familiar tinham o costume de fazer transferências do tipo Pix com valores vultosos e que não tinham comprovação da Receita Federal.

De acordo com a PF, montantes milionários provenientes do tráfico de entorpecentes e também da venda ilegal de munições foram movimentados pelo grupo, que fracionava as transferências em inúmeros depósitos, segundo a corporação. Essas movimentações financeiras não eram declaradas em Imposto de Renda (IR).

Além desses Pix de ordem milionária, a PF encontrou também a compra e a venda de imóveis pelo núcleo familiar, assim como de outros bens móveis como veículos.

“O fracionamento de diversos e pequenos depósitos entre as contas de membros da família fazia surgir dinheiro sem lastro no IR, e a aquisição e a venda de imóveis e bens móveis eram práticas comuns do grupo”, acrescentou a investigação.

O grupo é investigado pela delegação da PF de Campo Grande. Apesar de parte residir na Capital, outros integrantes da mesma família ligada ao crime também estão sob a mira da corporação, tanto no interior de Mato Grosso do Sul quanto em cidades do estado de São Paulo. Conforme a PF, o valor total que o grupo movimentou ilegalmente ainda está sendo computado.

As investigações tiveram na semana passada um importante avanço. A família foi alvo de quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Campo Grande, por meio da Operação Harpia.
Os mandados foram cumpridos na Capital, em Sidrolândia, Araçatuba e Vinhedo. Segundo a PF, durante a ação foram apreendidos diversos documentos, celulares e um veículo.

O inquérito segue agora para a análise do material apreendido. Conforme a corporação, é investigado se essa quadrilha familiar tem vínculos com facções criminosas e se também agiam por meio de laranjas na lavagem do dinheiro do tráfico – uma vez que, fazendo fronteira com Paraguai e Bolívia, MS é rota do tráfico de armas e drogas.

AUXÍLIO EMERGENCIAL

Apesar de movimentar quantias vultosas em transferências e também na compra de imóveis e veículos, a PF descobriu ainda que membros desse mesmo núcleo familiar ainda receberam dinheiro do auxílio emergencial, mecanismo desenvolvido durante a pandemia da Covid-19 pelo governo federal, com o objetivo de mitigar os impactos econômicos causados na época.

O foco do programa eram trabalhadores informais e de baixa renda, microempreendedores individuais (MEIs) e também contribuintes individuais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O repasse era de R$ 600 por mês, porém, mesmo tendo milhões em movimentação financeira, membros da família também receberam o repasse da União. A PF não informou, entretanto, quantas pessoas da organização criminosa receberam esse incentivo financeiro do governo.

estação chuvosa?

Capital tem verão mais seco em 10 anos

No período, o acumulado de chuva neste ano foi de 223,6 mm, o que representa uma queda de 71% em relação a 2023

19/03/2024 09h00

O calor e a falta de chuva aumentam a importância da hidratação GERSON OLIVEIRA

Continue Lendo...

O verão 2023/2024, que termina hoje, sendo tradicionalmente a estação considerada mais chuvosa do ano, foi o mais seco de Campo Grande em 10 anos, conforme levantamento do Correio do Estado feito com base nos dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

De acordo com os índices do acumulado de precipitação do Inmet relativos ao verão que caba hoje, entre 21 de dezembro e 18 de março, choveu na Capital 223,6 milímetros. 

Se comparado com o mesmo período do verão passado, o total de chuvas teve uma queda de 71% em comparação com a estação do ciclo anterior.

A análise de chuvas deste verão fica ainda mais evidente se contraposto com o período entre 2022 e 2023, que teve um acumulado de 771,6 mm. 

Enquanto isso, entre dezembro de 2023 e ontem, o total chegou a apenas 223,6 mm. Comparando apenas os meses de janeiro de 2023 e 2024, neste ano choveu apenas 92,6 mm. Já no primeiro mês do ano passado foram 328,0 mm de chuva em Campo Grande.

A série histórica disponibilizada pelo Inmet, que vai de 2015 até este ano, mostra que até então o verão 2021/2022 tinha sido o mais seco: na época, a precipitação atingiu 386,0 mm. Mesmo assim, esse número 
é 57,9% maior que a precipitação do verão deste ano.

Não foi apenas a seca que aumentou, inclusive. As temperaturas deste verão, em certos meses, passaram da média histórica para o período.

O mês passado, conforme os dados do Inmet, foi marcado por chuvas abaixo da média e temperaturas acima da média. As máximas fecharam o período com 1,4°C acima da média histórica, que é de 30,7°C – já fevereiro teve média de 32,1°C.

A maior temperatura daquele mês foi de 35,4°C, registrada no dia 26/2. Em fevereiro, apenas cinco máximas diárias ficaram abaixo dos 30,0°C.

Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec-MS), em fevereiro, observou-se temperaturas máximas do ar variando entre 37,0°C e 40,0°C, o que evidencia um trimestre mais quente que o normal.

Já com relação ao acumulado de precipitação, Campo Grande registrou 104,6 mm de chuva em fevereiro. O valor é 41% abaixo da normal climatológica (1981-2010), que é de 176,0 mm.

Ao todo, a Capital teve 10 dias com chuva em fevereiro (acima ou igual a 1 mm), três a menos que a média climatológica, isto é, a média histórica. O maior volume em 24 horas foi de 35,4 mm, conferido na manhã do dia 25/2.

JANEIRO SECO

O Monitoramento Mensal das Secas, elaborado pelo Cemtec-MS, mostra que em janeiro deste ano houve variação de precipitação, o que ocasionou chuvas abaixo da média história no Estado e acima da média em alguns municípios.

Regiões como extremo sul, norte, leste e nordeste de Mato Grosso do Sul, de acordo com o Cemtec-MS, tiveram chuvas entre 90,0 mm e 180,0 mm. Em alguns municípios dessas localidades, as chuvas ficaram acima da média histórica, representando entre 100% e 125% acima da média climatológica.
Por outro lado, nas regiões central e sudeste de MS, as chuvas variaram entre 30,0 mm e 90,0 mm, representando entre 25% e 50% abaixo do que é esperado para o mês.

Dos 47 municípios analisados pelo Monitoramento Mensal das Secas, seis tiveram chuvas acima da média histórica, enquanto as outras 41 cidades tiveram chuvas abaixo. Ou seja, em grande parte de MS, choveu menos.

Vale destacar que Bonito foi o município que apresentou a maior variação, acumulando 43,0 mm em janeiro, ficando 77% abaixo da média histórica, que é de 189,5 mm para o mês.

Na medição apresentada pelo Cemtec-MS, que é feita na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), o acumulado de janeiro teve uma leve diferença para os dados aferidos pelo Inmet. Segundo 
o instituto nacional, a chuva ficou 59% abaixo da média histórica de precipitação para o mês, que é de 225,4 mm, enquanto o acumulado foi de 96,0 mm.

Segundo o Cemtec-MS, esse tempo seco em Campo Grande e em outras cidades de Mato Grosso do Sul vem se intensificando nos últimos seis meses, com secas mais intensas na região nordeste do Estado.

OUTONO

A nova estação tem início à meia-noite de amanhã e termina em 21 de junho. Climatologicamente, o outono é considerado uma estação de transição entre as épocas chuvosa e de seca (inverno).

O esperado para a estação, segundo o Cemtec-MS, é de que as chuvas sigam o ritmo do verão e continuem abaixo da média histórica entre abril, maio e junho no Estado. A redução pode ser de 40% a 60%.

Em relação às temperaturas, o modelo do Cemtec-MS indica que, no Estado, elas tenderão a ficar entre 70% e 100% acima da média histórica, o que pode significar um outono quente.

SAIBA

As tendências de chuvas abaixo da média e de temperatura acima da média histórica ainda estão relacionadas à atuação do fenômeno El Niño, que deverá apresentar um enfraquecimento gradual nos próximos meses, segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec-MS). As projeções indicam uma transição para a condição 
de neutralidade do fenômeno para o próximo trimestre.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).