Cidades

VIOLÊNCIA

Padrasto é suspeito de enforcar menino em Minas Gerais

Padrasto é suspeito de enforcar menino em Minas Gerais

JORNAL DO BRASIL

22/12/2010 - 20h41
Continue lendo...

A Polícia Civil em investiga em Belo Horizonte e na região metropolitana de Minas Gerais, dois casos de violência contra crianças - o enforcamento de um menino de 12 anos na noite desta segunda-feira em Contagem, no bairro Jardim Alvorada e o espancamento de um bebê de nove meses, em Betim.

Mateus Roberto dos Santos foi encontrado morto depois de ser enforcado por uma corda. De acordo com a Polícia Militar, o principal suspeito do crime é padrasto do menino, que segundo a própria mãe do garoto relatou no boletim de ocorrência, teria discutido pouco antes do crime com a vítima.

Já o suspeito contou aos policiais que, no momento do incidente, a vítima estava apenas com a irmã em casa porque ele tinha saído por cinco minutos para levar a mulher ao ponto de ônibus. Quando retornou, encontrou o menino enforcado na árvore que fica no quintal.

A perícia da Polícia Civil constatou que o nó presente na corda não tinha características de ter sido feito por uma criança daquela idade. Outra avaliação dos peritos, que indicam a suspeita sobre o segurança, é que o tempo em que os irmãos ficaram sozinhos não seria suficiente para ele pegar a corda, dar o nó, subir na mangueira e se atirar. Até a tarde desta quarta-feira o corpo de Mateus ainda estava no IML. O padrasto prestou depoimento e a polícia aguarda o laudo da perícia para intimá-lo novamente.

Bebê espanacado

Já em Betim, a polícia apura o espancamento de um bebê de nove meses, que foi encontrado pela mãe, 29 anos, com hematomas. Segundo a mãe do menino, ela saiu e deixou a criança com o pai, 19 anos, e quando retornou encontrou o bebê caído no chão e sozinho.

A criança foi encaminhada para o Hospital Regional de Betim e foi constatado traumatismo craniano moderado e algumas escoriações pelo corpo. De acordo com a polícia, o principal suspeito do crime é o pai do garoto, que continua foragido desde ontem.

O último boletim médico do hospital revelou que o quadro do bebê é estável e a tomografia não apresentou nenhuma lesão interna grave. A assessoria do local informou que o nível de consciência da criança está melhorando e que ela já se alimenta normalmente, sem risco de morte.

INVESTIGAÇÃO

Conselho de Saúde aciona TCE-MS para investigar plantões fakes nas UPAs

Caso as irregularidades sejam confirmadas, o impacto financeiro pode alcançar o valor aproximado de R$ 2 milhões por mês.

15/12/2025 17h45

UPA Universitário

UPA Universitário Marcelo Victor / Correio do Estado

Continue Lendo...

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Campo Grande acionou o Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE/MS), por meio de uma representação, para apurar supostas irregularidades no pagamento de plantões médicos na Secretaria Municipal de Saúde (SESAU).

Através do documento, o qual a reportagem do Correio do Estado teve acesso, estima que, caso as irregularidades sejam confirmadas, o impacto financeiro possa alcançar o valor aproximado de R$ 2 milhões por mês. Uma denúncia anônima recebida pelo CMS, em meio às investigações das irregularidades, aponta que as fraudes ocorrem desde 2020.

A mesa diretora requer:

a) O recebimento da presente representação;
b) A instauração de procedimento de fiscalização e auditoria pelo TCE/MS;
c) A apuração da regularidade dos pagamentos de plantões realizados pela SESAU aos profissionais;
d) A análise retroativa dos pagamentos, inclusive a partir do exercício de 2020, conforme narrado na denúncia anônima;
e) A adoção das medidas corretivas e sancionatórias cabíveis, caso confirmadas irregularidades.

Denúncias

Em junho deste ano, veículos de notícias já abordavam sobre a possibilidade de haver uma "máfia dos plantões fake em Campo Grande", o que contribuiu para a ampliação da apuração conduzida pelo Conselho de Saúde.

A denúncia inicial aponta que médicos na função de diretor técnico em unidades de urgência e emergência estariam recebendo, mensalmente, o quantitativo de 14 plantões, sem a necessidade de cumprimento efetivo dessas escalas, limitando-se, em tese, à assinatura dos respectivos registros, como forma de complementação remuneratória e compensação financeira pelo exercício do cargo.

No documento também mostra que o Conselho recebeu uma segunda denúncia, posteriormente, no e-mail do órgão, onde citava nomes de outros profissionais, médicos e enfermeiros, com atuação em funções de gestão, lotados na Sesau.  Além disso, relata que as práticas irregulares estariam ocorrendo de forma continuada desde o ano de 2020.

Ofícios ignorados

A mesa diretora do Conselho passou a adotar providências formais, expedindo sucessivos ofícios à Sesau, solicitando esclarecimentos objetivos e documentação comprobatória acerca dos critérios de controle de frequência, fiscalização do efetivo cumprimento dos plantões e regularidade dos pagamentos realizados.

"Em resposta às solicitações deste Conselho, a Sesau encaminhou manifestações de caráter genérico, limitando-se a informar que os esclarecimentos constariam em manifestação da área técnica, sem apresentar documentos individualizados, registros de frequência, relatórios de auditoria interna ou comprovação objetiva do efetivo exercício dos plantões pagos, não sendo suficientes, até o momento, para afastar os indícios de irregularidades apontados", diz a representação do Conselho.

Após as respostas iniciais encaminhadas pela Sesau, esta deixou de apresentar novas manifestações aos reiterados ofícios expedidos pelo Conselho Municipal de Saúde.

Assine o Correio do Estado

Cidades

Rachid Neder é interditada para obra no cruzamento com a rua Arthur Jorge

Rotatória ganhará semáforos para maior segurança no trânsito

15/12/2025 17h30

Divulgação

Continue Lendo...

A partir desta terça-feira (16), a rotatória do cruzamento da Av. Rachid Neder com a Rua Arthur Jorge, ficará temporariamente interditada para uma obra de adequação e reorganização do fluxo viário. 

A intervenção tem como principal objetivo reforçar a segurança viária e melhorar a fluidez do tráfego em um dos pontos mais importantes de interligação entre a região Central e a região do Segredo.

Segundo a Agência Municipal de Trânsito (Agetran), o cruzamento registra grande volume de veículos ao longo do dia, sendo utilizado diariamente por moradores, trabalhadores e condutores que se deslocam entre diferentes regiões da cidade.

Para melhorar o trânsito da região, estudos técnicos apontaram a necessidade de adequações na rotatória, visando organizar melhor os fluxos, reduzir conflitos de tráfego e proporcionar deslocamentos mais seguros e eficientes.

O projeto também prevê a instalação de semáforos no local, como medida complementar para reforçar a segurança viária e melhorar ainda mais a mobilidade e a fluidez do tráfego.

Equipes da Agetran atuarão com sinalização viária adequada e orientação aos condutores durante todo o período de interdição, para minimizar transtornos e garantir a segurança de todos os usuários da via.

A Agência pede que os motoristas redobrem a atenção ao trafegar pela região, respeitem a sinalização provisória e, se possível, utilizem rotas alternativas.

Não foi informado prazo para término das obras e fim da interdição.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).