Cidades

CASO SOPHIA

Pai de Sophia Ocampo, morta aos dois anos, irá processar Estado e Município por omissão e descaso

Como já mostrado pelo Correio do Estado, série de erros, inclusive homofobia, colaborou para morte da menina

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Diante da omissão do poder público com o caso da menina Sophia Ocampo, de dois anos, que morreu depois de ser espancada pela mãe, Stephanie de Jesus da Silva, de 25 anos, e pelo padrasto, Christian Leitheim, de 24 anos, o pai da criança, Jean Carlos Ocampo, irá processar o Estado e o Município pela negligência no atendimento e investigação do caso. 

Ao Correio do Estado, a advogada Janice Andrade, que representa o Jean, afirmou que estão sendo juntados documentos e laudos e com o cruzamento dos dados contidos em toda a documentação formulada ao longo de um ano, período em que Jean lutou pela guarda de sua filha, para que as instituições públicas sejam processadas pelo descaso com que trataram as recorrentes denúncias de maus-tratos. 

A advogada ainda explicou que inclusive foi feito o levantamento do histórico médico de Sophia e, de acordo com o apurado, ela compareceu diversas vezes na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Coronel Antonino, sempre com sinais de maus-tratos, mas nada foi devidamente relatado sobre as marcas de agressão. 

Em uma dessas vezes, a menina foi levada pela mãe ao pronto atendimento no dia 16 de novembro, dizendo que Sophia estava com a barriga inchada e com um quadro de vômito, mas, dois dias depois, ela teve a perna engessada por estar com tíbia quebrada. 

Ainda de acordo com a advogada, a suspeita de maus-tratos já deveria ter sido levantada pelos profissionais da saúde que atenderam a criança, já que ela tinha marcas roxas em outras partes do corpo, fora da área do osso quebrado. 

“No dia 16 de novembro ele [Christian] disse que tinha dado uma surra nela e que ela estava com um galo na cabeça e com a boca sangrando. A mãe levou a criança à UPA e foi apenas registrado que ela estava vomitando com dor do dorso esquerdo”, afirmou Janice. 

Ela ainda destacou ainda que mesmo que não tivesse outras marcas, apenas a dor abdominal e vômito já pode ser um indício de que a criança está sofrendo abuso sexual e físico. 

“Não tem nada relatado, só diz que ela apresentou vômito porque se a criança toma uma surra como ela tomou dá para perceber. Por que ninguém relatou nada?”, questionou Janice. 

A advogada ressalta que, de fato, a equipe médica não tem poder de investigação, mas todos os sinais de agressão física e sexual deveriam ser relatados para que as autoridades tomassem as devidas providências. 

“A mulher [Stephanie] dava qualquer explicação para os machucados e aceitavam aquilo que ele falava”, acrescentou. 

E completa: "Ela teve mais de 30 atendimentos e a rotina de estar sempre doente é uma consequência de maus-tratos, má alimentação e viver na sujeira como ela vivia”. 

Janice também deixa claro que não foi apenas a equipe do UPA que tratou Sophia com negligência, já que o Conselho Tutelar também não procedeu com a investigação de forma mais aprofundada. 

Conforme já mostrado pelo Correio do Estado essa semana, o pai de Sophia foi ao Conselho ao menos três vezes, sempre com provas de que a menina estava sendo vítima de violência, mas nunca foi atendido com a devida atenção. 

Janice relembrou que, além do atendimento desatencioso, o  órgão fez uma única visita na casa da criança e constatou que ela vivia em condições insalubres, dividindo espaço com lixo, fezes de cachorro e muita desorganização, no entanto, relataram não haver sinais de que Sophia era espancada ou passava por algum tipo de violência. 

Então, diante deste cenário, Janice pontua que caberá um processo contra o Estado e outro com a municipalidade, sendo que os órgãos e as pessoas envolvidas, por consequência, serão processadas pelo Poder Público. 

“É só processando o Estado e eles respondendo no bolso, eles precisam sentir e que o estado processe quem for responsável”, concluiu.

Cidades

Nota Premiada sorteia R$ 300 mil neste sábado em Mato Grosso do Sul

Sorteio é realizado mensalmente para consumidores que pedirem CPF nas notas de compras em todo o Estado

29/11/2024 13h45

Valor é sorteado entre consumidores que pedem CPF na nota

Valor é sorteado entre consumidores que pedem CPF na nota Divulgação

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Neste sábado (30) será realizado o sorteio mensal da Nota MS Premiada, com prêmio de R$ 300 mil. Concorrem todos os consumidores que pediram a inclusão do CPF nas notas de compras feitas no mês de setembro no comércio de Mato Grosso do Sul. 

O sorteio é realizado através das dezenas do concurso da Mega-Sena.

O prêmio total é de R$ 300 mil. Deste valor, R$ 100 mil é dividido entre os sortudos que fizerem a sena e R$ 200 mil ficam entre aqueles que acertarem a quina. 

O sorteio é realizado mensalmente, no mês posterior à emissão da nota fiscal. Ou seja, as notas emitidas em janeiro concorrem em fevereiro, as emitidas em fevereiro concorrem em março, e assim sucessivamente. 

Não havendo sorteio do concurso da Mega-Sena no dia especificado no calendário, devem ser utilizadas as dezenas sorteadas no concurso da Mega-Sena imediatamente seguinte. O consumidor pode acompanhar todo o processo, como as dezenas geradas, datas e conferir se foi contemplado pelo site do Nota MS Premiada.

  • Não há necessidade de guardar os cupons fiscais das compras realizadas.

A participação nos sorteios do programa é automática a todos que pedem a inclusão do CPF. O sorteio é realizado sempre no mês posterior à emissão da nota fiscal, ou seja, as notas emitidas em agosto concorrem em setembro, por exemplo.

Lista com o CPF dos ganhadores é divulgada no site do programa, até o terceiro dia útil subsequente à realização de cada sorteio. A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) de Mato Grosso do Sul não faz a comunicação aos premiados e o consumidor deve estar atento para conferir suas dezenas. 

  • Para saber se foi o contemplado, basta digitar o CPF no campo indicado.

Mensalmente, são distribuídos R$ 300 mil reais em prêmios para os consumidores que acertarem seis ou cinco números no referido sorteio da Mega-Sena.  

Como funciona?

Ao informar o CPF nas notas de compra, o consumidor receberá um conjunto de seis dezenas aleatórias diretamente no documento fiscal. Caso essas dezenas não estejam impressas, é possível consultá-las no site (clique aqui).

Para Notas Fiscais em contingência, as dezenas só serão validadas quando a empresa fizer a transmissão do documento à Secretaria da Fazenda. A partir desse momento, as dezenas poderão ser consultadas no site da Nota MS Premiada.

Para participar, basta informar o CPF no momento da compra, solicitando que ele seja incluído na Nota Fiscal. Com isso, você automaticamente entra nos sorteios.

As dezenas são geradas de forma automática pela Secretaria da Fazenda e impressas diretamente no documento fiscal no momento da compra.

Qual o prazo de validade das dezenas?

Cada conjunto de dezenas é válido apenas para um sorteio específico. Após o sorteio, novas dezenas serão geradas com base nas compras realizadas no período de referência para o próximo sorteio. O período abrangido por cada sorteio estará informado no próprio documento fiscal.

Como são sorteadas as dezenas premiadas?

Os sorteios são realizados com base nos resultados da Mega-Sena, conforme previamente estabelecido pela Resolução 3.062/19 e publicados no Diário Oficial do Estado de MS. O calendário de sorteios pode ser consultado no site [www.notamspremiada.ms.gov.br](http://www.notamspremiada.ms.gov.br), na seção “Os sorteios”.

Como saber se fui sorteado?

Você pode consultar a lista de sorteados no site da Nota MS Premiada, na opção “Lista de Sorteados do Mês”.

Como resgatar os prêmios?

Após o sorteio, o prêmio será depositado em conta corrente ou poupança indicada pelo ganhador no momento do cadastramento no site do programa. Importante: o CPF cadastrado para o prêmio deve ser o mesmo que consta na conta bancária indicada.

Não será possível utilizar uma conta bancária de CPF diferente do que foi informado na Nota Fiscal. 

Os prêmios estarão disponíveis para resgates por até 90 dias após o 15º dia do mês seguinte ao sorteio. Após esse prazo, os prêmios serão cancelados e não poderão mais ser resgatados.

Quais garantias de transparência existem no processo de sorteio?

Os sorteios seguem os rigorosos padrões de controle utilizados pela Caixa Econômica Federal para os sorteios da Mega-Sena. A Secretaria da Fazenda do Estado de MS não tem qualquer possibilidade de interferir nos sorteios da Mega-Sena, garantindo total transparência no processo.

Confira o calendário de sorteios para 2024:

Mês/Ano Apuração Data Sorteio
10/2024 30/11/2024
11/2024 31/12/2024
12/2024 30/01/2025
01/2025 27/02/2025
02/2025 29/03/2025
03/2025 29/04/2025
04/2025 31/05/2025
05/2025 28/06/2025
06/2025 31/07/2025
07/2025 30/08/2025
08/2025 30/09/2025
09/2025 30/10/2025
10/2025 29/11/2025
11/2025 31/12/2025

Solidariedade

Idosos de asilo escrevem cartinhas para o Papai Noel em Campo Grande

Com presentes que vão desde sabonete até camisa vermelha, idosos estão aguardando o presente do Papai Noel; saiba como adotar uma cartinha

29/11/2024 13h30

Imagem Divulgação

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Em mais uma edição da campanha "Doe Amor Neste Natal", idosos assistidos por um asilo fizeram pedidos ao Bom Velhinho por meio de cartinhas. O prazo para entrega dos presentes é o dia 13 de dezembro. 

A campanha teve início no dia 1º de novembro e vai até o dia 13 de dezembro. A ação é promovida pela SIRPHA Lar do Idoso, que convida a comunidade a participar, adotando uma cartinha.

"Convidamos a comunidade a adotar uma cartinha com um pedido especial para presentear nossos idosos. Nossa meta é trazer alegria e esperança para quem tanto merece, criando memórias inesquecíveis nesta época do ano", pontua a SIRPHA.

Muito embora a campanha utilize o termo “Cartinhas de Natal”, parte dos idosos não consegue escrever a carta a próprio punho. Para isso, a equipe conversa com cada um para saber quais são seus desejos.

“Nós, da equipe, registramos os pedidos para facilitar o envolvimento dos doadores. Essa abordagem ajuda a criar uma conexão mais emocional e significativa, incentivando as pessoas a abraçarem a causa e contribuírem para tornar o Natal dos nossos idosos mais especial.”

Os presentes são registrados em um site, com foto do idoso, e pelo menos três opções de presente, como:

  • Sabonete
  • Perfume
  • Kit de beleza
  • Crocs, entre outros.


A lista pode ser acessada clicando aqui. Em seguida, basta o usuário ir para “Doe Amor Neste Natal 2024 - Adote Uma Cartinha”.

Na sequência, o usuário terá acesso a uma lista em PDF e deve seguir os seguintes passos:

  1. Escolher um idoso e o presente escolhido por ele;
  2. Comunicar a equipe do asilo por meio do WhatsApp (67) 99211-4592 para combinar a data de entrega;
  3. Atentar-se de que o prazo de entrega dos presentes é até o dia 13 de dezembro.
  4. Neste Natal, você pode fazer a diferença! São aproximadamente 80 idosos esperando, além do presente, um sorriso caloroso e saber que, no final das contas, “todo mundo é Papai Noel”.

Conheça a instituição

A SIRPHA é uma organização social que há anos se dedica ao cuidado e bem-estar dos idosos, proporcionando assistência, dignidade e momentos de alegria. Neste Natal, queremos compartilhar amor que nos une em torno de um propósito maior: o cuidado ao próximo.

Para saber mais sobre a instituição, siga o perfil na página do Instagram (@sirphacg). Dúvidas podem ser tiradas pelo WhatsApp, por meio do número (67) 99211-4592 ou pelo site (https://sirpha.org.br/).

 

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