Cidades

Natal Solidário

Papai Noel dos Correios prorroga prazo para adoção de cartinhas

Interessados tem até o dia 16 de dezembro para adotar uma carta; veja como participar

Continue lendo...

Anualmente, o Correios realiza a campanha “Papai Noel dos Correios”, que recebe cartinhas enviadas por crianças em situação de vulnerabilidade social, para que seus pedidos sejam atendidos e o Natal se torne uma data mais especial.

Em Mato Grosso do Sul, a campanha teve início no dia 9 de novembro, e o prazo para adoção de cartas foi prorrogado até o dia 16 de dezembro.

Quase 103 mil cartas já foram adotadas em todo o Brasil na edição deste ano da campanha. Mas, cerca de 99 mil cartinhas ainda esperam adoção. Em Mato Grosso do Sul 5500 cartas já foram adotadas, mas 3500 ainda aguardam por madrinhas e padrinhos. 

Os pedidos variam entre bolas, bonecas, calçados e materiais escolares. Neste ano, são mais de 1.740 agências participantes em todo país. No estado, são 16 agências no interior e em Campo Grande, a agência Central e a agência do shopping Campo Grande. Nesses locais, as pessoas interessadas em participar da ação podem tanto adotar cartinhas como também entregar os presentes. 

As emocionantes cartinhas manuscritas ou desenhadas disponibilizadas pela ação contemplam os pedidos de crianças matriculadas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, independentemente da idade, de escolas públicas, creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos, assim como cartas enviadas por crianças da sociedade, com até 10 anos de idade.   

Como adotar?

Gerson Oliveira/Correio do Estado.

Os interessados em adotar uma carta podem se dirigir a uma unidade participante da ação ou acessar o blog da campanha. Na página, é preciso clicar em “Adoção On-line” e seguir os passos. Será necessário escolher a localidade para visualizar as cartinhas disponíveis em cada município.

Em Mato Grosso do Sul, os padrinhos podem adotar presencialmente em quatro pontos: Agência Central (Av. Calógeras, 2309), Agência Estação Rodoviária (Av. Vasconcelos Fernandes, 226), e em dois pontos no shopping Campo Grande: a agência dos Correios e um stand no segundo piso do centro comercial.

No interior do estado, 14 municípios possuem agências com cartas para adoção, são eles: Dourados, Três Lagoas, Corumbá, Ponta Porã, Naviraí, Cassilândia, Nova Alvorada do Sul, Chapadão do Sul, Paranaíba, Bela Vista, Inocência, Ribas do Rio Pardo, Anastácio e Taquarussu.

 
Entrega 

A entrega de presentes deverá ser feita presencialmente, no ponto de entrega mais próximo da localidade indicada no blog, até o dia 16 de dezembro. Os presentes precisam estar identificados com as informações da cartinha. Em Campo Grande, todos os presentes podem ser entregues nas agências próprias dos Correios.  


Papai Noel dos Correios
 

A ação promovida pelos Correios existe há 33 anos. No início, ela era feita apenas por funcionários da empresa, que recebiam as cartas que eram destinadas ao Papai Noel. 

“Um grupo se reuniu e falou ‘ah, vamos comprar’, e com o passar do tempo o Correios comprou a ideia e ofereceu toda a estrutura para termos esse projeto hoje”, explicou Lucia Mendes.

O “Papai Noel dos Correios” é realizado em 18 estados brasileiros e no Distrito Federal. Em 2021, mais de 150 mil cartas foram adotadas. 
 

irregularidades

Mais de 76 mil licenças de pescadores são canceladas pelo Ministério da Pesca em MS e todo o País

Com o cancelamento, profissionais perdem o direito de exercer pesca com fins comerciais; Veja lista de licenças canceladas

09/02/2026 18h00

Pescadores que tiveram licença suspensa e não recorreram no prazo tiveram a permissão cancelada

Pescadores que tiveram licença suspensa e não recorreram no prazo tiveram a permissão cancelada Foto: Saul Schramm

Continue Lendo...

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) oficializou o cancelamento de 76.665 licenças de pescadores e pescadoras profissionais de todo o Brasil. Em Mato Grosso do Sul, apenas um pescador teve sua licença cancelada, em Miranda.

Conforme publicação no Diário Oficial da União desta segunda-feira (9), a punição atinge registros que estavam previamente suspensos entre o fim de setembro e dezembro do ano passado.

A suspensão dos registros foi adotada no final de 2025, com base em inquérito conduzido pela Polícia Federal, no contexto da Operação Big Fish, que apurou indícios de irregularidades relacionadas ao Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP).

Os pescadores que foram suspensos na ocasião tiveram o prazo legal de 30 dias para apresentaram recurso administrativo. Para aqueles que não apresentaram o recurso, foi formalizado o cancelamento, em conformidade com o devido processo administrativo e com a legislação vigente, não cabendo mais recurso.

A decisão baseia-se no artigo 26 da Portaria MPA 127, de 2023, que estabelece as normas, os critérios e os procedimentos administrativos para o Registro Geral da Atividade Pesqueira e a concessão da Licença de Pescador e Pescadora Profissional.

Considerado o principal marco regulatório do setor, a portaria prevê a anulação definitiva do registro quando o profissional não resolve pendências que levaram à suspensão prévia da licença.

Quem tem licença cancelada perde o direito de exercer a pesca com fins comerciais e o acesso a benefícios vinculados ao Registro Geral da Atividade Pesqueira, como o seguro-defeso.

De acordo com o texto da Portaria 127, o ministério pode cancelar as licenças concedidas a pessoas que tenham morrido ou que não comprovem, no tempo exigido, que exercem a pesca com fins comerciais.

A licença também pode ser cassada por decisão judicial ou a pedido de órgãos fiscalizados e de controle, após o devido processo administrativo.

Entre os motivos para a penalidade administrativa estão a falta de manutenção anual do cadastro e a não entrega do Relatório de Exercício da Atividade Pesqueira (REAP).

A relação das licenças canceladas, por Unidade da Federação, foi disponibilizada no site do Ministério da Pesca e Aquicultura.

* Com Agência Brasil

CAMPO GRANDE

Sistema de esgoto e modernização da rede de água passam por melhorias em Campo Grande

Intervenções da Águas Guariroba ocorrerão de segunda (9) à sexta-feira (13), em quatro bairros da Capital

09/02/2026 17h45

Também serão substituídas as antigas tubulações por outras mais modernas

Também serão substituídas as antigas tubulações por outras mais modernas Divulgação

Continue Lendo...

As equipes da concessionária Águas Guariroba atuarão em ruas e avenidas de Campo Grande, durante toda semana, entre os dias 9 e 13. Os bairros que passarão por reformas são: Centro, Jardim das Perdizes, Tijuca e Itamaracá. As obras são para melhorar o sistema de esgotamento sanitário e a modernização da rede de água da Capital.

As reformas fazem parte do cronograma contínuo de investimentos e, além da implantação de novas redes coletoras de esgoto, também serão substituídas as antigas tubulações por outras mais modernas, seguras e duráveis.

A Águas Guariroba orienta que os moradores fiquem atentos à sinalização, pois durante a execução dos trabalhos, podem ocorrer interdições temporárias e alterações no trânsito.

Confira os locais

Centro

  • Avenida Madri
  • Rua Alagoas

Jardim das Perdizes

  • Rua Ênio Cunha
  • Rua Carlos Gardel

Tijuca

  • Avenida Marechal Deodoro
  • Rua Aicás
  • Rua Piassanguaba
  • Rua Bororós
  • Rua Nhambiquara
  • Rua Culuene
  • Rua Xavantes
  • Rua Rio da Prata

Itamaracá

  • Rua Sizuo Nakazato
  • Rua Dra. Maria de Lourdes
  • Rua Salatiel Ferreira

Referência no Saneamento

A Águas Guariroba, faz parte da Aegea Saneamento, empresa que está presente em 892 cidades de 15 estados brasileiros.

Em Mato Grosso do Sul, a Águas Guariroba atua com concessão plena em Campo Grande, com o abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto.

No interior, a Aegea é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 68 municípios, por meio da Parceria Público-Privada (PPP) com o Governo do Estado, a Sanesul e a Ambiental MS Pantanal.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).