Polícia Federal cumpriu quatro mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva, nesta terça-feira (10), durante a Operação Ajura, em Ponta Porã (MS), Ribeirão Preto (SP) e Jardinópolis (SP).
O objetivo é combater os crimes de tráfico de drogas e lavagem de capitais.
A PF ainda bloqueou R$ 360 milhões e outros bens pertencentes a organização criminosa, com a finalidade de desmantelar o braço financeiro do crime organizado.
Esta operação decorre de apreensões de cocaína realizadas nos anos de 2022 e de 2023, em Dourados (MS).
Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara da Justiça Criminal Estadual de Dourados (MS).
Dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MS) apontam que 1.586 kg de cocaína foram apreendidos em 2022 e 2.513 kg foram apreendidos em 2023.
PF nas ruas
Além dessa, a Cidade Branca de Corumbá também foi alvo de uma operação da PF, batizada de Black Jack, com o intuito de combater o tráfico de drogas no Mato Grosso do Sul.
Nessa operação, houve o cumprimento de seis mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva no município que fica no "Coração do Pantanal". Além disso, foram determinadas medidas de sequestro de bens móveis.
Toda essa investigação teve como "estopim" a apreensão de 120 kg de maconha em junho do ano passado. "Com o aprofundamento das diligências, foram identificados o proprietário do imóvel e mais duas pessoas envolvidas", complementa a PF em nota.
Houve a apreensão de celulares, veículos e inclusive armas de fogo, que serão periciados e analisados pela Polícia Federal em Corumbá/MS, para identificar demais pessoas possivelmente envolvidas.



