Cidades

AMAMBAI

Polícia fecha ponto de venda de drogas de casal paraguaio

Polícia fecha ponto de venda de drogas de casal paraguaio

A GAZETA NEWS

25/08/2011 - 08h40
Continue lendo...

Em operação desencadeada no final da tarde e início da noite de ontem (24) a Polícia Civil de Amabai fechou um ponto de venda de drogas que funcionava em uma residência situada na região da Vila Indiana.

O ponto de venda de drogas, conhecido como “boca do paraguaio”, era mantido por um casal de nacionalidade paraguaia da região da cidade de Capitan Bado, que faz divisa com Coronel Sapucaia no Brasil.

A equipe de investigação, que foi comandada pelo delegado André Luiz Godoy, chegou até o casal, Pedro Celestino Martinez, de 40 anos e sua esposa, Panfila Maldonado, de 29 anos, após várias denúncias de que na casa dos estrangeiros funcionava um ponto de venda de entorpecentes, mais precisamente de crack.

Em campana durante a operação, os policiais abordaram um usuário que havia acabado de sair da residência dos acusados portando duas pedras da droga. Durante a abordagem o homem teria confirmado que havia acabado de comprar o entorpecente do casal.

Em vistoria na casa dos suspeitos, os investigadores encontraram mais duas pedras de crack, aparelhos celulares e até um cartão de um programa assistencial governamental, que, para a polícia, a exemplo dos celulares, poderia estar sendo retido pelos acusados para garantir o pagamento de contas com aquisição de drogas.

De acordo com a Polícia Civil, em poder do casal também foi encontrado mais de R$ 770 em dinheiro.

Depois de preso, o casal foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Amambai onde foi autuado em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.

Em entrevista a nossa reportagem o paraguaio Pedro Celestino, que sofreu uma queda de moto dias atrás, fraturou uma perna e passa por tratamento para se recuperar, disse que já foi preso e cumpriu pena em Campo Grande, pelo crime de receptação e relatou ainda que havia fixado residência em Amambai a mais de três meses.

Dois filhos do casal, um de 3 anos e outro de penas três meses de idade, foram recolhidos pelo Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente de Amambai e, por se tratarem de estrangeiros, seriam encaminhados para familiares dos acusados que residem no município de Aral Moreira, na fronteira com o Paraguai.

Após autuados, Pedro Celestino e Panfila Maldonado foram encaminhados para o EPAM (Estabelecimento Penal de Amambai) onde permanecerão presos à disposição da Justiça. Se condenados eles poderão pegar pena de 5 a 15 anos de prisão.

opção de lazer

Bioparque Pantanal já recebeu visitantes de 140 países

Desde março de 2022 o atrativo turístico recebeu 1,4 milhão de visitantes, mas ficará fechado do dia 31 até 7 de janeiro

25/12/2025 12h30

Em média, 32,5 mil pessoas passam pelo atrativo que tem 470 diferentes espécies de animais aquáticos

Em média, 32,5 mil pessoas passam pelo atrativo que tem 470 diferentes espécies de animais aquáticos

Continue Lendo...

Inaugurado em março de 2022, o Bioparque Pantanal, maior aquário de água doce do mundo, já recebeu 1,4 milhão de visitantes, procedentes de todos os estados brasileiros e de 140 países diferentes, conforme dados divulgados nesta quinta-feira (25), pela assessoria Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. 

Mas, ao longo das duas próximas semanas os horários de visitação sofrerão restrição. Nesta quinta-feira (25), permanece fechado. Além disso, as visitas ficam suspensas dos dias 31 de dezembro a 7 de janeiro de 2026.  

A explicação é que são necessárias manutenções internas voltadas à segurança dos visitantes e ao bem-estar dos animais. As atividades serão retomadas normalmente no dia 8 de janeiro.

Em média, 32,5 mil pessoas visitaram o local por mês, o que equivale a cerca de 390 mil pessoas por ano. Parte deste fluxo ocorreu por conta das 115 convenções que foram realizadas no espaço ao longo de 2025. 

Além de ser um local para contemplação, o Bioparque também se transformou em uma grande e bem diferente sala de aula.  Ao longo do último ano, estudantes de 360 escolas  tiveram aulas nada convencionais no aquário. 

E não foram somente estudantes de Campo Grande ou das cidades do interior do Estado. Por conta da grande diversidade de atrativos, escolas de Mato Grosso, São Paulo, Goiás e Paraná organizaram excursões para conhecer o espaço. Ao todo, desde a inauguração, o Bioparque Pantanal já recebeu mais de 90 mil estudantes, segundo a assessoria.

Outro grande destaque foi a terceira edição do Clube de Ciências, com a participação de estudantes de nove escolas em 14 projetos de iniciação científica, envolvendo tanto instituições públicas quanto privadas da Capital e do interior.

As ações itinerantes também ganharam força com o projeto “Bioparque vai à Escola”, que levou uma parte do maior aquário de água doce do mundo até instituições de ensino, além da presença em feiras e eventos educacionais em vários municípios.

Embora tenha sido criado há mais de três anos, o número de espécies abrigadas segue aumentando. No começo do ano eram 446 e no final, 470, um acréscimo de 24 novas espécies, além de atingir a marca de mais de 45 mil animais. 

Local de uma série de estudos e pesquisas, o Bioparque foi marcado em 2025 pela realização de um exame inédito para a ciência.  Em parceria com a UFMS,técnicos fizeram uma ultrassonografia e tomografia em uma cachara, espécie de peixe típica do Pantanal. O procedimento exigiu uma megaoperação técnica para manter o animal fora da água durante o exame. Tudo correu bem e a cachara retornou ao seu tanque.

Desde a inauguração foram 94 reproduções de peixes . O destaque deste ano fica com o projeto Cascudos do Brasil, que realizou a reprodução de 23 espécies de cascudos, sendo três delas ameaçadas de extinção: Cascudo Onça, Cascudo Viola e Cascudo Cego das Cavernas. O projeto ainda registrou, em 2025, 74 desovas de cascudos.

PESQUISA

Na área científica, pesquisadores do Bioparque realizaram importantes publicações científicas em periódicos de alcance nacional e contribuíram com a popularização da ciência por meio do trabalho exercido pelos estagiários, fortalecendo a cada dia o turismo científico no empreendimento.

O NUPTEC também obteve reconhecimento com a premiação do projeto “Produção de Sabão Ecológico” entre os melhores do “Programa MS Multiplica” e com o destaque do projeto “Raízes Criativas” em edital estadual.

“O Bioparque é um espaço de pertencimento, orgulho e transformação. Aqui, as pessoas se emocionam, aprendem e se conectam com a natureza de uma forma única. É um lugar que mostra que cuidar do meio ambiente também é cuidar das pessoas. Nosso maior legado é tocar vidas e inspirar um futuro melhor para todos”, afirma a diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri

Ampliação

Governo estadual amplia vale-creche e inclui cuidadores particulares; benefício é de R$ 600

Mães poderão receber o benefício desde que apresentem, no ato da inscrição, declaração e recibo de pagamento do serviço prestado pelo cuidador

25/12/2025 11h45

Foto: Marcelo Victor / Correio do Estado

Continue Lendo...

O Governo de Mato Grosso do Sul ampliou o Programa de Apoio à Mulher Trabalhadora e Chefe de Família e passou a permitir que mães beneficiárias do Mais Social cadastrem cuidadores particulares ao programa. A mudança foi oficializada por decreto publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (23).

Com a ampliação, as mães poderão receber o benefício desde que apresentem, no ato da inscrição, declaração e recibo de pagamento do serviço prestado pelo cuidador. A medida busca atender famílias que optam pelo cuidado domiciliar, ampliando o alcance do programa.

Para ter acesso ao vale-creche nessa modalidade, a beneficiária deverá apresentar a documentação completa do cuidador, incluindo documento de identificação com foto, certidões negativas cíveis e criminais da Justiça Estadual e Federal, comprovante de residência atualizado e uma declaração assinada pelo profissional, comprometendo-se a cumprir as normas do programa e a zelar pelo bem-estar da criança.

O decreto também exige que a mãe indique formalmente o local onde a criança será cuidada. Esse endereço poderá receber visitas periódicas de acompanhamento por parte dos órgãos responsáveis. Em caso de troca do cuidador, a beneficiária deverá apresentar imediatamente a documentação do novo profissional, sob pena de desligamento do programa.

“O benefício poderá ser suspenso se for comprovado que a criança deixou de frequentar a escola ou não está sendo atendida pelo cuidador cadastrado”, prevê o texto do decreto. A regra vale tanto para crianças matriculadas em estabelecimentos de ensino quanto para aquelas assistidas em ambiente domiciliar.

Entre as alterações, o governo também incluiu novos critérios de priorização. Terá preferência no recebimento do benefício a mulher com maior número de filhos menores de 4 anos, no caso específico do vale-creche previsto no programa.

Além disso, o decreto reforça que as beneficiárias devem manter as crianças matriculadas em ambientes de cuidado que promovam o aprendizado individual, seja em unidades de ensino regular equivalentes aos Centros de Educação Infantil, seja sob os cuidados de cuidador particular em casa.

O vale-creche integra o Programa de Apoio à Mulher Trabalhadora e Chefe de Família e é destinado a mães em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo Mais Social, com o objetivo de facilitar o acesso ao trabalho e garantir a proteção e o desenvolvimento das crianças.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).