Polícia

POLÍCIA

Além de desembargador e familiares, Operação Tiradentes também mira advogados

Nove mandados de busca e apreensão foram cumpridos nesta quinta-feira (8) pela PF

Continue lendo...

Além de cumprirem mandados contra o desembargador Divoncir Schreiner Maran e seus familiares, policiais federais cumpriram também mandados de busca e apreensão contra advogados ligados ao desembargador. Um deles é filho do magistrado. A operação teve participação da Receita Federal.

Os mandados foram cumpridos em Bonito e em Campo Grande,  no gabinete do desembargador do TJMS, escritórios de advocacia, na casa de Divoncir Maran e residência de seus familiares.

Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MS) informou que acompanha as diligências e adotará as medidas legais de natureza disciplinar aplicáveis ao caso, respeitando sempre o direito à ampla defesa e contraditório.

“Na data de hoje (08), foi deflagrada operação da Polícia Federal que além de medidas que estão sendo cumpridas no TJMS resultou em cumprimento de ordens judiciais em escritórios de advogados inscritos na Seccional. Diante disso, a OAB/MS informa que, nos termos da Lei 8.906/1994, acompanha as diligências e que adotará as medidas legais de natureza disciplinar aplicáveis ao caso, respeitando sempre o direito à ampla defesa e contraditório”, afirmou a OAB, por meio de nota divulgada à imprensa.

 

A Receita Federal divulgou uma espécie de organograma daquilo que classifica como esquema para lavagem de dinheiro, que supostamente teria sido cobrado para liberação do traficante Gerson Palermo. Nesse organograma, a esposa do desembargador Divoncir aparece como suposta "laranja" do marido. Aponta ainda a existência de transações suspeitas com três filhos, sendo que um deles é advogado. Estes filhos, por sua vez, teriam feito movimentações financeiras suspeitas com sócios e até um ex-empregado da família. 

divulgação Receita Federal

Nota da Polícia Federal emitida nesta quinta-feira informa que está sendo investigada a “prática de corrupção passiva e lavagem de capitais por membro do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul”, dando a intender que o desembargador teria recebido propina para tirar Gerson Palermo da prisão.

O nome da “Operação Tiradentes” faz alusão ao feriadão de 21 de abril de 2020, quando o desembargador concedeu prisão domiciliar a Gerson Palermo, com uso de tornozeleira, mas que depois disso fugiu e nunca mais foi encontrado.

CONFRONTO POLICIAL

Dois ladrões rendem idoso, roubam Hilux e acabam mortos pelo Choque

Caminhonete tinha rastreador e foi possível seguir os criminosos através da localização

22/10/2024 08h15

DIVULGAÇÃO/BPMChoque

Continue Lendo...

Dois homens, ainda não identificados, morreram em confronto com policiais militares do Batalhão de Choque (BPMChoque), na noite desta segunda-feira (21), em uma estrada vicinal na região da avenida Gury Marques, em Campo Grande.

Conforme apurado pela reportagem, um idoso, de 73 anos, proprietário de uma caminhonete Hilux, de cor prata, estava estacionando o veículo para abrir o portão de casa, quando foi surpreendido por dois bandidos em posse de arma de fogo.

De acordo com o boletim de ocorrência, ambos anunciaram o assalto, com arma no pescoço da vítima, ameaçando-a a entregar a caminhonete.

Sem reagir, o senhor entregou o veículo e acionou a Polícia Militar. Equipes da Ronda Ostensiva de Ações de Choque (ROTAC) se deslocaram até o endereço da vítima e foi informado-lhes que havia rastreador no veículo, cuja localização foi compartilhada com os policiais.

Os policiais iniciaram o patrulhamento na avenida Gury Marques, avistaram um veículo transitando na contramão e perceberam que se tratava da caminhonete que havia sido roubada há pouco.

Os criminosos, em posse da caminhonete, realizaram uma conversão em uma estrada vicinal. Em seguida, os policiais deram ordem de parada com sinais luminosos e sonoros, mas eles desobedeceram e continuaram fugindo.

Então, foi realizado um disparo de arma de fogo nos pneus traseiros do veículo, momento em que o condutor desceu apontando a arma para os policiais. Para se defender, a equipe revidou, baleou e desarmou um dos criminosos.

O outro bandido, que estava no banco do passageiro em posse de outra arma de fogo, atirou contra os policiais, que também revidaram e acertaram o autor.

Ambos foram socorridos e encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Universitário, mas não resistiram aos ferimentos e faleceram no local.

A Hilux foi encaminhada para a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Furtos e Roubos de Veículos (Defurv). As armas de fogo utilizadas pelos autores foram entregues à Polícia Científica.

ESTATÍSTICA

Dados divulgados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) apontam que 62 pessoas morreram em confronto com agentes de Estado, de 1º de janeiro a 22 de outubro de 2024, em Mato Grosso do Sul. O sistema está fora do ar e não foi possível levantar os números de setembro.

Das 62 mortes,

  • 34 ocorreram em Campo Grande
  • 28 ocorreram no interior do Estado
  • 9 ocorreram em janeiro
  • 6 ocorreram em fevereiro
  • 13 ocorreram em março
  • 4 ocorreram em abril
  • 5 ocorreram em maio
  • 8 em junho
  • 2 em julho
  • 5 em agosto
  • 7 em setembro
  • 3 em outubro

Mortes registradas em confronto policial são classificadas como homicídio decorrente de oposição à intervenção policial.

O confronto entre forças de segurança governamentais e grupos armados ocorrem em situações de abordagem policial, roubos, flagrantes de tráfico de drogas, policiamento ostensivo em bairros, entre outras ocorrências.

COMBATE AO TRÁFICO

Polícia Civil cumpre 24 mandados em Campo Grande, Corumbá e Naviraí

Policiais cumprem 16 mandados de busca e apreensão e 8 de prisão contra o tráfico de drogas e armas

18/10/2024 09h15

Sede da Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico (Denar)

Sede da Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico (Denar) Paulo Ribas

Continue Lendo...

Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico (Denar) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (18), força-tarefa contra o tráfico de drogas e armas nos municípios de Campo Grande, Corumbá e Naviraí. Os policiais cumprem 16 mandados de busca e apreensão e 8 de prisão.

A operação tem apoio de equipes da Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Banco e Resgate a Assaltos e Sequestros (Garras), Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (Defurv), Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo (Decon).

OUTRAS OPERAÇÕES

Polícia Civil deflagrou, na manhã desta sexta-feira (18), a Operação “Apolo”, com o apoio da Polícia Militar (PMMS) em Selvíria, município localizado a 403 quilômetros de Campo Grande.

Os policiais cumpriram cinco mandados de busca e apreensão e um de prisão, em combate ao tráfico de drogas na cidade. Foram apreendidos aparelhos celulares e drogas para consumo.

Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (17), a Operação Rede Limpa XIII, em Coxim, município localizado a 253 quilômetros de Campo Grande.

A ação visa reprimir crimes de abuso sexual infantojuvenil via internet. Durante a operação, foram coletados dispositivos eletrônicos relevantes para as investigações.

O material apreendido será submetido à perícia para identificar possíveis envolvidos e ampliar as ações de combate à produção, posse e divulgação de conteúdos de abuso sexual infantil.

A Operação Rede Limpa XIII é parte de um esforço contínuo da Polícia Federal para desmantelar redes criminosas que operam via internet.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).