Polícia

DOIS AVIÕES

Após 'fuga no céu', 1 tonelada de cocaína é apreendida em Mato Grosso do Sul

Carga foi encontrada em dois aviões que passavam pelo espaço aéreo de Mato Grosso do Sul, interceptados pela FAB após alerta da Polícia Federal

Continue lendo...

Dois aviões foram interceptados pela Força Aérea Brasileira (FAB) após alertas da Polícia Federal (PF) sobre voos suspeitos no céu de Mato Grosso do Sul. Ao todo, as duas aeronaves carregavam 1.150 kg de cocaína. Houve intensa perseguição a um dos aviões, que chegou a pousar em Três Lagoas, mas arremeteu e só foi parado em Ivinhema.

A operação contou com quatro caças A-29 Super-Tucano. A primeira interceptação teve como alvo um monomotor EMB-720 Minuano, na região noroeste do Estado. Essa aeronave foi interceptada no ar, passando pelos procedimentos de averiguação aérea de praxe.

Foi realizada escoltada do avião, que parou já fora de Mato Grosso do Sul. O pouso aconteceu em Rondonópolis (MT), onde a Polícia Federal assumiu a ações, prendendo duas pessoas - piloto e copiloto - e apreendeu 450 kg de cocaína.

Já a segunda ação do dia aconteceu em ao sudoeste de Campo Grande, quando um bimotor B-58 Baron, mais potente que a primeira aeronave, foi interceptado no ar e escoltado até Três Lagoas, onde deveria fazer o pouso. Porém, próximo da cabeceira da pista, o piloto arremeteu e fugiu, iniciando uma perseguição que só terminou em Ivinhema.

Lá, o bimotor fez um pouso forçado em um campo não preparado. Não se sabe quantas pessoas estavam na aeronave, já que quando os homens da Força Tática da Polícia Militar (PM) chegaram ao local, o avião estava abandonado junto a 700 kg de cocaína, também apreendidos.

A carga de pouco mais de uma tonelada de cocaína foi toda encaminhada à Polícia Federal. Além dos Super Tucanos, a FAB também uma aeronave E-99, usada como uma espécie de radar móvel, e toda a estrutura do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Sisdabra).

Rotina no ar

Mato Grosso do Sul está localizado em ponto estratégico para o tráfico de drogas, devido a sua proximidade com o Paraguai e a Bolívia, sendo comum a apreensão de entorpecentes em carros, babagem de viajantes em ônibus e em grandes carregamentos em caminhões.

Além disso, vem sendo comum também o transporte de drogas através de aviões. Várias interceptações ocorreram recentemente, tanto de cocaína como de maconha, resultando inclusive na prisão de pilotos - um deles forjou um falso sequestro para tentar se livrar da acusação de tráfico de drogas, porém, o caso foi descoberto e ele preso.

"Cartas Marcadas"

Gaeco cumpre 76 mandados e afasta 5 servidores em 5 municípios de MS

Operação ocorreu em Campo Grande, Corguinho, Rio Negro, Rochedo e Terenos

10/02/2026 11h55

 Gaeco e Batalhão de Choque amanheceram na porta de uma loja de materiais escolares e de escritório, localizado na rua 14 de julho, Vila Glória, em Campo Grande

Gaeco e Batalhão de Choque amanheceram na porta de uma loja de materiais escolares e de escritório, localizado na rua 14 de julho, Vila Glória, em Campo Grande MARCELO VICTOR

Continue Lendo...

Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) cumpriu 76 mandados, na manhã desta terça-feira (10), durante a Operação Cartas Marcadas, em Campo Grande, Corguinho, Rio Negro, Rochedo e Terenos.

Dos 76 mandados, são

  • 46 mandados de busca e apreensão
  • 5 mandados de afastamento de cargos públicos
  • 22 mandados de proibição de contratar com o Poder Público
  • 3 mandados de suspensão de contratos vigentes com o Poder Público

Todos os mandados são expedidos pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS).

Em Campo Grande, os mandados são cumpridos em uma loja de materiais escolares e de escritório, localizada na rua 14 de julho, Vila Glória. Policiais militares do Batalhão de Choque e Gaeco amanheceram na porta do estabelecimento e impediram a entrada dos funcionários.

O advogado da loja, Nilton Ribeiro Júnior, confirmou ao Correio do Estado que os policiais e promotores estão cumprindo mandado de busca e apreensão de documentos, mas alegou que não dispõe de mais informações. Disse, também, que este mandado é somente mais um em uma série de decisões judiciais que estão sendo cumpridas em diferentes cidades de Mato Grosso do Sul.

A investigação aponta a existência de uma organização criminosa voltada à prática de crimes contra a Administração Pública, liderada por agentes políticos que atuavam como principais articuladores do esquema criminoso, nas prefeituras de Corguinho e Rio Negro.

A organização criminosa era composta por servidores públicos que forjavam a concorrência de licitações públicas, e, direcionavam os certames à empresas integrantes do esquema.

Nos últimos anos, os contratos somam R$ 9.000.000,00. As licitações corrompidas abrangem:

  • Contratações diretas para aquisição de materiais de expediente, mediante dispensas indevidamente manipuladas
  • Contratação de empresas para a execução de obras públicas, as quais eram iniciadas antes mesmo da formalização contratual

O Ministério Público (MPMS) adquiriu provas por meio do conteúdo extraído de alguns telefones celulares apreendidos, nas Operações Turn Off e Malebolge, que revelaram o modus operandi da organização criminosa. Com isso, foi possível chegar até os agentes políticos que dirigiam o esquema.

Batalhão de Choque (BPMChoque) e Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Polícia Militar, apoiaram a ocorrência nesta terça-feira (10).

“Cartas Marcadas”, termo que dá nome à operação, faz referência a um jogo previamente manipulado, em que o desfecho é conhecido antes mesmo do início.

No caso, as contratações sob apuração foram direcionadas de antemão às empresas investigadas, por meio de ajustes espúrios, para conferir aparência de lisura a uma escolha que já estava determinada.

Desde o começo do ano passado, operações do Ministério Público revelaram supostos esquemas de corrupção em Aquidauana, Água Clara, Rochedo, Três Lagoas, Coxim, Sidrolândia, Bonito, Jardim, Terenos, Miranda, Itaporã e Campo Grande.

Polícia

Lula diz que vive 'melhor momento' político da Presidência e da relação com parlamentares

Em seu discurso na cerimônia desta sexta-feira, 6, Lula cobrou prefeitos e militantes aliados que se engajem na disputa eleitoral

06/02/2026 23h00

Crédito: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil

Continue Lendo...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que vive o seu "melhor momento do ponto de vista político", além de também se sentir melhor fisicamente em relação a mais de 20 anos atrás, quando foi eleito presidente da República. Lula afirmou que também é o melhor momento de relação com os parlamentares.

"Eu vivo meu melhor momento do ponto de vista político, do exercício da minha Presidência, da minha relação com os companheiros parlamentares de todos os partidos políticos. Não tenho inimigos. Só é meu inimigo quem quiser ser. E se quiser, seja de graça, porque não vou pagar para ser meu inimigo", afirmou o presidente durante entrega de ambulâncias e equipamentos do Novo PAC Saúde em Salvador (BA).

"Tenho 80 anos, hoje estou melhor fisicamente do que quando fui eleito presidente em 2003. Naquele tempo, andava na esteira a 4km/h cansando e bufando. Hoje, com 80 anos, ando a 6km/h, com 5º de inclinação, faço musculação porque determinei que vou viver até os 120 anos", afirmou.

Em seu discurso na cerimônia desta sexta-feira, 6, Lula cobrou prefeitos e militantes aliados que se engajem na disputa eleitoral deste ano a seu favor. Repetiu que será uma eleição da "verdade contra a mentira" e "do bem contra o mal".

"Este ano não é um ano de eleição. É o ano da verdade. É o ano em que a gente vai ter que provar que a verdade e o bem pode vencer o mal e a mentira. Cabe a vocês prefeitos, vereadores, dirigentes sindicais, mulheres e homens deste País não permitir que haja uma prevalência da mentira. Não é possível conviver com a quantidade de mentiras que essas pessoas falam todos os dias", declarou.

Lula disse que sua campanha será focada em fazer "comparação em cada área, tudo o que aconteceu no País depois do impeachment, três anos de (Michel Temer) e quatro da coisa que governou este País (Jair Bolsonaro)".

"Quero fazer comparação de qual foi o presidente que mais teve relação com prefeitos na história. Nunca perguntei para um prefeito que partido ele é. Isso não me interessa, o que me interessa é se a cidade dele está precisando, se tem um projeto bom", declarou.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).