Na quinta-feira (17), um homem de 59 anos foi preso pela Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, por intermédio da 2ª Delegacia de Três Lagoas. Ele é condenado há 23 anos e 4 meses de reclusão em regime fechado, por estupro de vulnerável.
O mandado de prisão expedido pela Vara da Infância, da Adolescência e da Violência Doméstica e Familiar de Três Lagoas, e a prisão aconteceu no bairo Guaporé.
O crime ocorreu no ano de 2018 e a vítima era uma menina de 13 anos de idade. O autor era companheiro da avó da vítima e foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça.
NA CAPITAL
Além desse caso, conforme foi divulgado pelo Correio do Estado, na quarta-feira (16), um homem de 73 anos foi preso pela Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros (GARRAS). Ele é condenado a 21 anos de prisão em regime fechado pelo crime de estupro de vulnerável e estava foragido desde que teve sua condenação confirmada pelo Tribunal de Justiça em 2018.
De acordo com a Polícia Civil, os abusos ocorreram ao longo de sete anos, a partir de 2012, contra duas irmãs. Na época, o autor tinha cerca de 60 anos. Os crimes vieram à tona quando uma das vítimas relatou os fatos à família.
O homem foi localizado no bairro Marcos Roberto, em Campo Grande, e após ser capturado, foi conduzido para a audiência de custódia e ficará à disposição da Justiça para o cumprimento da pena.
LEVANTAMENTO
De acordo com o Boletim do Observatório da Mulher de Campo Grande, divulgado dia 27 de junho pela Procuradoria Especial da Mulher, nos primeiros 6 meses de 2025 foram registrados no estado 937 casos de estupro. Destes, 870 foram em mulheres.
Vale observar que, este número já equivale a 37,61% dos casos de todo ano de 2024 e que as mulheres, crianças e adolescentes, continuam sendo as mais vulneráveis à violência sexual no estado. Isso porque, 442 dos casos registrados envolveram crianças e 364, foram da violência em adolescentes. Isso corresponde a 86% do número total dos casos de violência sexual no estado.
Somente em Campo Grande, foram registrados 267 casos, sendo 223 vítimas do sexo feminino e 39 do sexo masculino, e 125 dos casos são de crianças e 87, adolescentes, o que corresponde a 79,4% dos casos totais.
O mês de junho, até agora, foi o mês com menos casos registrados desde o início do ano, com 102 registros.


