Polícia

FREANDO A COVID-19

Polícia Militar poderá encaminhar até a delegacia aqueles que foram flagrados descumprindo o Toque de Recolher

PM atuará de forma "mais contundente" em fiscalizações a partir de amanhã, segundo secretário

Continue lendo...

Com a volta do Toque de Recolher em Mato Grosso do Sul, a partir desta segunda-feira (14), a Polícia Militar do estado (PMMS) se juntará às fiscalizações, na Capital e nos municípios do interior, apoiando outras frentes de segurança.

Segundo o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Antônio Carlos Videira, as abordagens acontecerão com uma dinâmica diferente, para que o objetivo seja atingido.

"Como as pessoas não estão respeitando as orientações dos órgãos sanitários e da própria PM, nós teremos que agir de uma forma mais contundente, de forma que quem descumprir essas medidas sejam autuadas nas mais diversas modalidades possíveis.", comentou.

Acompanhe as últimas notícias do Correio do Estado

A polícia estará empenhada checando documentações pessoais e veiculares, revistando veículos, aplicando testes de alcoolemia (bafômetro), verificação de estacionamentos, cabendo aplicação de multas, até condução por desobediência.

O secretário explica que esta última tem ligação direta com a volta do Toque de Recolher, não exatamente com a postura de cada um junto à PM. "Havendo um decreto estadual em vigência, e a pessoa não respeitando, ela incorre no crime de desobediência, então ela será conduzida para a delegacia para ser autua, processo que depois segue para o Ministério Público e o Judiciário."

Desta forma, as delegacias civis também estarão em alerta durante os plantões, para conseguir atender às demandas encaminhadas.

A Polícia Militar atuará, assim, apoiando a Guarda Municipal Metropolitana, nas cidades onde ela já existe, como na Capital, mas também atuará como órgão fiscalizador, uma vez que este é seu papel.

Ainda segundo Videira, mesmo antes do retorno do decreto, a PM tem sido muito solicitada em municípios do interior por descumprimento de normas sanitárias.

Uma região citada foi a cidade de Maracajú, a 158km de Campo Grande, onde, neste fim de semana, a polícia teria flagrados aglomerações em alguns loteamentos.

"Por causa disso, nós estamos reunindo as forças táticas de cidades vizinhas para atuar nestes casos, que vão desde desobediência até a apreensão de veículos irregulares.", finalizou.

Outro local que também assiste o descaso da população é a Capital. Apenas na noite deste sábado (12), a Guarda Civil Metropolitana encerrou duas comemorações.

Um dos eventos acontecia em um bar da cidade, localizado na rua Brilhante, e contava com aproximadamente 130 pessoas; o segundo, era uma festa no bairro Jardim Marajoara, com mais de 150 pessoas.

Além disto, a Guarda também recebeu 64 denúncias por descumprimento de medidas sanitárias e, durante a madrugada, abordou 556 pessoas, ninguém foi preso.

Operação Risco Inflamável

Forças de segurança apreendem 4 mil litros de combustível ilegal em Corumbá

Parte do líquido é de origem boliviana

16/07/2025 11h00

Combustível armazenado ilegalmente, em galões, sem nenhuma segurança

Combustível armazenado ilegalmente, em galões, sem nenhuma segurança Divulgação/Polícia Civil - MS

Continue Lendo...

Polícia Civil, Receita Federal, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal apreenderam 4,4 mil litros de gasolina e óleo diesel, armazenados irregularmente, nesta terça-feira (15), em duas residências localizadas no bairro Jardim dos Estados, em Corumbá.

Parte do líquido é de origem boliviana. A ação faz parte da “Operação Risco Inflamável”.

Conforme apurado pela reportagem, as forças de segurança flagraram um homem, de 39 anos, descarregando o combustível em duas casas localizadas em uma área conhecida como “invasão”.

Com isso, adentraram no imóvel e flagraram grande volume de combustível armazenado ilegalmente, em galões, sem nenhuma segurança.

J.D.T.R., homem, de 39 anos, foi preso e responderá pelo crime de comércio ilegal de produtos inflamáveis, que proíbe o armazenamento e comércio irregular de substâncias perigosas à saúde e ao meio ambiente.

Ele foi encaminhado até a unidade policial para prestar esclarecimentos e receber sanções legais.

O caso será investigado pelas autoridades competentes para identificar outros possíveis envolvidos na rede criminosa.

“A Polícia Civil ressalta os riscos do comércio clandestino de combustíveis, que pode causar acidentes graves, como incêndios e explosões, além de prejuízos ambientais”, informou a corporação por meio de nota.

O Artigo 56 da Lei nº 9.605/98, também conhecida como Lei de Crimes Ambientais, trata das sanções penais e administrativas relacionadas a atividades que prejudiquem o meio ambiente.

Especificamente, o artigo aborda a produção, processamento, embalagem, importação, exportação, comercialização, fornecimento, transporte, armazenamento, guarda, posse ou uso de produtos ou substâncias que causem danos ambientais. A lei estabelece penas, incluindo reclusão, para aqueles que forem considerados responsáveis por tais ações, visando a proteção do meio ambiente e a punição de atividades lesivas.

POLÍCIA

Acusado de matar vizinho a facadas é preso no interior do Estado

Conforme testemunhas, a vítima de 82 anos, tinha uma rixa antiga com o autor do crime de 41 anos

15/07/2025 13h30

Em Naviraí, autor de homicídio brutal contra idoso é preso pela Polícia Civil

Em Naviraí, autor de homicídio brutal contra idoso é preso pela Polícia Civil FOTO: Divulgação PCMS

Continue Lendo...

Na segunda-feira (14), um homem de 41 anos foi preso por policiais da 1ª Delegacia de Naviraí, distante aproximadamente 359 quilômetros de Campo Grande, acusado de matar um idoso de 82 anos a facadas na última sexta-feira (11), na frente da residência da vítima, no centro de Naviraí.

De acordo com a investigação policial, o autor e a vítima mantinham uma 'rixa' antiga, e testemunhas relataram que o crime foi motivado por uma discussão banal, na qual o autot atingiu o idoso com pelo menos 10 facadas e chutes violentos na cabeça, mesmo após o idoso estar no chão e não conseguir se defender. Após o crime, o autor fugiu do local.

Diante da gravidade do acontecimento, ao tomar conhecimento do crime, a autoridade policial plantonista representou junto ao Poder Judiciário pela prisão preventiva, medida que foi prontamente deferida pela Justiça da comarca de Naviraí

Com a medida judicial em mãos, os policiais civis saíram em busca do autor, que se apresentou na delegacia na tarde de segunda-feira (14), acompanhado por um advogado, quando foi dado cumprimento ao mandado de prisão e o indivíduo foi preso.

As investigações continuam para apurar todos os detalhes do crime. 

Assine o Correio do Estado.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).