Polícia

Combate ao crime

Rota do tráfico: Polícia Federal de MS está entre as que mais indiciam suspeitos no Brasil

Superintendência de Mato Grosso do Sul já enquadrou 147 possíveis criminosos neste ano, mais do que no Rio de Janeiro

Continue lendo...

Embora o Estado de Mato Grosso do Sul seja apenas o 21º dentre os 28 do País no ranking população, as condições geográficas locais põem a unidade da federação como uma das que mais geram demandas para a Polícia Federal. 

Nos primeiros 10 meses de 2023, Mato Grosso do Sul é o sexto estado em volume de indiciamentos feitos pela Polícia Federal, e o sétimo no total de inquéritos policiais relatados. 

A maior da demanda da Polícia Federal no Brasil está no Estado de São Paulo, o mais populoso (44,4 milhões de habitantes) e no Paraná (quinto mais populoso, 11,4 milhões), que assim como Mato Grosso do Sul, também tem elevada demanda por estar localizado na fronteira com dois países. 

Enquanto o Paraná, faz fronteira com Paraguai e Argentina, Mato Grosso do Sul tem Paraguai e Bolívia como países fronteiriços, e com um detalhe: uma longa fronteira seca com o Paraguai, em um dos maiores corredores para o tráfico de drogas da América do Sul. 

De janeiro a outubro, a Polícia Federal em Mato Grosso do Sul indiciou 147 pessoas, e relatou 175 inquéritos. São Paulo foi o Estado com o maior volume de inquéritos relatados: 749, e o Paraná, o Estado com o mais indiciados: 371. Paraná e São Paulo invertem a ordem na segunda posição: a Polícia Federal em SP indiciou 349 pessoas, enquanto no PR, foram relatados 452 inquéritos (segunda posição). 

No que se refere ao alto volume de indiciados pela Polícia Federal, Mato Grosso do Sul supera a Superintendência da PF no Estado do Rio de Janeiro: lá foram 133 pessoas indiciadas. O volume de inquéritos relatados, porém, é maior que o de MS: 305.

Unidade     UF IPLs Relatados                             

Unidade (UF) IPLs Relatados     Qtd Indiciados 
RS                         251                                                    212 
MS 175 147
RJ 305 133
MT  98 70
DF 163 76
SP 749 349
SC 208 124
ES 96 67
AC 59 74
SE 33 31
PI 108 68
MG 395 203
BA 115 80
PR 452 371
PB  79 86
CE 119 44
PA 175 128
MA 78 39
RR 45 152
AM 57 52
RO 68 87
AL 30 22
TO 26 28
PE 85 104
GO 70 59
RN 70 49
AP 7 6
Departamento PF 7 0

 

Assine o Correio do Estado

CONFRONTO POLICIAL

Traficante reage e é morto pela PM no Santo Eugênio

Arma utilizada pelo autor foi um revólver calibre.22

08/04/2025 08h25

Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário do Centro Especializado de Polícia Integrada (Depac-Cepol), onde o caso foi registrado

Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário do Centro Especializado de Polícia Integrada (Depac-Cepol), onde o caso foi registrado ARQUIVO/CORREIO DO ESTADO

Continue Lendo...

Adriano Antero Batista, de 39 anos, morreu em confronto com policiais militares, na noite desta segunda-feira (7), na rua Aparício Vieira Barbosa, número 69, bairro Santo Eugênio, em Campo Grande.

Conforme apurado pela reportagem, a Polícia Militar fazia rondas pela região, quando viram um indivíduo indo em direção a viatura com um volume na cintura. Em seguida, abordaram o rapaz.

Mas, ele desobedeceu, desceu da bicicleta e correu para o interior da residência, deixando para trás uma sacola com entorpecentes e uma balança de precisão.

Os PMs perseguiram o indivíduo e entraram na casa, mas, foram recebidos com dois disparos de arma de fogo. A arma utilizada pelo autor foi um revólver calibre.22 com 10 munições.

Para se defenderem, revidaram, balearam e desarmaram o criminoso. Ele foi atingido na região do tórax.

Foi socorrido até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Universitária, mas, não resistiu e faleceu no local.

Após o óbito, Polícia Civil e Polícia Científica compareceram até o endereço para periciar o local dos fatos.

O caso foi registrado como Morte Por Intervenção de Agente de Estado na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário do Centro Especializado de Polícia Integrada (DEPAC-CEPOL).

NÚMEROS

Dados divulgados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) apontam que 24 pessoas morreram em confronto com agentes de Estado, de 1º de janeiro a 8 de abril de 2025, em Mato Grosso do Sul. 

Desse número, 10 óbitos ocorreram em janeiro, 8 em fevereiro, 2 em março e 4 em abril.

Mortes registradas em confronto policial são classificadas como homicídio decorrente de oposição à intervenção policial.

O confronto entre forças de segurança governamentais e grupos armados ocorrem em situações de abordagem policial, roubos, flagrantes de tráfico de drogas, policiamento ostensivo em bairros, entre outras ocorrências.

POLÍCIA

Corpo de idoso é encontrado em terreno no Cabreúva

No local, fica a obra atualmente abandonada do Centro de Belas Artes

06/04/2025 16h00

Obra abandonada do Centro de Belas Artes

Obra abandonada do Centro de Belas Artes FOTO: Divulgação

Continue Lendo...

Na tarde de sábado (05), um idoso de 73 anos foi encontrado morto no terreno da obra do Centro de Belas Artes, no Bairro Cabreúva.

O homem identificado como Assis Ari Lopes da Silva, foi localizado por volta das 17h30 por uma pessoa que passava pelo local e acionou o socorro. 

Quando a polícia chegou, encontrou a vítima com sangramento no rosto, uma lesão grave na cabeça e constataram o óbito.

Peritos da Polícia Científica também estiveram no local e constataram sinais de agressão, possivelmente provocada por objeto contundente, acendendo a possibilidade de um homicídio.

Assis era morador do Conjunto Aero Rancho e trabalhava como açougueiro. Após os procedimentos técnicos, o  corpo foi recolhido pela funerária.

O caso foi registrado como homicídio simples na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) Cepol e segue sob investigação. 

Até o momento, não há informações sobre autoria ou motivação do crime.

Assine o Correio do Estado.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).