Cidades

MATO GROSSO DO SUL

Policiais de MS farão contraproposta e futuro da valorização é incerto

Categoria que paralisou os trabalhos por 24 horas, ainda tem nova assembleia marcada para definir proposta, que será analisada e devolvida pelo Governo de MS antes da classe decidir sobre possível nova greve

Continue lendo...

Na mesa de negociações com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, em busca de valorização, as duas propostas do Poder Público foram rejeitadas pelos policiais civis sul-mato-grossenses, que já tem data para nova assembleia, onde devem elaborar contraposta e aguardar para novo debate sobre possível nova greve. 

Vale lembrar que ainda na quinta-feira (19) a classe paralisou atividades por 24 horas - como bem acompanhou o Correio do Estado -, com as delegacias de Mato Grosso do Sul operando apenas com 30% do efetivo e atendendo apenas com serviços essenciais. 

Agindo apenas em casos de prisão em flagrante; medidas protetivas e ocorrências em caso de menor vítima, a categoria buscou chamar atenção do Poder Executivo do Estado, que colocou na mesa duas propostas. 

Porém, como confirma o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul, Alexandre Barbosa, sobre o resultado da assembleia híbrida do último sábado (21), ambas foram recusadas pela classe, que comporta 1,6 mil investigadores e escrivães ativos atualmente em MS. 

"Ficou marcado para amanhã (24) às 18h uma nova assembleia híbrida, da qual vamos chamar outra proposta para o Governo e até o final de semana aguardamos resposta", expõe. 

Conforme Alexandre Barbosa, nesta terça (24) a classe elabora e encaminha contraposta e, diante da resposta, devem convocar nova assembleia até o próximo fim de semana para debaterem se aceitam ou não, bem com haverá uma nova paralisação da categoria. 

Sem valorização

Como é possível verificar na proposta do Governo de MS, recusada pela categoria - que pode ser conferida na íntegra CLICANDO AQUI - uma das propostas incorporava o auxílio-alimentação, com mais um abono de R$ 130 para as classes iniciais, que antes mesmo da assembleia já era tida como "aquém" do esperado. 

Já a segunda consistia em reestruturar a tabela e modificar os valores de referência, que contemplaria apenas 275 agentes de Polícia Judiciária. 

Sendo que a categoria já se via na posição de "não poder ficar doente", com o auxílio saúde concedido apenas para delegados e fiscais de renda em maio, a sensação interna agora é que o governo está "engessado". 

Mesmo que a proposta assinada pelo titular da Secretaria de Estado de Administração (SAD), Frederico Felini, diga que o Governo está "aberto ao diálogo para construir um consenso", essa postura rígida às contrapropostas é vista pela classe como uma barreira. 

"Nosso movimento está firme, nós temos nossos objetivos. Que tenham um avanço do Governo à nossa contraproposta e que seja pelo menos razoável para nós, se não vamos à 'briga' com greve mesmo, não tem jeito", concluir Alexandre. 

 

Assine o Correio do Estado

INVESTIGADO

Justiça decreta prisão do cantor Gusttavo Lima em investigação sobre bets

Sertanejo é investigado pela Operação Integration, mesma que prendeu Deolane Bezerra

23/09/2024 14h35

Justiça mandou prender Gusttavo Lima

Justiça mandou prender Gusttavo Lima Foto: Divulgação

Continue Lendo...

O cantor Gusttavo Lima teve a prisão decretada pela juíza Andrea Calado da Cruz, do Tribunal de Justiça de Pernambuco, nesta segunda-feira (23). O sertanejo é investigado na Operação Integration, a mesma investigação em que foi presa a influenciadora e advogada Deolane Bezerra.

Segundo informações divulgadas pela Folha de São Paulo, que teve acesso ao processo que tramita em sigilo, a juíza acatou pedido da Polícia Civil de Pernambuco e rejeitou argumentos do Ministério Público de Pernambuco, que, na sexta-feira (20), tinha pedido a substituição de prisões preventivas por outras medidas cautelares.

A magistrada destaca que o cantor, que se chama Nivaldo Batista Lima, deu abrigo a foragidos no âmbito da investigação, o que, segundo ela, demonstra "alarmante falta de consideração pela Justiça".

Ela acrescenta ainda que, ao retornar de uma viagem a Grécia, uma aeronave transportou Gusttavo Lima e outros dois investigados, e pode ter deixado os investigados no exterior.

"Na ida, a aeronave transportou Nivaldo Lima e o casal de investigados, seguindo o trajeto Goiânia - Atenas - Kavala. No retorno, o percurso foi Kavala - Atenas - Ilhas Canárias - Goiânia, o que sugere que José André e Aislla possam ter desembarcado na Grécia ou nas Ilhas Canárias, na Espanha. Esses indícios reforçam a gravidade da situação e a necessidade de uma investigação minuciosa, evidenciando que a conivência de Nivaldo Batista Lima com foragidos não apenas compromete a integridade do sistema judicial, mas também perpetua a impunidade em um contexto de grave criminalidade", diz.

"Sua intensa relação financeira com esses indivíduos, que inclui movimentações suspeitas, levanta sérias questões sobre sua própria participação em atividades criminosas. A conexão de sua empresa com a rede de lavagem de dinheiro sugere um comprometimento que não pode ser ignorado", acrescentou a juíza.

Operação Integration

A Operação Integration da Polícia Civil de Pernambuco foi deflagrada no dia 4 de agosto, quando foram cumpridos 10 mandados de prisão e 24 mandados de busca e apreensão e apreendeu mais de R$ 150 milhões em bens e dinheiro. A operação segue com diligências em curso. 

Dentre os alvos, estão grupos ligados a bets (sites de apostas esportivas, que são regulares), mas a investigação mira sites de jogos de azar, que são ilegais.

Segundo as autoridades, a organização criminosa realiza lavagem de dinheiro por meio de empresas de eventos, publicidades, casas de câmbio e seguros.

Além de Gusttavo Lima, que teve a prisão decretada, estão presas a influenciadora digital e advogada Deolane Bezerra e sua mãe, Solange Bezerra. Deolane fazia a divulgação da Esportes da Sorte, que também está sendo investigada.

O empresário proprietário da VaideBet também está sendo investigado. José André da Rocha Neto também é dono de outras empresas, dentre elas a JMJ Participações, que comprou um avião que foi apreendido na operação policial.

O avião estava em nome de uma empresa do cantor Gusttavo Lima, que afirma ter vendido a aeronave para JMJ. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) confirma a venda e afirma que o avião está em nome do artista sertanejo enquanto não é concluído o pagamento integral pela venda.

A defesa de Deolane Bezerra afirmou ser vítima de "grande injustiça" e disse que "as questões legais estão sendo tratadas com seriedade e transparência"

Previsão do tempo

Confira a previsão do tempo para hoje (23) em Campo Grande e demais regiões de Mato Grosso do Sul

Calor e baixa umidade seguem em todo o estado

23/09/2024 14h15

Temperaturas seguem acima da média

Temperaturas seguem acima da média Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

Nesta segunda-feira (23) a previsão indica tempo firme, com sol e variação de nebulosidade. Pela configuração dos ventos o céu deverá continuar encoberto por uma camada de fumaça oriunda de incêndios florestais na região amazônica e também de estados e países vizinhos.

A situação meteorológica ocorre devido a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica favorecendo o tempo quente e seco no estado de Mato Grosso do Sul. O grande destaque destes dias são as temperaturas acima da média aliado a baixos valores de umidade relativa do ar, com valores entre 7% e 20%. Por isso, recomenda-se que a população beba bastante líquido, evite exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia e umidifique os ambientes.

Além disso, as condições meteorológicas previstas, de tempo quente e seco, favorecem a ocorrência de incêndios florestais. Desta forma, recomenda-se que a população não ateie fogo em nenhuma situação, pois é crime ambiental.

Os ventos atuam entre o quadrante leste e norte com valores entre 40 km/h e 60 km/h. Pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.

Confira abaixo a previsão do tempo para cada região do estado: 

  • Para Campo Grande, estão previstas temperatura mínima de 27°C e máxima de 36°C. 
  • A região do Pantanal deve registrar temperaturas entre 25°C e 40°C. 
  • Em Porto Murtinho é esperada a mínima de 27°C e a máxima de 41°C. 
  • O Norte do estado deve registrar temperatura mínima de 26°C e máxima de 39°C.
  • As cidades da região do Bolsão, no leste do estado, terão temperaturas entre 23°C e 39°C. 
  • Anaurilândia terá mínima de 22°C e máxima de 39°C. 
  • A região da Grande Dourados deve registrar mínima de 21°C e máxima de 38°C. 
  • Estão previstas para Ponta Porã temperaturas entre 20°C e 36°C. 
  • Já a região de Iguatemi terá temperatura mínima de 23°C e máxima de 38°C. 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).