Consagrando a tendência inovadora e futurista da Porsche, o novo conceito da marca foi lançado nesta semana, durante o Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt. O 918 Spyder vem para mostrar que um veículo esportivo pode ser híbrido, sem perder a potência.
O modelo foi lançado em comemoração aos 50 anos do 911 que, tendo como base o 911 Carrera S atual, conjuga os elementos tradicionais do 911 com a tecnologia mais recente. Assim como seu antecessor, o 918 Spyder apresenta aumento paralelo de eficiência e desempenho sem que um comprometa o outro.
O combinado dos motores elétricos e V8 proporcionam uma potência máxima de 887cv e uma aceleração até aos 100 km/h em 2,8 segundos que equivale a um consumo padrão entre 3,0 e 3,4 l/100 km. Na combustão, o Porsche 918 Spyder alcança velocidade máxima de 345km/h, já com motor elétrico a velocidade não ultrapassa os 150km/h.
Segundo a Porsche, a fonte de propulsão principal é o motor de oito cilindros de 4,6 litros com 608 CV de potência. O motor V8 inclui o módulo híbrido, constituído por um motor elétrico de aproximadamente 115 kW de potência e um acoplamento de corte como elemento de ligação ao motor de combustão. No eixo dianteiro encontra-se um outro motor elétrico autossuficiente com aproximadamente 95 kW de potência. O acionamento elétrico dianteiro aciona as rodas através de uma transmissão permanente.
Para a condução do Porsche 918 Spyder, o motorista consta com três modos: “Race”, “Sport” e “E”. No primeiro, as asas traseiras do veículo se inclinam, criando uma pressão no eixo traseiro, proporcionando um impulso maior. No segundo modo, a asa traseira fica em um ângulo menor e o spolier permanece elevado, reduzindo a resistência do ar e elevando as velocidades máximas alcançáveis. Já no “E”, o comando é colocado numa resistência mínima ao ar, a asa traseira e o spoiler são recolhidos e as válvulas da parte inferior da carroçaria fecham-se, proporcionando maior economia de combustível.
Além dos modos de condução quando utilizado motor a combustão, o Porsche 918 Spyder tem ainda os modos “E-Power” e “Hybrid”, as entradas de ar ajustáveis sob o farol fecham-se após o arranque, para manter a baixa resistência do ar, mas abrem-se após os 130 km/h para refrigeração do motor.


