Ao lamentar a morte do garoto Maikon Correia de Andrade por soterramento, o prefeito Nelsinho Trad considerou o ‘‘lixão’’ como herança de má sina (malsinada) e anunciou algumas alternativas que estavam sendo estudadas. Sua posição foi manifestada em nota oficial divulgada na noite desta quinta-feira (29).
Dentre as alternativas, está a construção de 362 casas para as famílias de catadores, bem como a implantação do Centro Integrado de Edfucação Infantil (Ceinfs).
Esses benefícios seriam paralelamente à implantação do aterro sanitário e da usina de processamento (triagem dos resíduos) e qualificação dos atuais catadores para atuarem em trabalho de reciclagem.
Veja a nota na íntegra:
Administração Municipal lamenta o desfecho do acidente que vitimou o garoto Maikon Correia de Andrade, reafirmando a decisão de dispensar todo apoio à sua família.
A propósito, é importante destacar que o chamado "lixão", onde ocorreu a lamentável tragédia, existe desde 1984, caracterizando-se como uma malsinada herança, agora prestes a ser extirpada.
Desde 2005, a Administração Municipal vem debatendo alternativas para a erradicação do "lixão" e sua substituição por coleta e processamento moderno, ambientalmente correto e socialmente adequado.
Dentre as alternativas que estão sendo analisadas, destacam-se a implantação do aterro sanitário e da usina de processamento (triagem dos resíduos), qualificação dos atuais catadores para atuarem em trabalho de reciclagem, construção de 362 casas para assegurar moradia digna às 362 famílias que hoje trabalham no "lixão", bem como implantação do Centro Integrado de Educação Infantil (Ceinf).
O pleno funcionamento, em dois turnos, do Centro de Referência em Assitência Social (Cras) do bairro Dom Antônio Barbosa - setor que abriga grande parte dos trabalhadores no lixão - bem como o trabalho social desenvolvido junto àquela população, à propósito daquela atividade de reconhecido risco sanitário, constitui ação permanente da Prefeitura. Aliás, ainda na manhã do dia 28/12/2011, técnicos da Assistência Social visitaram a família do garoto que seria vitima do lamentável acidente, alertando-a para os riscos de acidentes.
Naquele mesmo dia, realizou-se audiência pública que, conforme determinação legal, debateu com a sociedade a modelagem do sistema de coleta e processamento do lixo de Campo Grande, que deve estar definitivamente implantado ate dezembro de 2012.
Assim, a atual Administração se compromete a resgatar, até o final do próximo ano, um lamentável passivo ambiental, social e, sobretudo, humano, que se vem acumulando ao longo de quase três décadas.
Reafirmamos a expressão de nossa solidariedade à família de Maikon Correia de Andrade e confirmamos nosso compromisso com a qualidade de vida da população campo-grandense.
Nelson Trad Filho
Prefeito de Campo Grande


