Cidades

CAMPO GRANDE

Prefeitura conclui pavimentação de ruas do Jardim Anache

Complexo José Tavares será o próximo a receber asfalto

RAFAEL RIBEIRO (com assessoria)

16/07/2019 - 12h04
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O Jardim Anache, bairro na região norte de Campo Grande, na saída para Cuiabá, está pavimentado. A comunidade esperava a melhoria há 30 anos e com o asfalto veio também a rede de esgoto. As obras foram iniciadas há três meses e a expectativa é de que em no máximo 30 dias, sejam concluídos os serviços complementares de meio-fio, calçada e bocas de lobo. Foram executados mais de 2,5 quilômetros de drenagem e 8,2 quilômetros de pavimentação.

Com o  término da pavimentação no Jardim Anache, conforme o planejamento da Secretaria de Infraestrutura e Serviço, ainda nesta semana será iniciada a primeira  frente pavimentação do  Complexo José Tavares, que abrangerá pelo menos 10 conjuntos habitacionais vizinhos.

A empreiteira (a mesma responsável pelas obras no Anache)  mantém frentes de drenagem, terraplanagem e em pelo menos dois trechos das ruas Carolina Garcia Ferreira e Feleciana Mendes foi feita a imprimação e estão prontos para receber a capa asfáltica, provavelmente na quarta-feira (se as condições climáticas permitirem).

No prolongamento da Rua  Jaime Cerveira, uma das vias de acesso aos conjuntos Iguatemi e Tarsila do Amaral, começou a implantação da rede de drenagem, acompanhada pelo mecânico Valdemir Pereira da Silva, que há  um mês se mudou para a sua atual residência, no cruzamento com a Rua Major Giovani Francisco. [IMG_0342] “Nem sabia que o bairro seria asfaltado. Tive muita sorte de mudar exatamente agora”, reconhece.  A Major Giovani Francisco tem mais de 1,3 quilômetros de extensão. Começa perto do poliesportivo do Vida Nova, atravessa a Avenida Zulmira Borba, passa pelo residencial Oscar Salazar e termina na Avenida Marques de Herval, no Nova Lima.

No complexo José Tavares, serão investidos R$ 18.146.238,82, R$ 11.561.845,02,  recursos do PAC Pavimentação, financiamento  contratado pela Prefeitura, e R$ 6.584.393,80 de contrapartida viabilizada na parceria com o Governo do Estado.  Está prevista a implantação de quase 6 quilômetros de drenagem (exatos 5,8 km), 14 km de pavimentação  de 45 ruas localizadas  no perímetro acima da Avenida Gualter Barbosa,  entre as  ruas  Marques de Herval (o Corredor do Nova Lima) e Venam Soares, no Vida Nova.

O corredor do Nova Lima será prolongado com mais 718  metros de pavimentação até a Rua Major Giovani Francisco Nadalin. Com isto, será aberta uma nova opção de acesso a Avenida Cônsul Assaf Trad, já em frente do Terminal Nova Bahia, para quem mora no Oscar Salazar e José Tavares.

O planejamento contempla também 3,6 km de recapeamento,  abrangendo ruas como o trecho final da Avenida Zulmira Borba (que no trecho entre a Avenida Cônsul Assaf Trad e  a Jerônimo de Albuquerque  já está duplicada, dentro do projeto Nova Lima etapa A).Com a implantação de um loteamento na região, será prolongada a Zulmira Borba para servir de acesso ao novo bairro vizinho ao Tarsila do Amaral, além da implantação de um piscinão que vai captar a enxurrada que desce dos bairros asfaltados.

Além do Residencial José Tavares do Couto, que dá nome ao complexo, receberão infraestrutura os conjuntos habitacionais Oscar Salazar, Silvestre I, II e III, Tarsila do Amaral, Vida Nova 2, José Prates, Coriolando da Silva Correa (I e II) e  Parque Iguatemi,  Tarsila do Amaral, Vida Nova II, José Prates, Coriolando da Silva Correa I e II e Parque Iguatemi.

Ruas pavimentadas no Anache

Rua Área Verde; Belo Canto; Cintilante; da Poesia; das Algas; Serena; Pescador; dos Mocinhos; Gôndola;  Popular;  Pedra Preta; da Medalha; Silver; Campana; Bem Querer; das Codornas; da Távola; do Namoro; do Sobrado; Arroio Azul; dos Corretores; Marreco Azul; Padre de Cedro; dos Meninos; Pousada do Sol; Touro Negro; dos Amigos; Travessa Serrão01 e Travessa Serrão-02; Rua Guaxoró; Guaxe; Pacané; Xaxim; Faride George; Ahanna Anache ; Minira Anache; Jacob Georges; Elias Gatan; Ajax; Abrão Anache; Pereira Borges e dos Poetas.

Ruas que serão asfaltadas no Complexo José Tavares – 12,5 km

Martin Afonso de Souza, Silvério Faustino, Professor José de Souza; Vicente João Interlando, Botafogo, Joel Paes de Almeida, Cleide Emiliano Sodré, Adilia Gomes Araújo, Otaviano Gomes da Cunha, Aparecida Gonçalves Saraiva, Ivone Ferreira, Raimundo Alves Filho, Roberto Ferreira da Silva, Feliciana Mendes Fernandes; Jorge Chacha; Elizabeth Aurea de Souza Nantes; Doraci Vieira de Faria; Abilio Siqueira; Avenida Bertolino Cândido; José Luiz Alencar; Edroim Reverdito; Rosa Maria Lopes; Francisco Fernandes; José Antonio Benacho; Ulisses Conceição; Oscar Pedro Mendes; Ramo Ruates Caceres; Filomena Cacéres; Mãe Menininha do Catois; Julio Bais; Jaime Cerveira; Dr. Eloi Cella;Floresbela Brites  dos Reis; Adrelina Nunes; Antonio Gonçalves Coimbra; Assef Salomão  Razuk; Alaide Ferreira; Edgar Buytendorp; Eduardo Almeida Medina; Major Giovani Francisco Nadalin; Avenida Zulmira Borga; Marques de Herval e Marcelino Rivarola.

HOU HOU HOU

Quando desmontar a árvore de Natal?

Árvore de Natal deve ser montada exatamente quatro semanas antes do Natal; veja quando desmontá-la

26/12/2024 11h00

Dia correto de desmontar a árvore de Natal é 6 de janeiro, Dia de Reis

Dia correto de desmontar a árvore de Natal é 6 de janeiro, Dia de Reis ARQUIVO/CORREIO DO ESTADO

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O Natal é celebrado mundialmente e anualmente em 25 de dezembro. 

Muitas casas, comércios e empresas estão decorados com árvores de Natal, guirlandas, coelgos, pinhas, corações, flores, papai noel, pisca pisca, enfeites, bonecos de neve, entre outros. 

Com isso, surge a dúvida: as festividades natalinas encerram na noite de Natal?

A resposta é não. As festividades natalinas encerram no Dia de Reis, celebrado anualmente em 6 de janeiro. Portanto, a árvore de Natal e o presépio devem ser desmontados e guardados neste dia, que neste ano cai em uma segunda-feira. 

A data é marcada pela visita dos três reis magos – Belchior, Baltasar e Gaspar – ao reino, onde comunicam o nascimento de Jesus.

No Brasil, muitas regiões e culturas comemoram a data com festas tipicamente folclóricas chamadas de Folia de Reis ou Ternos de Reis.

De acordo com o catolicismo, a árvore de Natal deve ser montada no primeiro domingo do Advento, mais conhecido como quatro semanas antes do Natal. Em 2024, essa data caiu no dia 1º de dezembro, em um domingo.

ÁRVORE DE NATAL

A árvore de Natal, além de ser um símbolo tradicionalmente associado às celebrações natalinas, carrega significados profundos que permeiam diversas culturas e tradições.

Em sua essência, representa a vida e a renovação, simbolizando a esperança em meio ao inverno, quando muitas árvores perdem suas folhas.

Decorar a árvore com luzes, enfeites e ornamentos coloridos também é uma forma de expressar a alegria e a beleza que a vida oferece.

Segundo uma antiga tradição alemã, a decoração de uma árvore de natal deve incluir 12 ornamentos para garantir a felicidade de um lar:

  • Casa: proteção
  • Coelho: esperança 
  • Xícara: hospitalidade
  • Pássaro: alegria    
  • Rosa: afeição
  • Cesta de frutas: generosidade 
  • Peixe: benção de Cristo
  • Pinha: fartura
  • Papai Noel: bondade  
  • Cesta de flores: bons desejos 
  • Coração: amor verdadeiro

Melhorias

Lei põe fim à construção de rodovias "de segunda linha" em MS

Após implantação de centenas de quilômetros de asfalto sem acostamento, prática começará a ser proibida

26/12/2024 09h42

A MS-040 é uma das rodovias estaduais que não possui acostamento.

A MS-040 é uma das rodovias estaduais que não possui acostamento. Paulo Ribas/Correio do Estado

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Foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) a Lei que torna obrigatória a implantação de acostamento na construção de rodovias estaduais em Mato Grosso do Sul.

Conforme previsto, os projetos deverão apresentar acostamento em ambos os lados, sendo ele com ou sem revestimento asfáltico, de acordo com o padrão de construção adotado para a rodovia.

Os requisitos técnicos construtivos dos acostamentos seguirão as regras estabelecidas no Manual de Implantação Básica do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), de acordo com as exigências contidas na publicação do Instituto de Pesquisas em Transportes (IPR) nº 742, que dispõe sobre normas a serem aplicadas em projetos e construção de estradas federais e dos órgãos rodoviários estaduais, ou norma que a substituir.

A Lei não se aplica nos casos em que:

  • os trechos das rodovias atravessem áreas urbanas, devidamente delimitadas pelo perímetro urbano, que obedecerão a legislação municipal, bem como, rodovias que interligam cidades com volume médio diário (VMD) inferior a 50 (cinquenta) veículos/dia;
  • os trechos apresentarem condições topográficas e/ou geotécnicas que imponham restrições de ordem técnica ou orçamentária;
  • os trechos contem com implantação de faixa adicional, refúgio, áreas de descanso, belvedere, acessos locais, taper de acesso, faixas de aceleração e desaceleração.

O texto, sancionado pelo governador Eduardo Riedel, começa a valer apenas 180 dias após a publicação, ou seja, no dia 24 de junho de 2025.

Rodovias mais caras

Um dos principais fatores que fazem com que rodovias sejam entregues sem acostamento é a economia no valor da execução. Além disso, as rodovias sem acostamento podem ser finalizadas em um menor período de tempo, o que as torna ideais para entregas políticas.

A MS-040 é uma das rodovias estaduais que não possui acostamento.Falta de acostamento favorece o acontecimento de acidentes. Foto: Paulo Ribas/Correio do Estado.

A MS-040, por exemplo, rodovia que liga Campo Grande a Santa Rita do Pardo, não tem acostamento. Ela foi entregue em 2015, no fim da gestão André Puccinelli. Agora, a rodovia faz parte da chamada "Rota da Celulose", e será privatizada. Dentre as melhorias, o projeto já prevê acostamento, que deve custar cerca de R$ 500 milhões.

A MS-112, entre os municípios de Inocência e Cassilândia, também não tem acostamento, o que favorece a ocorrência de acidentes. Além disso, esses acidentes, bem como veículos que estragam no trecho, acabam travando completamente o fluxo da rodovia.

A MS-040 é uma das rodovias estaduais que não possui acostamento.Foto: Paulo Ribas

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