Cidades

Parado

Prefeitura da Capital suspende mais 10 licitações, maioria da área da saúde

Na semana passada, Alcides Bernal (PP) já havia suspendido 11 processos licitatórios

ALINY MARY DIAS

08/09/2015 - 08h55
Continue lendo...

O prefeito de Campo Grande Alcides Bernal (PP) suspendeu, nesta terça-feira (8), mais 10 processos licitatórios iniciados pela gestão Gilmar Olarte (PP). Na semana passada, a prefeitura já havia suspendido 11 licitações.

Dessa vez, entre as suspensões estão duas licitações para contratação de empresa para manter a iluminação pública de 22 bairros da cidade e também a reforma de uma Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro Cohab.

Além dessas, Bernal também suspendeu processos que contratariam empresas para desenvolvimento de solução em segurança da informação para o Instituto Municipal de Tecnologia da Informação (IMTI) e outras duas que ministrariam cursos de capacitação de suporte avançado à vida para servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

A Sesau foi uma das secretarias mais impactadas com as suspensões de hoje. Além dos cursos, também foram suspensos processos de compra de móveis, carros e uniformes para a secretaria.

PRIMEIRAS

Desde que reassumiu a prefeitura da Capital, no último dia 25 de agosto até a última sexta-feira (4), Bernal já havia suspendido pelo menos 11 processos licitatórios.

As suspensões das licitações vem sendo divulgadas no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande) e também no do Estado. As suspensões começaram no dia 28 de agosto, na sexta-feira.

Entre as licitações suspensas estão as destinadas para compra de material de escritório, de equipamentos e suprimentos para a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), como o caso de uma concorrência que escolheria fornecedor para um aparelho de ultrassonografia.

EDUCAÇÃO

Inscrições do Enem começam na próxima segunda-feira

Em 2024, em Mato Grosso do Sul, 51.199 estudantes fizeram a prova

22/05/2025 13h30

Criado em 1998, o Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e também é a principal porta de entrada para a educação superior no país.

Criado em 1998, o Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e também é a principal porta de entrada para a educação superior no país. Divulgação

Continue Lendo...

A partir da próxima segunda-feira (26), estarão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. As inscrições seguem até o dia 6 de junho e as provas serão  aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro.

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), anunciou, no dia 9 de maio, as datas das inscrições e da aplicação do exame. Outros detalhes, como o valor da taxa de inscrição e as formas de pagamento, serão publicados em breve no edital que regulamentará a seleção.

Em 2024, em Mato Grosso do Sul, 51.199 estudantes fizeram a prova, um aumento significativo com relação a 2023, quando o total chegou a 47.470, cnforme informações do Ministério da Educação - (MEC).

ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Assine o Correio do Estado.

tempo

Antes de frio chegar, final de semana será quente em MS

População terá que encarar "efeito cebola" nos próximos dias

22/05/2025 13h00

Bruno Henrique / Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

De acordo com previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), o final de semana em Mato Grosso do Sul será quente e seco, com máximas que podem atingir até 32°C e umidade relativa do ar entre 20% e 40%.

Isso ocorre devido a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que favorece o tempo quente e seco no estado. Devido à presença do ar seco, são esperadas altas amplitudes térmicas (variação entre as temperaturas mínima e máxima) que podem chegar a até 20°C no mesmo dia.

Enquanto ao longo do dia serão registradas altas temperaturas, as manhãs terão temperaturas mais amenas, entre 15°C e 17°C, causando o famoso "efeito cebola", que ocorre quando se sai de casa munido para encarar o frio e precisa ir se desfazendo das roupas conforme o dia avança.

Os ventos vem do sentido leste e devem atingir velocidades entre 30 km/h e 50 km/h. Pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento mais fortes do que o esperado.

Frente fria

Já na próxima semana, especialmente entre os dias 27 e 28 de maio, estão previstas mudanças significativas nas condições do tempo devido à aproximação e ao avanço de uma frente fria.

São esperados volumes expressivos de chuva, com acumulados superiores a 40 mm em 24 horas, além da possibilidade de tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.

Após a passagem da frente fria, a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica favorece o avanço de uma massa de ar mais frio, resultando em queda acentuada nas temperaturas, que deve perdurar até o dia 5 de junho.

Para esse frio, que deve ser o mais intenso do ano, são previstas temperaturas mínimas entre 5°C e 9°C, especialmente na metade sul do estado. Podem ocorrer valores abaixo de 4°C. Há também a possibilidade de ocorrência de geadas, com intensidade variando de fraca a moderada.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).