Cidades

Cidades

Prefeitura moderniza e confirma reestruturação em todos os Conselhos Tutelares

Durante discurso, a prefeita Adriane Lopes disse que solicitou o aumento do FIS a fim de investir na política de assistência social

Continue lendo...

Na manhã desta terça-feira (1), a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, participou da inauguração do novo prédio do 3º Conselho Tutelar Centro, o local conta com ambientes adaptados para pessoas com deficiência e deverá atender aproximadamente 15 mil crianças e adolescentes. 

O prédio é composto por nove salas, sendo que cinco serão destinadas para o trabalho dos conselheiros. A unidade conta com uma recepção, salas para a equipe administrativa, técnica, copa e banheiros adaptados para pessoas com deficiência. Também foram instalados novos aparelhos de ar-condicionado e reforma de portas, janelas e pisos complementam a revitalização do local, que ainda ganhou novos móveis.

Durante seu discurso, Adriane ressaltou que todos os Conselhos Tutelares da capital vão passar por reestruturação e, pelos próximos dias, mais um Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) será inaugurado. 

Enfatizou também que esteve junto ao Governo Federal e Estadual para solicitar o aumento do Fundo de Investimento Social (FIS) a fim de investir na política de assistência social. 

“Quando eu assumi a gestão, a avaliação do governo federal sobre os serviços ofertados na capital pela Prefeitura Municipal, há mais de uma década, era abaixo da média nacional, cerca de 37%, e nós conseguimos avançar”, disse.

O Conselho Centro abrange a população dos bairros Amambai, Bela Vista, Cabreúva, Carvalho, Centro, Cruzeiro, Glória, Itanhangá, Jardim dos Estados, Monte Líbano, Planalto, São Bento e São Francisco. 

A vice-prefeita e Secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Camila Nascimento também esteve presente no evento e informou que com a inauguração de novos conselhos houve uma “abordagem mais efetiva dos temas” relacionados a casos de abuso, maus tratos e evasão escolar. 

No entanto, a secretária disse que a preocupação está em aperfeiçoar esse atendimento que muitas vezes acaba sendo um serviço urgente, com necessidade de horários em plantões, fora do horário regular de atendimento.

“Preciso ouvir os conselheiros e entender os pontos de divergência com a ideia do plantão centralizado na unidade da Euclides da Cunha, preciso de um consenso para que, realmente, possamos mandar um projeto de Lei que atenda de forma efetiva”.

Serviço

  • Endereço: Rua Euclides da Cunha, 544
  • Horário: 7h30 às 11h e 13 às 17h30, de segunda a sexta-feira
  • Contato: 67 3314-4737 e 67 3314-4482

Assine o Correio do Estado 

Cidades

Segurança passa mal ao inalar gás tóxico em posto de saúde de MS

O vazamento ocorreu na câmara fria da unidade, onde são armazenados os medicamentos

28/07/2025 18h13

Reprodução Governo do Estado

Continue Lendo...

O Corpo de Bombeiros foi acionado após um segurança inalar gás tóxico proveniente da câmara fria de um posto de saúde, no bairro Cohab, em Ladário, município localizado a 421 km de Campo Grande.

Uma equipe se deslocou para a unidade por volta das 19h21 de domingo (27). O posto fica na rua Nicola Scaffa e o chamado foi feito devido a um vazamento de gás na câmara fria, onde são armazenados os medicamentos da unidade.

Segundo informações levantadas com os profissionais que trabalham no local, o segurança do turno da noite passou mal após inalar o gás tóxico e precisou ser encaminhado ao pronto-socorro.

A equipe precisou entrar na unidade utilizando equipamentos de proteção respiratória. Os bombeiros abriram todas as portas e janelas para permitir a ventilação natural do ambiente.

Durante a inspeção, os bombeiros constataram que a câmara fria emitia um sinal sonoro, que estava ativado.

Após realizar todo o procedimento de segurança, a equipe repassou as orientações necessárias sobre os cuidados que devem ser adotados em casos de vazamento de gás tóxico.

O estado de saúde do profissional, assim como a origem exata do vazamento, não foi informado pela assessoria do Corpo de Bombeiros.

Assine o Correio do Estado

Chamamento público

ONG intermedia obras ambientais de R$ 3,6 milhões em dois municípios de MS

Edital prevê obras que combatem a erosão do solo e o assoreamento de rios

28/07/2025 18h00

Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Com obras em torno de R$ 3,6 milhões, o Instituto Taquari Vivo abriu processo seletivo para contratação de empresa especializada na readequação de estradas vicinais e construção de terraços nos municípios de Figueirão e Alcinópolis.  A ONG venceu o Edital de Chamamento Público lançado pelo Governo do Estado e intermediará as obras que combatem a erosão do solo e o assoreamento dos rios da região. 

As intervenções devem beneficiar diretamente áreas de alta vulnerabilidade ambiental. Os municípios possuem solos arenosos e são fortemente impactados pelas condições precárias das estradas e pelo uso intensivo do solo, o que agrava o carreamento de sedimentos para os cursos d’água.

A contratação prevê a execução de 25 quilômetros de readequação de estradas rurais de leito natural, 375 quilômetros de terraços com camalhão central e 2.460 encabeçamentos nas extremidades dos terraços em cada um dos dois municípios. O objetivo é conter a erosão e impedir que sedimentos continuem impactando negativamente os rios locais.

A empresa vencedora terá até 180 dias para concluir os trabalhos após a emissão da ordem de serviço, com possibilidade de prorrogação mediante justificativa técnica. A fiscalização e a aprovação das obras ficarão sob responsabilidade do próprio Instituto Taquari Vivo.

Ainda segundo o edital, não será permitida subcontratação, e as empresas deverão comprovar experiência prévia na execução de obras similares, além de equipe técnica  para garantir o cumprimento das metas ambientais e estruturais previstas.

Serviço

As empresas interessadas devem encaminhar suas propostas até o dia 14 de agosto de 2025, às 17h30, para o e-mail [contato@taquarivivo.org]. O processo seletivo será conduzido com base no critério de menor preço global. 

Assine o Correio do Estado 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).