Cidades

2025 CHUVOSO

Primeiro sábado do ano deve ser chuvoso em MS

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, precipitação pode chegar aos 50 mm, acompanhada de ventos fortes, com previsão de duração até a manhã deste domingo (05), mas os dias ainda devem ser calorentos

Continue lendo...

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um aviso para mais da metade dos municípios brasileiros, incluindo todos do Mato Grosso do Sul, alertando para chuvas intensas neste sábado (04) até manhã de domingo (05), o primeiro fim de semana de 2025.

Segundo a notificação do órgão, devem ser observadas chuvas de 20 mm a 50 mm nas próximas 24 horas, acompanhadas de ventos fortes de 40 a 60 km/h. Porém, é “baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas”, de acordo com a própria instituição meteorológica.

O Inmet também disponibiliza orientações a serem seguidas durante esta chuva intensa que deve atingir o estado: não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas; não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada; e obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Temperaturas no sábado

Estão previstas mínimas entre 21°C e 23°C e máximas entre 26°C e 32°C para as regiões SulLeste Sudeste do Estado.

Nas regiões Pantaneira Sudoeste esperam-se mínimas entre 23°C e 26°C e máximas entre 27°C e 31°C.

Já nas regiões do Bolsão Norte são esperadas mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 29°C e 33°C.

Em Campo Grande, são esperadas mínimas entre 21°C e 23°C e máximas entre 26°C e 28°C.

Previsão para domingo (05)

Em grande parte do Estado, a previsão indica predomínio de sol e variação de nebulosidade para o domingo.

Nas regiões Centro-Norte, Pantaneira e Bolsão há possibilidade para chuvas de intensidade fraca a moderada devido ao avanço da frente fria.

"Não descarta-se que,pontualmente, possam ocorrer chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios", acrescenta o Cemtec.

Temperaturas

Estão previstas mínimas entre 18°C e 22°C e máximas entre 31°C e 35°C para as regiões SulLeste Sudeste do Estado.

Nas regiões Pantaneira Sudoeste esperam-se mínimas entre 21°C e 24°C e máximas entre 31°C e 34°C.

Já nas regiões do Bolsão Norte são esperadas mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 30°C e 33°C.

Em Campo Grande, mínimas entre 20°C e 22°C e máximas entre 29°C e 31°C.

E ontem?

Nesta sexta-feira (03), segundo dados fornecidos novamente pelo Instituto, alguns municípios sul-mato-grossenses registraram precipitação, com destaque para Paranaíba (25,4 mm), Coxim (15,6 mm), Nhumirim (14,8 mm) e Sonora (10,4 mm). Outras cidades também choveram:

  • Ivinhema (5,8 mm)
  • Rio Brilhante (5,4 mm)
  • São Gabriel do Oeste (3,8 mm)
  • Campo Grande (1 mm)

Já o restante, municípios como Três Lagoas, Cassilândia e Miranda, registraram milímetros de chuva abaixo de 1.

Prognóstico do verão (Jan-Fev-Mar)

O verão em Mato Grosso do Sul será de calor intenso, forte 'mormaço' e chuvas de rápida duração, as famosas "chuvas de verão".

A informação foi divulgada pelo Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), em publicação de prognóstico da estação climática no estado. O verão começou oficialmente em 21 de dezembro e vai até 20 de março.

Ainda segundo o Cemtec, o forte calor deve superar as médias históricas para o período. Este cenário favorece a formação de ondas de calor, nos momentos em que não houver ocorrência de nuvens e chuvas.

As chuvas, contudo, deverão ter rápida duração e ocorrer de maneira irregular. Essa irregularidade pode agravar a recuperação das condições hídricas da região, o que acende um alerta para o setor agropecuário. 

Conforme o Cemtec, mesmo que as chuvas se mantenham dentro da média histórica no próximos meses, isso não será suficiente para reverter o cenário de seca que afeta a região central do país, incluindo o estado de Mato Grosso do Sul. Nesse sentido, para os pesquisadores, o cenário é de incerteza.

Essa tendência incerta está diretamente relacionada ao fenômeno La Niña. O evento climático provoca o resfriamento das águas do Oceano Pacífico, o que impacta na ocorrência irregular das chuvas e na imprevisibilidade do clima no estado.

*Colaborou Alanis Netto e Lucas Caxito

Assine o Correio do Estado

MATO GROSSO DO SUL

Governo cria prontuário virtual para substituir documento físico pelo digitalizado

PROVIE consiste na digitalização e armazenamento eletrônico dos documentos escolares de estudantes matriculados na REE-MS

06/01/2025 11h45

Escola Estadual Prof. Emygdio C. Widal

Escola Estadual Prof. Emygdio C. Widal ARQUIVO/CORREIO DO ESTADO

Continue Lendo...

Governo de Mato Grosso do Sul criou o Prontuário Virtual do Estudante da Educação Básica (PROVIE) na Rede Estadual de Ensino (REE-MS).

O PROVIE consiste na digitalização e armazenamento eletrônico de documentos escolares de estudantes matriculados na REE-MS.

O sistema eletrônico facilita o armazenamento a longo prazo, recuperação, compartilhamento e utilização de registros pessoais.

A resolução SED nº 4.365 foi publicada nesta segunda-feira (6) no Diário Oficial Eletrônico (DOE-MS).

O objetivo é converter o documento físico em digital, eliminando o uso do papel, assim cooperando com o meio ambiente e garantindo o selo “verde e digital” do Governo de MS.

O Prontuário Virtual terá os seguintes documentos digitalizados:

  • Requerimento de Matrícula
  • Cópia da Certidão de Nascimento, de Casamento e/ou RG
  • Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  • Guia de Transferência e/ou Histórico Escolar
  • Certificado de Eliminação Parcial
  • Portarias, se for o caso
  • Documentos do estudante estrangeiro, quando for o caso
  • Diplomas e ou Certificados de conclusão de cursos

O documento digitalizado no PROVIE terá valor equivalente ao documento físico. É de responsabilidade de cada unidade escolar inserir, guardar e armazenar os registros digitalizados, tanto do arquivo ativo, quanto do passivo.

Caso a escola encerre suas atividades, caberá à Secretaria de Estado de Educação (SED) integrar o acervo da unidade, digital ou físico, conforme o caso, a outra unidade da REE-MS, por meio de ato próprio.

O Prontuário Virtual será dividido em duas categorias:

  • ATIVO: documentação escolar de alunos matriculados e em curso na REE-MS
  • PASSIVO: documentação escolar de estudantes que já concluíram ou interromperam seus estudos na REE-MS

A partir de 2025, todos os documentos escolares exigidos para a matrícula deverão ser digitalizados no PROVIE.

Campo Grande

Homem leva tijolada de vizinho e acaba preso em Campo Grande

Vítima de agressão tinha mandado de prisão em aberto, mas alegou desconhecer a ocorrência

06/01/2025 11h30

Caso foi registrado na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário/Depac Cepol

Caso foi registrado na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário/Depac Cepol Divulgação/

Continue Lendo...

Um homem de 54 anos foi à Santa Casa de Campo Grande após ter sido atingido por tijoladas, desferida por um vizinho no bairro Aero Rancho, e acabou saindo do hospital preso.

O caso foi registrado pela Policia Militar e encaminhado à Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac Cepol) de Campo Grande.

À polícia, o homem relatou que estava em casa quando o vizinho, identificado pela alcunha "Caroço", passou em frente ao local o ameaçando. Ele afirmou que o homem consumia bebida alcoólica, e o desafiou a "ir pra cima". No mesmo momento, segundo o denunciante, Caroço pegou um tijolo e desferiu um golpe na vítima, que caiu desacordada.

Ao retomar a consciência, o homem deslocou-se à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima para passar por atendimento médico, com lesões na cabeça e nos braços. No local, os profissionais orientaram que ele fosse até a Santa Casa de Campo Grande para a realização de mais exames, devido ao desmaio.

Após o homem dar entrada no hospital, a Polícia Militar foi acionada para fazer o registro de Boletim de Ocorrência, e a guarnição foi informada de que o indivíduo possuía mandado de prisão em aberto.

Em consulta, os policiais averiguaram que realmente havia mandado contra ele, e deu voz de prisão ao indivíduo. Ele disse desconhecer o mandado, e que não possuía passagem criminal. Mesmo assim, foi conduzido à delegacia após a realização dos exames para prestar esclarecimentos.

Ainda no Boletim de Ocorrência, a PM destaca que permaneceu na Santa Casa até que fossem realizados todos os exames necessários e atendimentos, até a alta médica, e que foram utilizadas algemas para assegurar a integridade física dos componentes da guarnição e para evitar fuga, "tendo em vista o desconhecimento da índole do indivíduo".

Após o registro da ocorrência na Depac/Cepol, ele foi recolhido à uma cela devido ao mandado em aberto.

Assine o Correio do Estado.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).