Após denúncias, o Órgão de Defesa do Consumidor de Mato Grosso do Sul (Procon-MS) se deslocou até o município de Rochedo, para fiscalizar o Supermercado Eliane. O local foi autuado ao expor produtos vencidos, reetiquetados, sem informações contidas no produto necessárias ao cliente e itens que continham impurezas como carunchos, que são insetos daninhos.
Fora do prazo de validade havia 19 unidades de sementes de hortaliças, carne de sol, temperos diversos e ração para gatos. Dentre os produtos reetiquetados, havia suspiros e maria mole.
Produtos sem informações necessárias eram queijo artesanal, mocotó e bucho bovinos. Com carunchos, havia 8,5kg de amendoim. Todos os itens citados foram descartados e retirados de prateleiras.
Últimas notícias
Ao Correio do Estado, o superintendente do Procon-MS, Marcelo Salomão, disse que orienta aos consumidores que apenas o preço de um produto, se está caro ou barato, não deve servir como fator de tomada de decisão para compra.
“Ele deve observar se o produto está dentro do prazo de validade. Observar também se as especificidades do produto são inerentes à ele, principalmente peixes nessa época de Páscoa, olhar as guelras, se estão claras ou rosadas, se estão guardados na temperatura ideal e bem congelados”.
Denúncias pelo app
O Procon-MS também está no aplicativo “MS Digital”. Além de outros serviços disponibilizados, denúncias e reclamações podem ser feitas pelo app.
Basta ir no ícone “Procon” e depois, na aba “denúncia”. A partir daí, aparecerão seis passos (tipo de denúncia, tipo de lugar, anexo de fotografias, descrição do ocorrido em até 200 caracteres, endereço do local) para preenchimento.
A denúncia cairá automaticamente no sistema do Procon e a partir dela o estabelecimento estará sujeito às penalidades cabíveis, caso as denúncias sejam concretas.
A ferramenta permite que os consumidores façam denúncias sem precisar aglomerar nos postos do Procon, contendo o contágio do novo coronavírus.
Além da possibilidade de efetivação de denúncias pelo app, também é possível averiguar quais são as empresas com mais reclamações ou elogios no Estado, consultar pesquisas de preços e saber quais são direitos do consumidor.
Desenvolvido com o intuito de facilitar a vida do sul-mato-grossense, o “MS Digital” é um aplicativo que permite que o cidadão tenha acesso à quase 80 serviços públicos, sem sair de casa.
A ferramenta ocupa 32MB de memória do celular e é desenvolvido pela Superintendência de Gestão da Informação (SGI).


