Cidades

Assembleia

Professores da UFMS ameaçam greve sanitária e discutem sobre volta às aulas

Assembleia geral nesta quarta-feira (3), discute sobre volta às aulas e possibilidade de greve

Continue lendo...

Professores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), ameaçam greve sanitária e convocam Assembleia na tarde desta quarta-feira (3). A reunião vai discutir a possibilidade da greve, além da volta às aulas e aprovação de Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Emergencial.

A Assembleia foi convocada pela ADUFMS (Associação dos Docentes da UFMS) e de acordo com o presidente Marco Aurélio Stefanes, ele o único caminho é fortalecer a luta sindical e buscar esclarecer o máximo possível as informações para toda a classe.  

Últimas notícias

“Há muitos anos não enfrentamos um contexto tão grave e nefasto que se coloca para os professores e professoras da rede de ensino superior público. Não apenas no atuar do magistério, nos obstáculos absurdos para realizar nosso trabalho, mas também agora com o fato da imposição de colocarmos nossas vidas, de nossas famílias e alunos em risco, com o retorno às aulas presenciais contra todas as evidências científicas", afirmou em nota.  

Os professores irão discutir sobre o retorno às aulas presenciais mesmo sem vacinação de professores, técnicos e alunos, aprovação iminente da PEC Emergencial (186/2019) que prevê a redução em até 25% de salários e jornadas de trabalho dos servidores.

Além da chamada Reforma Administrativa (PEC 32/2020) que amplia a possibilidade de demissões por desempenho dos servidores na ativa. "Por critérios não-objetivos, inclusive de origem política; acaba com a estabilidade no emprego para futuros servidores; limita drasticamente a pesquisa científica e projetos de extensão, aumentando a carga de aulas já sobrecarregada; reduz as contratações para quais é exigido concurso público, ou seja, abre caminho para o famoso cabide de empregos, funcionários no “cabresto”, à mercê dos feitos e malfeitos do político que os empossar", descreve a Associação.

"Para os professores, representa o fim da liberdade de pensamento e uma alta possibilidade de aumento da perseguição política e ideológica, como já vem acontecendo pelas universidades do país", conclui.  

Ensino híbrido

Na última quinta-feira (25), a UFMS confirmou o ensino híbrido até o fim deste ano letivo para cursos de graduação e pós-graduação. Esta modalidade consiste em aulas presenciais e virtuais.

Aulas teóricas serão 100% ministradas à distância, enquanto aulas práticas estão permitidas de forma presencial, de acordo com protocolos de biossegurança e características dos cursos.

Projetos de ensino, pesquisa e extensão, inovação e empreendedorismo também poderão ser executados no modo presencial. 

De acordo com a universidade, autoridades estão em reunião com todas as 25 unidades (câmpus, faculdades, institutos e escolas) já nesta semana para discutir a respeito das atividades híbridas. 

As aulas começam em 15 de março.

Assine o Correio do Estado.

 

 

UFMS

A UFMS possui 111 cursos em todos os seus 10 câmpus. A sede da instituição é na Cidade Universitária, localizada em Campo Grande.

Aquidauana, Corumbá, Chapadão do Sul, Três Lagoas, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba e Ponta Porã são as cidades do interior que também abrigam polos da universidade.

Cidades

Família acobertou padastro que engravidou enteada de 12 anos

Ao desconfiar do adulto, Polícia Civil solicitou exame de DNA para confirmar a paternidade

09/12/2025 15h00

Divulgação/PCMS

Continue Lendo...

A Polícia Civil de Caarapó concluiu uma investigação que buscava apurar as circunstâncias da gravidez de uma menina indígena de 12 anos e identificou o padastro dela como abusador e genitor da criança. A príncipio, a família da vítima protegeu o homem de 30 anos e atribuiu a paternidade à um adolescente namorado da garota.

O caso da gravidez precoce chegou ao conhecimento das autoridades a partir de um atendimento de rotina pelo Conselho Tutelar, durante o qual foi constatado que a menor apresentava sinais de gestação avançada, fato que posteriormente foi confirmado por meio de exame sexológico.

Num primeiro momento, ao ser entrevistada pelos conselheiros, a menina teria indicado um colega da escola como suposto pai. A mãe da vítima confirmou essa versão, afirmando que a filha mantinha um namoro com o adolescente e que a gestação seria fruto desse relacionamento. No entanto, o jovem negou qualquer contato íntimo com a vítima.

Durante visitas à família, os integrantes do CREAS observaram que o padrasto da vítima, de 30 anos, apresentava inquietação e evitava interações quando o tema da gestação era abordado. Na delegacia, ao ser questionado, o padastro negou ter tido qualquer prática de ato libidinoso contra sua enteada.

A defesa do homem não foi suficiente para convencer as autoridades e a Polícia Civil requisitou exame de DNA entre o bebê, já nascido a esta altura, e o padrasto da vítima. O laudo, emitido pelos peritos criminais do Instituto de Análises Laboratoriais Forenses-IALF, confirmou o padrasto da vítima como pai da criança, com probabilidade superior a 99,99%.

O abusador foi indiciado pela prática do crime de estupro de vulnerável, previsto no art. 217-A, c/c art. 226, II, do Código Penal, que prevê pena máxima de 27 anos de reclusão.

 

Cidades

Mudança torna o processo da CNH 80% mais barato

Além de retirar a obrigatoriedade de tirar a primeira habilitação em uma autoescola, foi anunciada a redução de 40% no custo dos exames médicos e psicológicos

09/12/2025 14h30

Crédito: Lidiana Cuiabano / Detran-MT / Agência Brasil

Continue Lendo...


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou, nesta terça-feira (9), a CNH do Brasil, modelo que pretende democratizar o acesso à primeira habilitação, com redução de até 80% no custo.

Na cerimônia, esteve presente o ministro dos Transportes, Renan Filho, que chegou a apresentar um levantamento que colocava Mato Grosso do Sul em 2º lugar no ranking entre as CNHs mais caras do país.

A nova medida retira a obrigatoriedade de procurar um Centro de Formação de Condutores (CFC) no processo da primeira habilitação. Desse modo, o interessado pode iniciar o processo por conta própria, pelo site do governo.

“Nós estamos anunciando não apenas o barateamento da CNH, nós estamos oferecendo às pessoas mais humildes o direito de serem cidadãos de primeira categoria, respeitados na sua plenitude, nos direitos que eles têm de ter e, ao mesmo tempo, passando a garantia de que eles vão ser profissionais agora muito mais preparados, com mais responsabilidade, porque eles estarão totalmente legalizados”, afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Sistema falido”

Conforme a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), 20 milhões de pessoas dirigem sem habilitação no país.

O valor para tirar a CNH, que em alguns estados pode chegar a R$ 5 mil, foi apontado pelo Ministério dos Transportes como entrave para o acesso à habilitação.

“Essa iniciativa vai melhorar a segurança do trânsito, porque vai formalizar. No Brasil, quando a gente checa um CPF de quem tem uma moto e depois olha se esse CPF tem CNH, 54% não têm. Isso demonstra que o modelo estava falido. As pessoas mais pobres não tinham mais condição de ter uma Carteira Nacional de Habilitação”, disse o ministro dos Transportes, Renan Filho.

O modelo aproxima o Brasil de práticas já adotadas em países como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Argentina.

Entenda como vai funcionar

A mudança prevê aulas teóricas gratuitas on-line, e o interessado pode escolher se deseja ter aulas práticas com instrutor de autoescola ou com profissionais autônomos devidamente cadastrados no Detran.

Como ficam os exames?

Os exames teórico e prático (percurso e baliza) continuam obrigatórios, como garantia de que o futuro condutor está apto a trafegar com segurança, e seguem sendo realizados nos Detrans.

Mudança de valores

Com expectativa de redução do custo em 80%, o ministro Renan Filho informou que os exames médicos e psicológicos terão redução de valor, e o custo não passará de R$ 180.

Saiba como iniciar o processo

O interessado pode acessar o site do Ministério dos Transportes, o aplicativo CNH do Brasil (antigo app Carteira Digital de Trânsito) ou os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans).

Curso gratuito

O curso teórico será ofertado gratuitamente, com acessibilidade (Libras, legendas e recursos visuais), e poderá ser acessado pelo site do Ministério dos Transportes ou presencialmente, nas autoescolas.

Aulas práticas

Houve redução das aulas práticas para duas horas, diminuindo exponencialmente, já que anteriormente o exigido era de 20 horas-aula.

Escolha

Fica a critério do candidato a escolha entre realizar as aulas práticas em uma autoescola ou com um instrutor autorizado.

Reprovei. E agora?

Caso o candidato não consiga passar na primeira prova, ele tem direito de refazer o exame sem custo adicional. Se não passar novamente, terá de arcar com as taxas.

Prazo

A partir de agora, deixa de existir um prazo para finalizar o processo. Desse modo, caso o candidato tenha algum problema financeiro, poderá paralisar sem perder o que já foi feito.

Instrutores independentes

Como adiantou o Correio do Estado, os instrutores agora têm uma nova oportunidade de carreira, com a possibilidade de atuar no mercado como profissionais autônomos.

“As autoescolas vão continuar, mas o cidadão vai poder escolher entre uma autoescola e um instrutor autônomo para formá-lo na condução daquele veículo. Isso estimula a concorrência, que significa preço justo pelo serviço prestado e melhor qualidade para as pessoas”, explicou Renan Filho.

Assine o Correio do Estado

 

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).