Cidades

COVID-19

"É a vitória da ciência contra a doença", diz Marcos Trad ao iniciar vacinação na Capital

Prefeitura orienta que população não procure unidades de saúde, pois doses serão inicialmente para prioritários

Continue lendo...

Em cerimônia simbólica, prefeito Marcos Trad (PSD) oficializou o início da imunização contra a Covid-19 em Campo Grande. 

Das 158.760 doses recebidas pelo Estado, 23.932 mil foram disponibilizadas para a Capital e prefeitura diz que, de início, a estratégia é “priorizar dentro do grupo prioritário”. 

Cerca de 11 mil pessoas serão imunizadas neste primeiro momento, já que são necessárias duas doses para que a imunização seja efetivada. 

Últimas Notícias

Na presença do prefeito e do secretário municipal de saúde, José Mauro Filho, a vacina foi entregue para a enfermeira responsável técnica pelo Centro Regional de Saúde Dr. Antônio Pereira, Flávia Cristine Correia de Almeida, 52 anos, que oficializou, simbolicamente, o início da vacinação em Campo Grande. 

Enfermeira há 22 anos na unidade, Flávia celebra a vacina “Eu vejo o início da vacinação como a esperança de dias melhores”.

No evento, Marcos Trad ovacionou o Sistema Único de Saúde (SUS). “É a vitória da ciência contra a doença. Da vida contra a morte. A esperança e a certeza de dias melhores, longe de cenas que costumamos ver, de seres humanos intubados”, coloca o prefeito sobre o início da vacinação um dia após a chegada no Estado. 

“É a certeza de todo mundo, de que mais uma vez a ciência e o Sistema Único de Saúde venceram a doença”, finaliza Trad.

Ainda na Cerimônia, o secretário Municipal de Saúde, José Mauro Filho, falou sobre o plano de vacinação da Capital. 

No primeiro momento, as vacinas serão direcionadas apenas para idosos institucionalizados, sendo aqueles internados ou que moram em asilos, e os profissionais da linha de frente no combate a pandemia. 

“Nós precisamos, pelo menos como forma de reconhecimento dos profissionais da saúde, iniciar essa vacinação por quem está dando sua vida em prol do próximo”, coloca o secretário. 

“Nesse momento há doses que vão ser direcionadas exatamente ao público que está diante às pessoas, exposto no atendendo. Nós não podemos parar essa máquina, que são os funcionários da saúde, para poder dar assistência à população. Então é por isso que se começa a vacinação por esse público tão importante, para que possamos enfrentar a doença”, defende José Mauro Filho

O plano de vacinação de Campo Grande prioriza o seguinte público: trabalhadores de saúde; trabalhadores de saúde sala de vacinação; trabalhadores de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e residências inclusivas; pessoas idosas com mais de 60 anos ou residentes em ILPIs; pessoas a partir de 18 anos com deficiência, residentes em residências inclusivas institucionalizadas. Ao todo, 11.966 receberão as duas doses da vacina. 

CADASTRO

Para agilizar o processo de identificação das pessoas que pertencem aos grupos prioritários, a Prefeitura solicita o cadastramento no site: www.vacina.campogrande.ms.gov.br.

Os usuários precisam preencher um questionário com dados pessoais e no caso de profissionais da saúde anexar um comprovante. Para ambos é necessário o anexo de um documento oficial com foto. 

A prefeitura destaca que o cadastro de identificação não é um agendamento, mas garante atendimento mais rápido, evitando aglomerações.

“É muito importante que toda população entre no site e realize o cadastro. É um site de identificação para que nós possamos saber qual a população que temos para vacinar. Muitas pessoas, infelizmente acreditam que a vacina não deva ser o caminho, mas reforçamos que a vacina é o único caminho para enfrentar esse problema de forma efetiva. Então ó site é importante para que toda a população se cadastre. Isso vai agilizar o tempo de vacinação de todos que procurarem as unidades quando for aberta a população. O site também será importante para monitorar a segunda dose. Então é importante esse cadastro para que possamos fazer essa organização de forma mais efetiva e rápida”. 

O secretário orienta que aqueles quem têm mais dificuldades procurem ajuda de filhos, parentes, amigos para que possam fazer esse cadastro, mas caso não seja realizado, a vacinação será realizada da mesma forma, já que o objetivo do site é auxiliar na organização e agilidade do processo. 

Assine o Correio do Estado.

LEVANTAMENTO

Autonomia financeira é prioridade para mulheres, aponta pesquisa

Mercado de trabalho permanece violento e desigual

07/03/2026 22h00

O levantamento confirma que o mundo do trabalho permanece desigual

O levantamento confirma que o mundo do trabalho permanece desigual Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Continue Lendo...

Ter autonomia financeira para decidir sobre a própria vida está no topo das prioridades das mulheres ouvidas pela pesquisa Mulheres e Mercado de Trabalho, divulgada neste sábado (7).

O levantamento confirma que o mundo do trabalho permanece desigual e traz a percepção delas sobre práticas discriminatórias e violentas no ambiente profissional.

Realizada pela Consultoria Maya, com base no cadastro da plataforma de educação corporativa Koru, a pesquisa investigou a visão de 180 mulheres sobre trabalho e vida pessoal. Para isso, entrevistou diferentes perfis etários e etnorraciais, com exceção de indígenas.

Ao falar sobre ambições, a independência financeira foi apontada como prioridade por 37,3% delas. Em segundo lugar, estava a saúde mental e física (31%) e, em seguida, a realização profissional. Ter uma relação amorosa não é a meta nem de uma em cada dez mulheres consultadas.

"Estamos falando de ter um salário, de ter rendimento, de ter poder de decisão, não é de poder de compra", explicou a diretora da Consultoria Maya, Paola Carvalho.

A autonomia, destacou, permite à mulher sair de um relacionamento abusivo ou oferecer melhor condição de vida para a sua família.

"Autonomia financeira é condição para liberdade de escolha", frisou.

Violência e discriminação

Para muitas mulheres, o caminho para a autonomia passa pelo trabalho remunerado. No entanto, permanecem várias barreiras culturais ao acesso e à ascensão delas no mercado, apesar de terem melhor formação e currículo, segundo a visão das próprias. Entre os problemas, estão a discriminação e a violência.

Dentre as entrevistadas, 2,3% relatam ter sido preteridas em promoções, em geral, por conta da maternidade.

"Primeiro [vêm] os homens, claro, depois, mulheres sem filhos e, por último, mulheres com filhos", contou uma das mulheres ouvidas na pesquisa, que não foi identificada. "Vejo predileção em promover mulheres que não têm filhos em vez de mães", avaliou.

A violência psicológica também tem impacto na carreira. Mais de sete entre dez entrevistadas relataram ter sofrido com o problema.

Os casos incluem comentários sexistas que desvalorizam aptidões pelo fato de ser mulher , incluindo ofensas sobre a aparência delas, além de interrupções frequentes em reuniões, apropriações de ideias e questionamentos sobre a capacidade técnica.

"Meu coordenador me ofereceu um cargo acima do que eu estava e, quando aceitei, por três vezes, ele me chamou para conversar e questionar se eu achava que conseguiria", relatou uma das mulheres ouvidas.

"Em uma das vezes, ele teve a audácia de me pedir para conversar com o meu esposo sobre a minha decisão", completou outra entrevistada.

A violência no local de trabalho fez com que muitas pensassem em abrir mão do trabalho e, mesmo que muitas não tenham desistido, o problema mostra que a permanência delas no trabalho "ocorre apesar das adversidades, e não pelas condições plenamente equitativas", diz o texto.

A distribuição de cargos nas empresas evidencia o topo do problema. Segundo o levantamento, a maior parte das entrevistadas atua em posições operacionais e intermediárias, como coordenadora e gerente. Apenas 5,6% chegaram a postos na diretoria ou cargos chamados de "C-levels", que são os mais altos executivos.  

"A presença feminina diminui drasticamente à medida que os cargos se tornam mais estratégicos, revelando uma estrutura sexista por trás desse resultado", avaliou Paola.

Para mudar o quadro, a consultora sugere comprometimento, do estagiário ao CEO, com uma nova visão e atitudes profissionais no dia a dia.

"É preciso ter um olhar diferente para essas questões. Isso parte de ações individuais e institucionais", sugeriu. "Em 2026, ter esses resultados é chocante", concluiu Paola.

FUNCOC

Policiais federais de MS irão realizar nova mobilização por fundo contra o crime organizado

O sindicato anunciou que novo ato será feito na terça-feira (10), às 09h, em frente à Penitenciária Federal em Campo Grande

07/03/2026 18h30

Policiais federais de MS irão se mobilizar na próxima terça-feira (10) pela criação do FUNCOC

Policiais federais de MS irão se mobilizar na próxima terça-feira (10) pela criação do FUNCOC Ilustração / Polícia Federal

Continue Lendo...

O Sindicato dos Policiais Penais Federais em Mato Grosso do Sul (SINPPF-MS) anunciou que uma nova mobilização será feita para cobrar o governo federal pela criação do Fundo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (Funcoc).

Em nota, a entidade afirmou que o ato inaugural será realizado na próxima terça-feira (10), às 09h, em frente à Penitenciária Federal em Campo Grande. “A iniciativa marca o início do Mobilização Nacional da Polícia Penal Federal, em momento relevante para o fortalecimento institucional das Polícias da União”, afirma

Ainda, o sindicato cita que a aprovação da PEC da Segurança abre caminho para que o Funcoc possa voltar às pautas das autoridades políticas.

“O momento institucional também se mostra oportuno diante da aprovação, pela Câmara dos Deputados, da Proposta de Emenda à Constituição da Segurança Pública (PEC 18), que ainda seguirá para apreciação no Senado Federal. Pelo texto aprovado, vislumbra-se não apenas maior integração operacional entre as Polícias da União, como também ampliação de atribuições, o que reforça a necessidade de instrumentos adequados de financiamento para o enfrentamento às organizações criminosas”, avalia.

O sindicato reforçou que durante a mobilização serão afixadas faixas em frente à unidade prisional e que os encaminhamentos futuros da mobilização serão definidos pela Federação Nacional dos Policiais Penais Federais (FENAPPF), de acordo com o andamento das negociações junto ao governo federal.

O Funcoc é um Projeto de Lei que propõe a criação de um fundo permanente destinado a direcionar recursos provenientes da apreensão e do confisco de bens do crime organizado para o fortalecimento da Polícia Federal. Em suma, o dinheiro "arrecadado" com as atividades criminosas seriam usados pelas forças federais para combater o próprio crime organizado.

PEC da Segurança

Citado pelo sindicato na nota enviada à imprensa, a PEC da Segurança foi aprovada na Câmara dos Deputados na noite da última quarta-feira (4), com 461 votos a favor e apenas 14 contra. Agora, precisará passar por dois turnos de votação no Senado. 

Os deputados federais de Mato Grosso do Sul, Beto Pereira (PSDB), Camila Jara (PT), Dagoberto Nogueira (PSDB), Luiz Ovando (PP), Geraldo Resende (PSDB), Marcos Pollon (PL), Rodolfo Nogueira (PL) e Vander Loubet (PT), votaram, por unanimidade, a favor da PEC da Segurança Pública. 

A proposta foi elaborada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e encaminhada ao Congresso Nacional em abril de 2025. Após aprovação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), a matéria passou por análise em comissão especial e foi votada diretamente no Plenário da Câmara. A próxima etapa é a apreciação pelo Senado Federal.

O objetivo da PEC é promover a integração dos órgãos de segurança e garantir mais recursos para o setor.  Enviada ao Congresso pelo governo Lula ainda em abril de 2025, ficou por quase um ano em discussão na Câmara dos Deputados e foi aprovada com alterações no texto original. 

Entre os principais pontos do texto aprovado pelos deputados estão: mudanças na estrutura e nas competências de órgãos de segurança; regras mais rígidas para o enfrentamento ao crime organizado; e novos mecanismos de financiamento para a área.

O texto alterado foi apresentado pelo relator e deputado Mendonça Filho (União-PE), que ajustou trechos da proposta original para acomodar demandas de estados e municípios.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).