Cidades

Oportunidade

Programa da Prefeitura abre cadastro gratuito para instalação de energia solar

O programa oferece instalação de energia solar para famílias com renda de até cinco salários mínimos e as inscrições estarão abertas até o dia 22 de agosto

Continue lendo...

A Prefeitura Municipal de Campo Grande vai abrir durante o 9º Feirão Habita Campo Grande, o cadastro para o programa Credihabita - Energia Solar Fotovoltaica, que oferece a instalação de sistemas de energia solar nas casas de famílias com renda de até cinco salários mínimos. 

A iniciativa, por meio da Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (EMHA) busca promover economia na conta de luz, além de promover o incentivo ao uso de energia limpa. 

As inscrições serão realizadas entre os dias 7 e 22 de agosto, período que acontece o Feirão, no Pátio Central Shopping, localizado na Rua Marechal Rondon 1380, no 1º piso. O horário de atendimento será das 8 horas às 19 horas. 

O atendimento será por ordem de inscrição, juntamente à análise de crédito e da disponibilidade orçamentária da EMHA. 

“Esse é mais um passo da nossa gestão rumo à sustentabilidade e à justiça social. Estamos investindo em soluções que impactam positivamente a vida das pessoas e, ao mesmo tempo, contribuem para o meio ambiente. Com essa iniciativa, damos a oportunidade para que mais famílias tenham acesso a uma energia limpa e econômica”, afirmou a prefeita Adriane Lopes.

Requisitos

Para participar do programa, os interessados devem atender os seguintes critérios:

  • Ter renda familiar mensal de até 5 salários mínimos, com prioridade para famílias com renda de até 3 salários;

  • Residir no município de Campo Grande há pelo menos 2 anos;
  • Ter mais de 18 anos;
  • Ser proprietário de imóvel residencial quitado e devidamente escriturado ou de imóvel da carteira da EMHA, com contrato de financiamento vigente e adimplente;
  • O imóvel deve estar localizado em Campo Grande e ter área total construída de até 90m²;
  • Ser habilitado na análise de crédito realizada pela EMHA.

Também deverão ser apresentados alguns documentos para finalização do cadastro e inscrição:

  • Documento de identidade RG e CPF;
  • Comprovante de estado civil;
  • Comprovante de renda;
  • Comprovante de residência do imóvel onde será aplicado o benefício;
  • Matrícula do imóvel registrada em nome do candidato (caso de imóvel particular quitado);
  • Certidão atualizada de IPTU (negativa ou positiva com efeitos de negativa).

A instalação dos sistemas será feita por empresas credenciadas, a partir das condições técnicas de cada imóvel. O projeto será feito com base no consumo de cada família, com potência até 200KW. 

Se houver necessidade de fazer adaptações estruturais para que seja possível a instalação, as despesas ficarão sob responsabilidade do beneficiário, bem como a instalação das placas. 

“Estamos inovando com a oferta da instalação de energia solar através do Credihabita. Nosso compromisso é promover dignidade, eficiência energética e economia para quem antes não cogitava essa possibilidade. O programa prioriza famílias com menor renda e garante que todo o processo ocorra com transparência, segurança e responsabilidade social”, afirmou o diretor-presidente da Emha, Claudio Marques.
 

TEMPO

Pancada de chuva atinge Campo Grande devido a ciclone que passa pelo Sul do Brasil

Em MS, a atuação indireta de ciclone extratropical pode favorecer a formação de chuvas intensas e tempestades

08/12/2025 17h34

Chuvas intensas estão previstas para todo o Estado durante a semana

Chuvas intensas estão previstas para todo o Estado durante a semana Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

O ciclone que está previsto para atingir a região Sul do Brasil começa a fazer efeito nos municípios de Mato Grosso do Sul. Na tarde desta segunda-feira (8), uma pancada de chuva atingiu Campo Grande, acumulando cerca de 10,8 mm e mantendo a temperatura em 22°C, dando um alívio no calor.

De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (CEMTEC), o aprofundamento rápido de um sistema de baixa pressão atmosférica dará origem a formação de um ciclone extratropical no centro-sul do Brasil.

No Estado, a atuação indireta do ciclone extratropical pode favorecer a formação de chuvas intensas e tempestades, que podem vir acompanhadas de raios e fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo.

Confira os maiores acumulados de chuvas em MS desde a madrugada

Chuvas intensas estão previstas para todo o Estado durante a semana

Como adiantado pelo Correio do Estado, as chuvas, embora irregulares, devem ser de valor excessivo, podendo acumular volumes de 100 a 200 milímetros em setores isolados. As pancadas devem seguir durante toda a semana.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Mato Grosso do Sul está, novamente, em alerta de perigo para chuvas intensas, especialmente na metade norte do Estado.

Previsão do tempo

De acordo com o CEMTEC, o tempo segue com instabilidade durante a terça-feira (9).  A presença de muita nebulosidade favorece a formação de chuva em diversas regiões do Estado, com acumulados que podem superar os 40 mm em 24 horas em alguns pontos. 

Chuvas intensas estão previstas para todo o Estado durante a semanaEscreva a legenda aqui

As regiões Sul, Cone-Sul e Grande Dourados têm previsões de mínimas entre 20-22°C e máximas entre
24-29°C.

As regiões Pantaneira e Sudoeste marcam mínimas entre 21-23°C e máximas entre 25-31°C.

Regiões do Bolsão, Norte e Leste com mínimas entre 21-23°C e máximas entre 24-29°C.

Na Capital, as mínimas serão entre 20-23°C e máximas entre 22-25°C.

Os ventos atuam entre o quadrante norte e oeste com valores entre 40-60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60-80 km/h

Cidades

Bairros ficaram sem coleta de lixo por falta de trabalhadores, diz Solurb

Com a ausência de 40% dos funcionários, bairros e até a região central ficaram desassistidos

08/12/2025 17h00

Divulgação Solurb

Continue Lendo...

Alguns bairros, inclusive parte da região central, ficaram sem o serviço de coleta de lixo em Campo Grande. A Solurb informou que o problema ocorreu devido à falta inesperada de funcionários.

Por meio de nota, a empresa responsável pela coleta dos resíduos explicou que houve ausência de 40% do efetivo, o que afetou bairros na última sexta-feira (5) e no sábado (6).

A empresa negou que esteja ocorrendo qualquer tipo de greve por parte dos funcionários. Os seguintes bairros e regiões ficaram sem o serviço:

  • Na sexta-feira (05/12), ficaram sem coleta, parcial ou total, bairros como Jardim dos Estados, parte da região central e Vila Carvalho. Essas áreas foram regularizadas no sábado (06/12).
  • No sábado (07/12), devido à continuidade das ausências, não foi possível concluir a coleta na Vila Sobrinho, parte do Taveirópolis, Vila Planalto e Amambaí.
  • No São Francisco, a coleta prevista para sexta-feira foi executada no sábado, em turno diurno.

A empresa ressaltou que, para evitar que o problema ocorra novamente, está adotando algumas iniciativas para reforço das equipes. Entre as ações estão:

  • Redistribuição de rotas entre turnos e setores;
  • Contratação emergencial de novos coletores;
  • Retorno de colaboradores que estavam em férias;
  • Monitoramento intensivo das regiões pendentes para priorização da coleta.

Restabelecimento do serviço

A Solurb informou que espera regularizar a coleta nesta segunda-feira (08), quando os bairros que não foram atendidos terão prioridade.

“Para os demais setores atendidos rotineiramente no período noturno, a expectativa é de que a coleta ocorra normalmente, salvo nova ocorrência excepcional de ausências.”

Confira a nota da empresa:

“A Solurb orienta que os moradores mantenham o acondicionamento adequado dos resíduos e respeitem o calendário de coleta do seu setor.

A CG Solurb reforça que está integralmente empenhada em restabelecer a plena normalidade e a excelência na prestação dos serviços, padrão que sempre norteou sua atuação ao longo da concessão. Tão logo a recomposição da mão de obra seja concluída e os índices de ausência retornem à normalidade, a operação deverá seguir sem novos impactos.

A empresa reafirma seu compromisso com a cidade de Campo Grande e com a qualidade dos serviços de limpeza urbana, mantendo todos os esforços concentrados para garantir segurança operacional, regularidade e eficiência à população.”
 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).